Quanto aos aspectos gramaticais ligados à pontuação, analise as proposições que seguem.
I. No trecho “Com a ajuda do professor, as turmas aprendem a analisar se ideias e recursos
utilizados foram eficazes e de que forma o material pode ser melhorado.”(3º parágrafo), o
uso da vírgula não se justifica, pois está separando o sujeito do verbo.
II. O travessão utilizado em “Eles tiveram de reescrevê-lo na perspectiva de um observador –
ou seja, em terceira pessoa.” (4º parágrafo), poderia perfeitamente ser substituído por uma
vírgula.
III. Em “A segunda missão foi ainda mais desafiadora: contar uma história da infância dos
pais.” (4º parágrafo),. O uso dos dois pontos não se justifica.
IV. No trecho “Cada um releu seu conto, realizou outra entrevista com o parente-personagem e
produziu uma segunda versão.” (5º parágrafo), a utilização da vírgula se justifica por
organizar orações coordenadas.
V. Em “Um escritor proficiente, no entanto, não faz a revisão só no fim do trabalho.” (8º
parágrafo), as vírgulas estão corretamente postas, pois separam expressão deslocada de sua
posição original.
Assinale a alternativa que apresenta as proposições CORRETAS.