O avanço da investigação, na área de linguagem, quanto à relação linguagem/sentido/sujeito, voltado para o ensino de produção de texto escrito, tem evidenciado que
I- o texto escrito deve ser considerado como produto acabado, a-histórico, que atenda às regras das normas de uma língua formal.
II- o aluno-autor deve estar, cada vez mais, comprometido com uma “atitude responsiva", quando inserido na interação verbal, em práticas linguístico-sociais e discursivas.
III- a interlocução do professor, numa relação interativa como condição de produção, é constitutiva desse processo.
Analise as proposições e marque a alternativa adequada. Está(ão) CORRETA(S), apenas
Do ponto de vista da gramática normativa, existe uma falha de regência na sentença “Todo brasileiro tem direito à moradia e viver feliz", considerando o substantivo regente “direito" e o complemento regido. Abaixo se apresentam algumas alternativas de reescrita dessa construção. Assinale a CORRETA:
Analise os períodos abaixo, com atenção para o processo de combinação das orações
I- É tentador atribuir esse fenômeno a fatores específicos ao Brasil.
II- Não chega a surpreender que a confiança nas instituições investigadoras, e nos que conduzem a Lava Jato, esteja começando a cair.
Nesses períodos, a oração subordinada em destaque assume a função sintática de
O título de um texto anuncia o tema a ser abordado, marca o posicionamento do autor e também o tom (se crítico, irônico, humorístico, objetivo) do texto; sendo, portanto, um fator de coerência textual. Observe os títulos a seguir, de modo a avaliar a sua adequação ao conteúdo do texto:
A respeito da combinação das palavras, deduz-se que
I- o vocábulo “valores", em Homem de valores, produz o efeito de ambiguidade; ao fazer tal escolha, o autor não só se refere diretamente à quantia paga por votos pelo deputado Eduardo Cunha; como, sutilmente, alude à desqualificação de caráter desse deputado.
II- o mesmo efeito irônico provocado pela anteposição do adjetivo em “Poderoso Paulo Rabelo!" é reproduzido na expressão que dá título à nota jornalística Fina Ironia; desta vez, por meio da anteposição do adjetivo, o autor denuncia o tom crítico do texto.
III- tendo em vista a função denotativa do texto jornalístico, o título Saúde Frágil, ao contrário dos títulos 1 e 2, anuncia, sem qualquer nuance de dubiedade semântica, o tema da matéria – as implicações aos envolvidos em ilícitos, ou seja, os malefícios à sua saúde, sequela provocada em virtude das delações divulgadas.
É(são) falsa(s) apenas a(s) afirmação(ões):
Maria, Júlia e Clara fizeram o mesmo concurso, porém para cargos distintos (cargo A, cargo B e cargo C, não necessariamente nessa ordem). No dia da prova, elas foram com vestidos de cores diferentes (cinza, laranja e rosa) e cada uma levou uma bebida para tomar enquanto fazia a prova (água, refrigerante e suco).
Sabe-se que:
- A menina que fez o concurso para o cargo B levou suco.
- O vestido de Clara não é laranja.
- A garota do vestido cinza levou água.
- Maria, que prestou concurso para o cargo A, não levou refrigerante.
- Júlia não prestou concurso para o cargo C.
É CORRETO afirmar que:
Em uma sala de aula há 95 alunos. Dentre esses alunos, sabe-se que o dobro do número de mulheres é igual ao triplo do número de homens. Quantas mulheres há a mais do que homens nessa sala de aula?
Os Parâmetros Curriculares Nacionais representam um avanço considerável nas políticas educacionais brasileiras e, em particular, no que se refere à Língua Portuguesa e nas concepções do ensino de língua/linguagem. Neste sentido, em relação ao enunciado, analise as proposições e marque a alternativa adequada.
I- Há um olhar com maior acuidade sobre as políticas linguísticas, contra o iletrismo e em favor da cidadania crítica e consciente.
II- Frente à diversidade regional, cultural e política existente no país, os PCNs não são adequados para as práticas educativas em sala de aula.
III- Os PCNs ensejam uma grande reflexão sobre a construção de currículos plurais, adequados a realidades locais.
Está (ão) CORRETA (s), apenas
Concebendo-se o signo como algo vivo e móvel, capaz de evoluir, pode-se afirmar que
“Produzir linguagem significa produzir discursos. Significa dizer alguma coisa para alguém, de uma determinada forma num determinado contexto histórico [...]. Isso significa que o discurso, quando produzido, manifesta-se, linguisticamente, por meio de textos que se organizam dentro de um determinado gênero" (PCNs Língua Portuguesa, p. 25).
Pode-se afirmar, então, que
I- os gêneros são formas relativamente estáveis de enunciados, disponíveis na cultura , caracterizados por conteúdo temático, estilo e construção composicional.
II- as intenções comunicativas, como parte das condições de produção dos textos, geram usos sociais que determinam os gêneros.
III- produz-se qualquer gênero textual apenas com os conhecimentos linguísticos.
Analise as proposições e marque a alternativa adequada.
Está (ão) CORRETA (s), apenas
Considerando-se a relação entre o ensino e a aprendizagem da palavra escrita na escola, pode-se afirmar que
( ) a linguagem da escola tem se distanciado cada vez mais daquela utilizada pelos alunos.
( ) conhecimentos linguísticos, conhecimentos de mundo e fatores pragmáticos e interacionais influenciam no estabelecimento da coerência textual.
( ) a aprendizagem da linguagem escrita depende, unicamente, da competência linguística, no que diz respeito ao domínio de um conjunto de regras gramaticais.
Analise as proposições e coloque V para Verdadeira e F para Falsa.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA.