Para desenvolvimento da escola é importante que a equipe escolar se reúna para revisar o currículo a partir da avaliação, do monitoramento e da prática de cada Professor. No contexto do “ensino e aprendizagem” essa caracterização pode ser corretamente associada ao seguinte requisito:
Considerando o atual panorama da educação brasileira, leia e analise o fragmento abaixo:
Considerando o artigo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB 9.394/1996, o fragmento acima é inconveniente (contrário) ao seguinte princípio que rege o ensino no Brasil:
Na Alfabetização Matemática das séries iniciais do Ensino Fundamental é importante que os estudantes obtenham conhecimentos acerca de “formas geométricas espaciais”. Nesse sentido, através do trabalho com esta temática, espera-se que os alunos sejam capazes de:
Na Educação Infantil, como ação educativa, o Professor poderá apresentar aos seus alunos seguinte cantiga popular:
Ao desenvolver a atividade apresentada, o Professor terá trabalhado o seguinte campo da formação humana:
Identificar mais alto e mais baixo por meio da comparação entre dois ou mais elementos, representa um objetivo da Alfabetização Matemática das séries iniciais do Ensino Fundamental. E, para que esse objetivo seja alcançado, o Professor, em sala de aula, deverá trabalhar com os estudantes a seguinte temática:
Interpretar as expressões “em cima”, “embaixo”, “esquerda”, “direita”, “frente” e “atrás”, representa um objetivo da Alfabetização Matemática das séries iniciais do Ensino Fundamental. E, para que esse objetivo seja alcançado, o Professor, em sala de aula, deverá trabalhar com os estudantes a seguinte temática:
Numa determinada idade, a criança continua a aprender acerca dos objetos levando-os com as mãos à boca. Essa competência constitui parâmetro do desenvolvimento infantil esperado de uma criança:
Na Alfabetização Matemática das séries iniciais do Ensino Fundamental é importante que os estudantes obtenham conhecimentos acerca de “o Real, a moeda brasileira”. Nesse sentido, através do trabalho com esta temática, espera-se que os alunos sejam capazes de:
Na Educação Infantil, uma criança poderá construir saberes e conhecimentos acerca de cuidados pessoais e relacionais quando houver a seguinte circunstância:
No âmbito da Gestão Educacional de uma comunidade escolar, a existência do acompanhamento e avaliação do Plano Municipal de Educação (PME) constitui um indicador do seguinte cenário educacional: