Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 39 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

O Referencial Curricular do Estado do Paraná define-se pelos aspectos legal e normativo e apresenta caráter obrigatório para a elaboração das propostas pedagógicas das instituições que ofertam educação infantil e ensino fundamental, bem como assegura os direitos e objetivos de aprendizagem nessas etapas, em cada ano de estudo, nas redes públicas e privadas, tendo em vista os contextos sociais, econômicos e culturais de cada região do Estado. São considerados princípios orientadores do Referencial Curricular do Estado do Paraná:

I. Educação inclusiva que identifique as necessidades dos estudantes para organizar os recursos de acessibilidade e realizar atividades pedagógicas específicas que promovam o acesso do estudante aos espaços escolares e a valorização da diversidade, compreendendo o estudante em seu contexto relacional.

II. Educação como direito subjetivo de todos os cidadãos, sendo premissa para o exercício pleno da cidadania; prática fundamentada na realidade dos sujeitos da escola, compreendendo a sociedade atual e seus processos de relação, além da valorização da experiência social do aluno.

III. Transição entre as etapas da educação básica, respeitando as fases do desenvolvimento dos estudantes e a ressignificação dos tempos e espaços da escola, no intuito de reorganizar o trabalho educativo.

IV. Igualdade e equidade, no intuito de assegurar os direitos de acesso, inclusão e permanência com qualidade no processo de ensino e aprendizagem, bem como superar as desigualdades existentes no âmbito escolar.

Está correto o que se afirma em

A área desse polígono, dada em centímetros quadrados, está compreendida entre:

Jéssica foi incumbida de realizar um trabalho de matemática que consistia em uma lista de exercícios. Por ser uma aluna muito dedicada e organizada, ela planejou terminar a lista de exercícios em quatro dias, sendo que:

  • 1/4 dos exercícios serão feitos no primeiro dia;
  •  no segundo dia ela fará metade do número de exercícios que fez no primeiro dia;
  •  no terceiro dia ela decidiu fazer 1/3 da quantidade de exercícios que fez no segundo dia e;
  •  no último dia ela fará os 42 exercícios restantes.

Com base nessas informações, o número de exercícios da lista que Jéssica fará no primeiro dia está compreendido entre:

Com base nessas informações, a medida do segmento CD, em cm, é igual a:

Em um condomínio, Gabriela e Bruno participam de um grupo de 15 síndicos formado por 8 mulheres e 7 homens. Uma comissão com 6 síndicos deve ser realizada para avaliar novas propostas de melhorias na infraestrutura do local.

De quantas maneiras distintas essa comissão pode ser formada de modo que Gabriela participe e Bruno não participe?

Os irmãos Roberto e Ricardo estão brincando de lançar moedas honestas e anotar o resultado. Se Roberto lançar uma moeda duas vezes e Ricardo lançar uma única vez, qual a probabilidade de Roberto obter o mesmo número de coroas de Ricardo?
(Considere que os lançamentos de moedas são eventos independentes.)

A educação é contínua construção e reconstrução do real, o movimento intelectual que ela comporta, e do qual importa, não pode ser senão uma dupla mão de desintegração das ordens intuídas e percebidas e de uma recomposição dessas mesmas ordens, tendo, por horizonte, uma aventura mental e, por ambição, a comunicação. Em síntese, a conduta do espírito exige sempre o vaivém do todo à parte e da parte ao todo. Diante do exposto, e considerando que quando o professor se posiciona perante os objetivos de sua ação pedagógica ele apresenta seus limites, determina até onde vão seus conhecimentos sobre o assunto que pretende ensinar, assim como é sabedor do que se está trabalhando em cada situação, são considerados tipos de objetivos que devem estar presentes em seu planejamento:

I. Comportamentais: objetivos que possam ser previstos, observados, medidos e comparados sabendo que o conhecimento não é algo pronto e acabado, mas algo em constante movimento e transformação.

II. Abertos: descrevem um encontro educacional. Um encontro que pode ser uma situação criada para permitir que aflorem as características individuais dos alunos, um problema que os alunos devem enfrentar ou ainda uma tarefa a executar. Essa descrição não estipula o que os alunos devem aprender no encontro planejado. É um objetivo que apenas anuncia uma condição, não sendo o desempenho previsível ou programável.

III. Provocativos: consistem em oferecer ao aluno um problema bem determinado, mas com múltiplas possibilidades de solução. O indivíduo deve por em ação sua imaginação para resolver o problema. É um objetivo que especifica a condição e o critério, mas não o desempenho.

Está correto o que se afirma em

Sabendo-se que C está definido na origem e que o segmento AB é perpendicular ao eixo x, qual é a área do polígono ABCD?

Juliana está se preparando para uma prova de natação, na qual deseja atingir a marca de 1 minuto e 42 segundos para a finalização da prova. Considere que, antes de iniciar os treinos, ela possua uma execução de prova no tempo de 2 minutos e 51 segundos e que consegue melhorar esse tempo em 3 segundos após cada semana de treino. Seguindo-se nesse ritmo de melhoria, quantas semanas Juliana precisará treinar para atingir a marca desejada para a finalização da prova?

Dentre as afirmações apresentadas, constata-se que:

Sabe-se que o saldo da caderneta de poupança n meses após sua abertura é dado pela expressão an = 500 . (1,1)n–1.

Em relação à aplicação financeira anterior, assinale a afirmativa correta.

O prédio de uma faculdade possui três portas de entrada que levam a um saguão onde estão disponíveis dois elevadores e uma escada para acessar os andares do prédio. Um visitante deve dirigir-se ao 5º andar passando por uma das portas de entrada e utilizando um dos meios de acesso aos andares da instituição.

De quantas maneiras distintas ele pode chegar ao seu destino?

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282