Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 38 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Semântica é a parte da Gramática que estuda o significado, o sentido das palavras nos textos. Sobre a abordagem do TEXTO 12 em torno da Semântica, assinale o item CORRETO.

Com relação às estruturas linguísticas internas do TEXTO 13 e à funcionalidade que assumem discursivamente, pode-se dizer que

Sobre o uso dos conectivos e sua função na construção do TEXTO 15, analise as proposições abaixo.
I. “O produto desse esforço é perecível, embora dele dependa a vida de quem trabalha” (linhas 6 e 7) – A conjunção destacada poderia ser substituída por "conquanto”, sem prejuízo às relações semânticas estabelecidas no período.
II. “Por outro lado, o trabalho propriamente dito, que corresponde à poiesis grega, significa fazer, fabricação” (linhas 9 e 10) – O conectivo estabelece uma relação de adição com o que foi dito no parágrafo anterior. III. “Não apresenta um produto concreto, portanto, não possui a permanência da fabricação” (linhas 16 e 17) – A conjunção destacada poderia ser substituída por “pois” sem modificação na relação semântica estabelecida entre as orações.
IV. “O produto desse esforço é perecível, [...] por isso não é um trabalho livre” (linhas 6-8) – O conectivo marcado estabelece uma relação de consequência com a oração anterior.
V. “Corresponde à condição humana da pluralidade e realiza a liberdade” (linhas 18 e 19) – a conjunção e, eminentemente aditiva, nesse caso estabelece uma relação de adversidade com a oração anterior.
Estão CORRETAS apenas

Relacionando o TEXTO 16 com o TEXTO 15, é CORRETO dizer que

Os TEXTOS 15 e 16 representam, respectivamente, os seguintes gêneros discursivos:

A coesão textual pode ser entendida como o fenômeno que diz respeito ao modo como os

elementos linguísticos presentes no texto encontram-se interligados entre si, por meio de

recursos também linguísticos, formando sequências veiculadoras de sentidos. A esse respeito,

analise as afirmativas a seguir.

Estão CORRETAS, apenas, as afirmações constantes nos itens

O TEXTO 04 refere-se a uma das novas regras de acentuação instituída a partir do último

acordo ortográfico que se tornou obrigatório no Brasil a partir de 01 de janeiro de 2016 . A

respeito dessa regra, marque a única alternativa CORRETA.

Em “Toda vez que manda um texto para ser publicado, o autor se coloca nas mãos do revisor, esperando que seu parceiro não falhe. Não há escritor que não empregue palavras como, por exemplo: “ônus” ou “carvalho” e depois fique metaforicamente de malas feitas, pronto para fugir do país se as palavras não saírem impressas como no original, por um lapso do revisor.
Ou por sabotagem.” (1º parágrafo), o “lapso” ou “sabotagem” do revisor se daria por

O TEXTO 11 é um poema e, como tal, guarda diferenças em relação a textos em prosa. No processo de revisão, diante do texto poético, há que se atentar para tais especificidades. Com relação a isso, assinale o item que apresenta uma das principais diferenças entre o texto em verso e o texto em prosa.

Acerca do TEXTO 12, podemos afirmar que

O papel do Instituto na formação do estudante, de acordo com o TEXTO 13, inclui

Assinale o trecho do TEXTO 15 com problema relacionado à ocorrência da crase.

Sobre o uso da linguagem verbal e visual no TEXTO 16, todas as alternativas estão corretas,

EXCETO:

A pergunta de Miguelito: “Mas por que é preciso desperdiçar a vida que a gente ganha trabalhando para ganhar a vida?” (TEXTO 16) emprega adequadamente a locução “por que”.
Assinale a alternativa que também apresenta o uso CORRETO do porquê.

A respeito do emprego da pontuação no TEXTO 02, analise as proposições a seguir. I. No trecho “Funciona assim: ao invés de focar na sensação negativa que aquele problema causa” (5º parágrafo), os dois-pontos indicam a citação da fala de um dos cientistas, o qual comenta as características que explicam o funcionamento do cérebro.
II. Em “a gestão das emoções depende de três fatores: construir expectativas, ser capaz de enxergar uma série de explicações alternativas e fazer análises racionais” (6º parágrafo), os dois-pontos anunciam uma enumeração.
III. Em “antes de sair fazendo julgamentos - habilidades necessárias também nas contas matemáticas” (6º parágrafo), o termo em destaque poderia estar entre vírgulas sem que houvesse alteração de sentido do trecho.
IV. No trecho “Eles recrutaram 186 estudantes universitários, que passaram por ressonâncias magnéticas” (3º parágrafo), a vírgula, por ser um recurso discursivo que caracteriza os estudantes, torna-se facultativa.
V. Em “Ou seja: pode ser que pessoas que já têm uma melhor regulação emocional sejam melhores em fazer cálculos matemáticos mentais”, os dois-pontos poderiam ser substituídos por uma vírgula, e isso não alteraria o sentido do trecho.
Estão CORRETAS, apenas, as proposições

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282