De acordo com Demo (2017), o tema do controle democrático possui referência marxista inconteste, em particular, relativa à Comuna de Paris, escrito de 1872, analisando fatos de 1971, em que Marx defende de forma radicalmente popular a democracia.
São consideradas regras básicas da comuna, EXCETO:
Marx e Engels observaram que, a cada modo de produção, a consciência dos seres humanos se transforma.
Na perspectiva do pensamento de Marx e Engels:
A intencionalidade educativa demanda consciência do trabalho escolar, incluindo a compreensão de seus problemas, de suas potencialidades e dos desafios que precisarão ser enfrentados, a fim de que sejam pensados e organizados os meios para o alcance dos propósitos que serão fixados. Trata-se da adequação, do real e do ideal, sem perder de vista que seu caráter utópico – o que ainda não existe – se estabelece em torno do que pode existir e de como deve ser encaminhado para que exista o que pode existir. Nesse cenário, a avaliação:
I. Assume o relevante papel de viabilizar a construção de projetos exequíveis e iminentemente exitosos, porque são pautados em uma visão crítica da realidade concreta existente. Para isso, faz-se necessário superar a visão linear, pontual e inconclusiva que, em geral, incide sobre a avaliação na perspectiva formativa.
II. Permite o olhar atento sobre o percurso já trilhado, que serve de norte para a manutenção do que foi produtivo, eliminação do que não foi e projeção de novas investidas que, por sua vez, deverão ser reincidentemente analisadas.
III. Deverá interpretar o passado, visando traçar intervenções que traduzam o anseio de tornar presente o futuro projetado, sendo realizada em circunstâncias específicas, comumente ao final de percursos, em acordo com a dinamicidade que deve caracterizar o processo ensino e aprendizagem para possibilitar melhorá-lo sempre que necessário.
IV. E o planejamento se fundem em um movimento dialético que os une em propósitos e em compromisso com a construção de uma escola democrática, tanto em respeito ao ensino que ministra quanto à aprendizagem dos saberes que veicula.
Está correto o que se afirma em
A sociologia emprega, em suas investigações, vários métodos e técnicas científicas, na maioria dos casos usados concomitantemente. O método se caracteriza por uma abordagem mais ampla em nível de abstração mais elevado dos fenômenos da natureza e da sociedade.
Sobre os métodos de abordagem, assinale a afirmativa INCORRETA.
O surgimento da sociologia ocorre em um contexto histórico específico, que coincide com a desagregação da sociedade feudal e a consequente consolidação da sociedade capitalista.
Sobre o contexto do surgimento da sociologia, assinale a afirmativa INCORRETA.
Em 1941, Bronislaw Malinowski (1997), em seu ensaio intitulado “Uma teoria científica da cultura”, afirma que “a cultura consiste no conjunto integral dos instrumentos e bens de consumo, nos códigos constitucionais dos vários grupos da sociedade, nas ideias e artes, nas crenças e costumes”.
Sobre as características que compõem a cultura, assinale a afirmativa correta.
A partir do legado teórico e metodológico da antropologia cultural, tal prática deverá ser analisada a partir da perspectiva do(a):
O capitalismo, desde o século XVI, sofreu resistências e foi objeto de confronto. A globalização atual não pode obscurecer essa dinâmica.
Em relação aos aspectos negativos da economia capitalista, assinale a afirmativa INCORRETA.
Karl Marx (1818-1883) foi, sem dúvida, quem melhor explicou o funcionamento do capitalismo e as consequências deste modo de produção para os trabalhadores. Marx distingue nas relações de produção, o valor de uso e o valor de troca das mercadorias.
Sobre essa relação, assinale a afirmativa correta.