Semântica é a parte da Gramática que estuda o significado, o sentido das palavras nos textos. Sobre a abordagem do TEXTO 12 em torno da Semântica, assinale o item CORRETO.
Com relação às estruturas linguísticas internas do TEXTO 13 e à funcionalidade que assumem discursivamente, pode-se dizer que
Sobre o uso dos conectivos e sua função na construção do TEXTO 15, analise as proposições
abaixo.
I. “O produto desse esforço é perecível, embora dele dependa a vida de quem trabalha”
(linhas 6 e 7) – A conjunção destacada poderia ser substituída por "conquanto”, sem
prejuízo às relações semânticas estabelecidas no período.
II. “Por outro lado, o trabalho propriamente dito, que corresponde à poiesis grega, significa
fazer, fabricação” (linhas 9 e 10) – O conectivo estabelece uma relação de adição com o
que foi dito no parágrafo anterior.
III. “Não apresenta um produto concreto, portanto, não possui a permanência da fabricação”
(linhas 16 e 17) – A conjunção destacada poderia ser substituída por “pois” sem
modificação na relação semântica estabelecida entre as orações.
IV. “O produto desse esforço é perecível, [...] por isso não é um trabalho livre” (linhas 6-8) –
O conectivo marcado estabelece uma relação de consequência com a oração anterior.
V. “Corresponde à condição humana da pluralidade e realiza a liberdade” (linhas 18 e 19) – a
conjunção e, eminentemente aditiva, nesse caso estabelece uma relação de adversidade
com a oração anterior.
Estão CORRETAS apenas
Os TEXTOS 15 e 16 representam, respectivamente, os seguintes gêneros discursivos:
A coesão textual pode ser entendida como o fenômeno que diz respeito ao modo como os
elementos linguísticos presentes no texto encontram-se interligados entre si, por meio de
recursos também linguísticos, formando sequências veiculadoras de sentidos. A esse respeito,
analise as afirmativas a seguir.
Estão CORRETAS, apenas, as afirmações constantes nos itens
O TEXTO 04 refere-se a uma das novas regras de acentuação instituída a partir do último
acordo ortográfico que se tornou obrigatório no Brasil a partir de 01 de janeiro de 2016 . A
respeito dessa regra, marque a única alternativa CORRETA.
Em “Toda vez que manda um texto para ser publicado, o autor se coloca nas mãos do revisor,
esperando que seu parceiro não falhe. Não há escritor que não empregue palavras como, por
exemplo: “ônus” ou “carvalho” e depois fique metaforicamente de malas feitas, pronto para
fugir do país se as palavras não saírem impressas como no original, por um lapso do revisor.
Ou por sabotagem.” (1º parágrafo), o “lapso” ou “sabotagem” do revisor se daria por
O TEXTO 11 é um poema e, como tal, guarda diferenças em relação a textos em prosa. No processo de revisão, diante do texto poético, há que se atentar para tais especificidades. Com relação a isso, assinale o item que apresenta uma das principais diferenças entre o texto em verso e o texto em prosa.
O papel do Instituto na formação do estudante, de acordo com o TEXTO 13, inclui
Assinale o trecho do TEXTO 15 com problema relacionado à ocorrência da crase.
Sobre o uso da linguagem verbal e visual no TEXTO 16, todas as alternativas estão corretas,
EXCETO:
A pergunta de Miguelito: “Mas por que é preciso desperdiçar a vida que a gente ganha
trabalhando para ganhar a vida?” (TEXTO 16) emprega adequadamente a locução “por que”.
Assinale a alternativa que também apresenta o uso CORRETO do porquê.
A respeito do emprego da pontuação no TEXTO 02, analise as proposições a seguir.
I. No trecho “Funciona assim: ao invés de focar na sensação negativa que aquele problema
causa” (5º parágrafo), os dois-pontos indicam a citação da fala de um dos cientistas, o qual
comenta as características que explicam o funcionamento do cérebro.
II. Em “a gestão das emoções depende de três fatores: construir expectativas, ser capaz de
enxergar uma série de explicações alternativas e fazer análises racionais” (6º parágrafo), os
dois-pontos anunciam uma enumeração.
III. Em “antes de sair fazendo julgamentos - habilidades necessárias também nas contas
matemáticas” (6º parágrafo), o termo em destaque poderia estar entre vírgulas sem que
houvesse alteração de sentido do trecho.
IV. No trecho “Eles recrutaram 186 estudantes universitários, que passaram por ressonâncias
magnéticas” (3º parágrafo), a vírgula, por ser um recurso discursivo que caracteriza os
estudantes, torna-se facultativa.
V. Em “Ou seja: pode ser que pessoas que já têm uma melhor regulação emocional sejam
melhores em fazer cálculos matemáticos mentais”, os dois-pontos poderiam ser
substituídos por uma vírgula, e isso não alteraria o sentido do trecho.
Estão CORRETAS, apenas, as proposições