Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 38 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A ética relaciona-se à ação, ao comportamento ou a atitudes diante de situações complexas no convívio com os demais. Ser ético significa agir acima de nossos próprios interesses. Assinale a alternativa que representa conceitos, ideias e atitudes condizentes com a postura ética e profissional que se espera do servidor no âmbito da organização.

Assinale a única alternativa que NÃO está de acordo com a comunicação e inteligência empresarial.



Pode-se definir barreira de comunicação como uma falha no processo comunicativo. Preencha os parênteses com a correspondência adequada que corresponde às circunstâncias que dificultam a compreensão da mensagem:

I- Presunção

II- Defensividade

III- Escuta ativa

IV- Precisão

( ) Acontece quando o receptor já tem uma imagem formada sobre o assunto em questão ou quando não simpatiza com o emissor.

( ) Ocorre quando uma pessoa supõe que a outra já conhece o conteúdo de sua mensagem.

( ) Muitas vezes é confundida com excesso de zelo. Entretanto, é melhor repetir a mensagem de diferentes formas e garantir que ela seja compreendida adequadamente do que correr o risco de surgir um problema de entendimento.

( ) Se há dúvidas sobre o que está sendo dito, questione, pergunte, esclareça; evite que uma dúvida passe, pois ela pode prejudicar a compreensão da mensagem na íntegra. Emissor e receptor participam juntos do processo comunicativo, sempre em sintonia!

O preenchimento CORRETO está na alternativa:

Com base nas informações contidas nos textos I e II, julgue as assertivas abaixo.

I- As estratégias de estruturação e progressão da temática da evolução do trabalho, abordada no texto I, prescindem, necessariamente, da presença de marcadores temporais.

II- A denúncia expressa na charge do texto II ilustra, de forma irônica, os efeitos de uma situação de exploração do trabalhador, sobretudo o que se enquadra na situação de mão de obra desqualificada, fato, de uma forma ou de outra, abordada no texto I.

III- A temática central, proposta no texto I, se funda na tese de que as estruturas sociais determinam as transformações nas relações trabalhistas.

IV- De acordo com as informações do texto I, a globalização, enquanto fenômeno da modernidade, aliada à automação e à exigência de alta qualificação de mão de obra, gera, sobretudo nos países muito populosos e de baixa especialização, uma grande massa de trabalhadores de mão de obra obsoleta, desqualificada e barata.

Está CORRETO o que se afirma apenas em

Atente a cada um dos textos a seguir e, em seguida responda o que se pede.


Considerando-se os seus conhecimentos acerca da distinção entre tipologias e gêneros textuais, e levando em conta os enunciados acima, está CORRETO o que se afirma em:

No âmbito da coesão sequencial, determinados itens gramaticais são empregados para estabelecer elos, ou relações lógico-semânticas entre as orações, de modo a dar sentido ao texto. Tendo como base os conectores elencados abaixo, preencha as lacunas do texto VII com aqueles que se adequam ao contexto comunicativo. A sequência CORRETA dos conectores é

A utilização da assinatura ou firma digital providencia a prova inegável de que uma mensagem recebida pelo destinatário realmente foi originada no emissor. Para verificar este requisito, uma assinatura digital deve ter as seguintes propriedades:

Ainda com relação aos textos I e II, pode-se deduzir que


No OneDrive, a opção “Adicionar ao meu OneDrive” só estará disponível quando:

Sobre comunicação e cultura organizacional, assinale os parênteses com V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) A comunicação organizacional deve englobar todo o processo de comunicação que ocorre dentro de uma empresa pública ou privada.

( ) A cultura organizacional refere-se à maneira como os servidores agem uns com os outros, como lidam com a falta de recursos e de capital humano, como reagem diante de crises e como seu comportamento se reflete no serviço público.

( ) Ao contrário da cultura organizacional – na maioria das vezes, rígida e imutável –, a estratégia tem como premissa a necessidade constante de reavaliação e de ajustes, visando sempre o cumprimento dos objetivos e das metas da organização.

( ) A comunicação operacional não se ocupa apenas de divulgar a marca, mas também de promover a identificação do público com ela, com seus valores e com suas políticas, gerando o engajamento das pessoas com o serviço oferecido.

O preenchimento CORRETO está na alternativa:

A marca é o maior patrimônio de uma empresa, porque é o que confere sua especificidade no mercado e contribui para diferenciá-la, competitivamente, de outras organizações. Sobre a gestão da imagem e das relações interpessoais no contexto profissional, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) Um importante instrumento que pode ser utilizado para a realização do planejamento estratégico é a Matriz, que ressalta a importância de recolher dados relativos ao ambiente interno e externo da organização para que a estratégia possa ser planejada considerando um cenário mais amplo.

( ) Networking é o conjunto de estratégias e ações para promover o lançamento, o desenvolvimento e a continuidade de um produto ou serviço no mercado consumidor.

( ) Marketing é a capacidade de estabelecer uma rede de contatos ou uma conexão com algo ou com alguém.

( ) Networking indica uma atitude de procura de contatos com a possibilidade de conseguir subir na carreira.

O preenchimento CORRETO está na alternativa:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282