A intencionalidade educativa demanda consciência do trabalho escolar, incluindo a compreensão de seus problemas, de suas potencialidades e dos desafios que precisarão ser enfrentados, a fim de que sejam pensados e organizados os meios para o alcance dos propósitos que serão fixados. Trata-se da adequação, do real e do ideal, sem perder de vista que seu caráter utópico – o que ainda não existe – se estabelece em torno do que pode existir e de como deve ser encaminhado para que exista o que pode existir. Nesse cenário, a avaliação:
I. Assume o relevante papel de viabilizar a construção de projetos exequíveis e iminentemente exitosos, porque são pautados em uma visão crítica da realidade concreta existente. Para isso, faz-se necessário superar a visão linear, pontual e inconclusiva que, em geral, incide sobre a avaliação na perspectiva formativa.
II. Permite o olhar atento sobre o percurso já trilhado, que serve de norte para a manutenção do que foi produtivo, eliminação do que não foi e projeção de novas investidas que, por sua vez, deverão ser reincidentemente analisadas.
III. Deverá interpretar o passado, visando traçar intervenções que traduzam o anseio de tornar presente o futuro projetado, sendo realizada em circunstâncias específicas, comumente ao final de percursos, em acordo com a dinamicidade que deve caracterizar o processo ensino e aprendizagem para possibilitar melhorá-lo sempre que necessário.
IV. E o planejamento se fundem em um movimento dialético que os une em propósitos e em compromisso com a construção de uma escola democrática, tanto em respeito ao ensino que ministra quanto à aprendizagem dos saberes que veicula.
Está correto o que se afirma em
O universo a nossa volta é constituído por diferentes substâncias, algumas com vida, outras inanimadas. Além disso, a matéria geralmente muda de uma forma química para outra. Com o intuito de explicar essas observações, filósofos antigos especulavam sobre a natureza da matéria fundamental da qual o mundo era feito. Demócrito e outros filósofos gregos antigos pensavam que o mundo material deveria ser constituído de partículas indivisíveis muito pequenas que eram chamadas de átomos.
Sobre os átomos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os orbitais s têm superfícies-limite esféricas de diâmetro progressivamente menor.
( ) A densidade de probabilidade de uma partícula estar em uma determinada posição é proporcional ao quadrado da função de onda nesse ponto.
( ) Os efeitos da penetração e da blindagem podem ser grandes. Um elétron 4 s pode ter energia mais alta do que um elétron 4 p ou 4 d.
( ) No átomo de hidrogênio com um elétron não ocorre repulsão elétron-elétron e todos os orbitais de uma determinada camada são degenerados.
A sequência está correta em
A tabela periódica que usamos hoje é baseada nos trabalhos de Mendeleev e Meyer. Na busca de alguma espécie de padrão ordenado, foram experimentadas diferentes sequências de elementos. A necessidade de organização foi reconhecida por muitos pesquisadores nos primórdios da química para descobrir relações entre as propriedades. As estruturas dos átomos determinam suas propriedades e, em consequência, o comportamento dos elementos está relacionado a suas posições na tabela periódica.
Sobre as propriedades periódicas, analise as afirmativas a seguir.
I. Quando elétrons são adicionados a um átomo neutro para formar um ânion, o aumento das repulsões elétron-elétron faz com que os elétrons se espalhem mais no espaço. Assim, os ânions são maiores que os átomos que lhes dão origem.
II. A energia necessária para remover um elétron de um nível mais externo depende tanto da carga nuclear efetiva quanto da distância média do elétron ao núcleo.
III. As afinidades eletrônicas do Be e do Mg são positivas pela mesma razão, o elétron adicionado estaria localizado em um subnível p anteriormente vazio que é de mais alta energia.
Está correto o que se afirma em
Números astronômicos de moléculas ocorrem mesmo em pequenas amostras; por exemplo, 1 mL de água contém 3 x 1022 moléculas, um número superior ao das estrelas do universo visível. Imaginar e ter de se referir a números muito grandes como 3 x 1022 moléculas é o mesmo que os atacadistas contarem itens individualmente em vez de usarem dúzias ou grosas. Para não perder de vista números enormes de átomos, íons ou moléculas de uma amostra, é necessário um modo eficiente de determinar e apresentar esses números. É possível determinar a quantidade de substância presente em uma amostra sabendo sua massa, por exemplo.
Sobre massa molar, analise as afirmativas a seguir.
I. O número de átomos de F em 22,5 g de flúor é 7,11 x 1023.
II. É preciso medir 41 g para preparar uma solução de hidrogenossulfato de sódio anidro para a qual são necessários 0,20 mol do composto.
III. A massa molar do sulfato de cobre II penta-hidratado é 249,6 g/mol.
Está correto o que se afirma em
Os ácidos são substâncias químicas que apresentam diversas aplicações no nosso cotidiano, seja de forma direta, como na ação do ácido clorídrico na digestão de alimentos, seja de forma indireta, como na utilização do ácido sulfúrico na produção de papel. As aplicações dos ácidos são muito variadas, principalmente pela grande variedade de ácidos existentes.
Sobre os ácidos, analise as afirmativas a seguir.
I. Os ácidos reagem com muitos metais e, nessa reação, produzem gás hidrogênio e um sal do metal.
II. O ácido carbônico, por ser um ácido instável, decompõe-se mais facilmente do que se ioniza, apresentando um pequeno grau de ionização.
III. O nome do composto Ni(ClO4)2 é perclorato de níquel II.
Está correto o que se afirma em
Existem vários diagramas que apresentam a estabilidade relativa para diferentes estados de oxidação em solução aquosa. Em um deles o valor numérico do potencial-padrão (em volts) é escrito sobre a linha horizontal que conecta as espécies de um elemento em diferentes estados de oxidação. A forma mais oxidada de um elemento fica à esquerda e as espécies à direita estão em estados de oxidação sucessivamente mais baixos. As informações se referem ao diagrama de:
Considerando as informações sobre as variáveis termoquímicas das reações, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A entalpia é um dado suficiente para avaliar se a reação ocorrerá de forma espontânea.
( ) Quando calor é adicionado a um sistema ou trabalho é realizado no sistema, sua energia interna aumenta.
( ) É possível obter o valor absoluto da energia interna e da entalpia para cada elemento químico.
( ) A energia interna não é afetada pela pressão e pela temperatura.
( ) A energia interna é uma propriedade extensiva.
A sequência está correta em
Sobre as propriedades de dispersões coloidais, analise as afirmativas a seguir.
I. Coloides representam a linha divisória entre as soluções e as misturas heterogêneas.
II. Os coloides são restritos ao estado líquido, ou seja, este tipo de dispersão não existe nos estados gasoso e sólido.
III. Einstein desenvolveu uma equação para o quadrado da média do deslocamento de uma partícula coloidal. Quanto maior a partícula coloidal, menor é o seu caminho livre médio em determinado líquido.
IV. Coloides são descritos por partículas com até 1 nm de diâmetro dispersas em determinado solvente.
V. O Efeito Tyndall explica porque o leite é branco e não transparente e porque as lanternas ou feixes de laser são mais visíveis nos nevoeiros e nas fumaças do que em ar claro e seco.
Está correto o que se afirma apenas em