A alternativa cuja frase em negrito mantém o mesmo significado da original é
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais, marque V(verdadeiro) ou F(falso) e assinale a alternativa correspondente.
É função da educação de jovens e adultos (EJA):
( ) Igualdade de oportunidades, que possibilite oferecer aos indivíduos novas inserções no mundo do trabalho.
( ) Igualdade ontológica de todo e qualquer ser humano de ter acesso a um bem real, social e simbolicamente importante.
( ) Educação temporária, com base no caráter incompleto do ser humano.
Leia o fragmento do livro de Eugênio Bucci, Sobre ética e imprensa:
“Os programas sensacionalistas do rádio e os programas policiais de final da tarde em televisão saciam curiosidades perversas e até mórbidas tirando sua matéria-prima do drama de _____________ humildes que aparecem nas delegacias como suspeitos de pequenos crimes. Ali, são entrevistados por intimidação. As ___________ invadem barracos e cortiços, e gravam sem pedir licença a estupefação de famílias de baixíssima renda que não sabem direito o que se passa: um parente é suspeito de _____________, ou o vizinho acaba de ser preso por tráfico, ou o primo morreu no massacre de fim de semana no bar da esquina. A polícia chega atirando; a mídia chega filmando."
Analise as seguintes afirmações:
I. As palavras saciam e mórbidas podem ser substituídas, sem prejuízo de sentido, e pela ordem por: satisfazem, doentias.
II. O preenchimento correto das lacunas, pela ordem é: cidadães, câmeras e estrupo.
III. O texto faz referência aos programas sensacionalistas, que transformam a cobertura de fatos policiais em espetáculo.
Está correto o que se afirma em:
A forma do adjetivo superlativo destacado está incorreta na frase da seguinte alternativa:
Assinale a alternativa em que o preenchimento da lacuna com a forma verbal entre parênteses é inaceitável, segundo as regras de concordância da língua padrão.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas abaixo:
“______ três explosões na plataforma de petróleo. Creio que ______ de problemas causados por falta de manutenção, embora não ______ provas que ______ isso: não ______ objetos para exames periciais."
O Plano Nacional de Educação (PNE), Lei nº 13.005/2014, é um instrumento de planejamento do nosso Estado democrático de direito. Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Apresenta diretrizes e metas para a educação no Brasil.
( ) Estabelece iniciativas e estratégias para todos os níveis, modalidades e etapas educacionais.
( ) Assegura a alfabetização de todas as crianças, no primeiro ano do ensino fundamental.
( ) Universaliza o ensino fundamental de nove anos para todos os indivíduos de 6 a 14 anos.
( ) Estabelece a diminuição das matrículas da educação profissional técnica de nível médio.
( ) Apresenta metas para aumentar as taxas de alfabetização e de escolaridade.
A sequência correta de cima para baixo é:
Leia a letra da música de Noel Rosa e Vadico:
As orações subordinadas destacadas que tornam o texto mais conciso classificam-se, correta e respectivamente, em:
Assinale a alternativa em que o substantivo não sofre mudança de timbre ao ser flexionada no plural.
Leia as seguintes frases:
I. O júri estava inseguro diante da reação popular.
II. Todo o núcleo teatral ficou comovido com as homenagens.
III. Os candidatos fizeram a prova tranquilos.
IV. A leitura de um bom livro amplia nosso conhecimento.
O predicado das frases está corretamente classificado, pela ordem, na alternativa:
"Era um sonho bonito, mas a realidade era bem diferente" (L.9/10)
Em relação ao texto como um todo, o fragmento em destaque
I. avalia e distancia duas ideias.
II. sugere que a personagem Raul tem ideia fixa.
III. revela um momento de frustração da personagem.
IV. põe em destaque a fragilidade do desejo e a dureza da realidade.
V. evidencia, em relação ao contexto anterior, o início de uma nova perspectiva de vida.
A alternativa em que todas as afirmativas indicadas estão corretas é
Sobre os mecanismos linguísticos usados no texto, é correto o que se afirma em
Existem diferentes concepções de avaliação. A avaliação onde o professor como mediador refletirá sobre o processo e tomada de decisões para re-planejar suas ações para intervir e adequar suas práticas em sala de aula com o objetivo do aluno aprender e não simplesmente melhorar sua nota é a: