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Folha de respostas:

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O Referencial Curricular do Estado do Paraná define-se pelos aspectos legal e normativo e apresenta caráter obrigatório para a elaboração das propostas pedagógicas das instituições que ofertam educação infantil e ensino fundamental, bem como assegura os direitos e objetivos de aprendizagem nessas etapas, em cada ano de estudo, nas redes públicas e privadas, tendo em vista os contextos sociais, econômicos e culturais de cada região do Estado. São considerados princípios orientadores do Referencial Curricular do Estado do Paraná:

I. Educação inclusiva que identifique as necessidades dos estudantes para organizar os recursos de acessibilidade e realizar atividades pedagógicas específicas que promovam o acesso do estudante aos espaços escolares e a valorização da diversidade, compreendendo o estudante em seu contexto relacional.

II. Educação como direito subjetivo de todos os cidadãos, sendo premissa para o exercício pleno da cidadania; prática fundamentada na realidade dos sujeitos da escola, compreendendo a sociedade atual e seus processos de relação, além da valorização da experiência social do aluno.

III. Transição entre as etapas da educação básica, respeitando as fases do desenvolvimento dos estudantes e a ressignificação dos tempos e espaços da escola, no intuito de reorganizar o trabalho educativo.

IV. Igualdade e equidade, no intuito de assegurar os direitos de acesso, inclusão e permanência com qualidade no processo de ensino e aprendizagem, bem como superar as desigualdades existentes no âmbito escolar.

Está correto o que se afirma em

Quando os átomos, íons e moléculas não têm energia suficiente para escapar da influência de seus vizinhos, eles formam sólidos com arranjos característicos. Os líquidos formam-se quando os átomos podem se mover em relação a seus vizinhos, mas não escapam completamente de sua influência. As fases condensadas da matéria são uma consequência da ação das forças intermoleculares atrativas.

Sobre as forças intermoleculares, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(   ) A densidade mais baixa do gelo comparada com a da água pode ser entendida em termos das interações de ligação de hidrogênio entre as moléculas de água.
(   ) A energia das interações de London depende da facilidade de deformação das nuvens de elétrons.
(   ) O trans-dicloro-eteno tem o ponto de ebulição mais alto que o cis-dicloro-eteno.
(   ) Quando as forças atrativas intermoleculares são grandes, a pressão de vapor também é grande.

A sequência está correta em

O dicloro-benzeno é, principalmente, um precursor para o 1,2-dicloro-4-nitrobenzeno, um intermediário na síntese de agroquímicos. Em termos de aplicações, o 1,2-diclorobenzeno é um versátil solvente de alto ponto de ebulição. É um solvente preferido para a dissolução e trabalhos com fulerenos. É um inseticida para cupins e gafanhotos. O 1,2-diclorobenzeno é também usado no amolecimento e remoção de contaminação à base de carbono em superfícies metálicas.

As moléculas do p-dicloro-benzeno e do o-dicloro-benzeno são, respectivamente:

Considerando os dados fornecidos, assinale a afirmativa INCORRETA.

A lei de velocidade para a reação global será:

A educação é contínua construção e reconstrução do real, o movimento intelectual que ela comporta, e do qual importa, não pode ser senão uma dupla mão de desintegração das ordens intuídas e percebidas e de uma recomposição dessas mesmas ordens, tendo, por horizonte, uma aventura mental e, por ambição, a comunicação. Em síntese, a conduta do espírito exige sempre o vaivém do todo à parte e da parte ao todo. Diante do exposto, e considerando que quando o professor se posiciona perante os objetivos de sua ação pedagógica ele apresenta seus limites, determina até onde vão seus conhecimentos sobre o assunto que pretende ensinar, assim como é sabedor do que se está trabalhando em cada situação, são considerados tipos de objetivos que devem estar presentes em seu planejamento:

I. Comportamentais: objetivos que possam ser previstos, observados, medidos e comparados sabendo que o conhecimento não é algo pronto e acabado, mas algo em constante movimento e transformação.

II. Abertos: descrevem um encontro educacional. Um encontro que pode ser uma situação criada para permitir que aflorem as características individuais dos alunos, um problema que os alunos devem enfrentar ou ainda uma tarefa a executar. Essa descrição não estipula o que os alunos devem aprender no encontro planejado. É um objetivo que apenas anuncia uma condição, não sendo o desempenho previsível ou programável.

III. Provocativos: consistem em oferecer ao aluno um problema bem determinado, mas com múltiplas possibilidades de solução. O indivíduo deve por em ação sua imaginação para resolver o problema. É um objetivo que especifica a condição e o critério, mas não o desempenho.

Está correto o que se afirma em

Está correto o que se afirma em

Está correto o que se afirma em

Considerando o diagrama de níveis de energia para a molécula de Li2, assinale a afirmativa INCORRETA.

Está correto o que se afirma apenas em

A existência de compostos é o ponto central da ciência da química e, ao ver como as ligações se formam, podemos entender como os químicos projetam novos materiais. Pesquisas envolvendo sangue artificial, novos fármacos, produtos químicos para a agricultura e os polímeros usados para fazer artefatos como discos compactos, telefones celulares e fibras sintéticas baseiam-se na compreensão de como os átomos se ligam. O impacto das teorias modernas das ligações químicas pode ser extrapolado e utilizado para descrever metais e semicondutores, polímeros, bem como o desenvolvimento de novas tecnologias.

Sobre as ligações químicas, analise as afirmativas a seguir.

I. Uma ligação σ forma-se no emparelhamento de spins de elétrons em dois orbitais 2pz de átomos vizinhos.
II. A hibridação do cloro no trifluoreto de cloro é sp3d2.
III. Em uma ligação covalente polar, o orbital atômico do átomo mais eletronegativo tem a energia menor; logo, ele contribui mais para o orbital molecular de menor energia.

Está correto o que se afirma em