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O Referencial Curricular do Estado do Paraná define-se pelos aspectos legal e normativo e apresenta caráter obrigatório para a elaboração das propostas pedagógicas das instituições que ofertam educação infantil e ensino fundamental, bem como assegura os direitos e objetivos de aprendizagem nessas etapas, em cada ano de estudo, nas redes públicas e privadas, tendo em vista os contextos sociais, econômicos e culturais de cada região do Estado. São considerados princípios orientadores do Referencial Curricular do Estado do Paraná:

I. Educação inclusiva que identifique as necessidades dos estudantes para organizar os recursos de acessibilidade e realizar atividades pedagógicas específicas que promovam o acesso do estudante aos espaços escolares e a valorização da diversidade, compreendendo o estudante em seu contexto relacional.

II. Educação como direito subjetivo de todos os cidadãos, sendo premissa para o exercício pleno da cidadania; prática fundamentada na realidade dos sujeitos da escola, compreendendo a sociedade atual e seus processos de relação, além da valorização da experiência social do aluno.

III. Transição entre as etapas da educação básica, respeitando as fases do desenvolvimento dos estudantes e a ressignificação dos tempos e espaços da escola, no intuito de reorganizar o trabalho educativo.

IV. Igualdade e equidade, no intuito de assegurar os direitos de acesso, inclusão e permanência com qualidade no processo de ensino e aprendizagem, bem como superar as desigualdades existentes no âmbito escolar.

Está correto o que se afirma em

Os hebreus são também conhecidos como israelenses ou judeus. A sociedade hebraica se consolidou no segundo milênio antes de Cristo, momento em que o Egito e a Mesopotâmia já eram considerados grandes impérios. Sobre o povo hebreu, analise as afirmativas a seguir.

I. Os hebreus acreditavam ser o povo eleito de Deus.
II. A sociedade hebraica era matriarcal.
III. A sociedade hebraica era escravocrata.
IV. O povo hebreu se dedicou ao comércio e à indústria.
V. A fase inicial de organização política e econômica dos hebreus é conhecida como Período dos Patriarcas.

Está correto o que se afirma em

Deus tinha distribuído tarefas específicas a cada homem, uns deviam orar pela salvação de todos, outros deviam lutar para proteger o povo; cabia aos membros do terceiro Estado, de longe o mais numeroso, alimentar, com seu trabalho, os homens de religião e da guerra. Este padrão, que rapidamente marcou a consciência coletiva, apresentava uma forma simples e uma conformidade com o plano divino e, assim, sancionava a desigualdade social e todas as formas de exploração econômica.
                                                                                                                                                                                                                                            (DUBY, G. As três ordens ou imaginário do feudalismo. Editorial Estampa, Lisboa. 1982.)

Sobre a sociedade feudal, é correto afirmar que:

A reforma religiosa impulsionada por Lutero e Calvino contribuiu, decisivamente, para a desestruturação das relações sociais predominantes no Feudalismo. Foram diversos efeitos provocados por tal reforma.

Constitui um desses efeitos provocados pela reforma religiosa:

Foram muitos os motins, conspirações, revoltas e rebeliões no decorrer da história do domínio português sobre o Brasil nos séculos XVII e XVIII; além de vários movimentos regionais contestatórios e de caráter separatista.

Dentre os movimentos relacionados, assinale o de caráter separatista.

As sociedades desenvolvidas na antiguidade, na região conhecida como crescente fértil, foram extremamente desenvolvidas em diversos aspectos. Um ponto especial do desenvolvimento pode ser observado na organização jurídica de alguns desses povos.

O famoso Código de Hamurabi, primeiro código de leis escritas da Antiguidade, foi uma criação dos povos:

Considerando o trecho anterior, é possível afirmar que se refere à seguinte característica do Renascimento:

O território do Brasil Colonial sob o domínio português foi constantemente ampliado, desrespeitando os limites definidos pelo Tratado de Tordesilhas – processo que recebeu o nome de interiorização. A atitude de adentrar o território brasileiro foi resultado, dentre outras coisas, de atuações econômicas realizadas pelos portugueses.

Dentre as atividades econômicas responsáveis pela interiorização do Brasil destacam-se:

A educação é contínua construção e reconstrução do real, o movimento intelectual que ela comporta, e do qual importa, não pode ser senão uma dupla mão de desintegração das ordens intuídas e percebidas e de uma recomposição dessas mesmas ordens, tendo, por horizonte, uma aventura mental e, por ambição, a comunicação. Em síntese, a conduta do espírito exige sempre o vaivém do todo à parte e da parte ao todo. Diante do exposto, e considerando que quando o professor se posiciona perante os objetivos de sua ação pedagógica ele apresenta seus limites, determina até onde vão seus conhecimentos sobre o assunto que pretende ensinar, assim como é sabedor do que se está trabalhando em cada situação, são considerados tipos de objetivos que devem estar presentes em seu planejamento:

I. Comportamentais: objetivos que possam ser previstos, observados, medidos e comparados sabendo que o conhecimento não é algo pronto e acabado, mas algo em constante movimento e transformação.

II. Abertos: descrevem um encontro educacional. Um encontro que pode ser uma situação criada para permitir que aflorem as características individuais dos alunos, um problema que os alunos devem enfrentar ou ainda uma tarefa a executar. Essa descrição não estipula o que os alunos devem aprender no encontro planejado. É um objetivo que apenas anuncia uma condição, não sendo o desempenho previsível ou programável.

III. Provocativos: consistem em oferecer ao aluno um problema bem determinado, mas com múltiplas possibilidades de solução. O indivíduo deve por em ação sua imaginação para resolver o problema. É um objetivo que especifica a condição e o critério, mas não o desempenho.

Está correto o que se afirma em

Os Incas formaram um vasto império que ocupava a região que hoje corresponde à Bolívia, ao Peru, ao Equador, parte do Chile, chegando até a Argentina. Sua organização social, econômica e política é específica. Considerando sua organização econômica e política, assinale a afirmativa INCORRETA.

Antes da chegada dos europeus às terras que posteriormente foram chamadas de América (que incluem o Brasil), diferentes povos habitavam essa parte do mundo, desenvolvendo culturas diversificadas e construindo sua história.

Considerando as hipóteses sobre o início da ocupação humana na América, analise as afirmativas a seguir.

I. Os primeiros grupos a chegarem ao continente vieram do norte da Ásia, provavelmente, pelo estreito de Bering, que separa a Sibéria (Rússia) do Alasca (Estados Unidos).
II. Os primeiros humanos teriam surgido no continente asiático, e de lá se deslocaram para outras regiões da Terra, entre eles a América.
III. Os primeiros homens e mulheres chegaram à América atravessando o Oceano Pacífico, vindo da Ásia e da Oceania.
IV. Niéde Guidon (arqueóloga brasileira) defende que as mais antigas travessias foram realizadas entre 40 mil e 70 mil anos atrás, e que o ser humano chegou à América por diferentes vias de acesso.

São hipóteses aceitáveis o que se afirma em

O pensamento iluminista, ao mesmo tempo em que refletia o panorama histórico do século XVIII, sedimentava o processo político-revolucionário que teria início no final daquele mesmo século.

Assinale, a seguir, uma formulação correta do pensamento político iluminista.

Em 1534, para promover o povoamento efetivo e o desenvolvimento da América portuguesa, o rei D. João III instituiu as capitanias hereditárias.

Sobre as capitanias hereditárias, analise as afirmativas a seguir.

I. Esse sistema implicou na divisão do território por linhas paralelas ao Equador, em lotes entregues aos chamados capitães donatários.
II. Os capitães donatários formavam um grupo social homogêneo.
III. Os direitos e os deveres dos capitães donatários constavam de um documento denominado Foral.
IV. Os objetivos pretendidos com as capitanias hereditárias se consolidaram totalmente.
V. Apenas prosperaram as capitanias de São Vicente e Pernambuco.

Está correto o que se afirma em

Um dos aspectos mais importantes para os povos da Antiguidade é a sua religião. Ela servia como uma forma de organizar a sociedade, estabelecer princípios jurídicos, éticos e morais. Porém, os inúmeros povos antigos possuíam importantes variáveis no que diz respeito ao aspecto religioso. Dentre os povos antigos vigorava, na maioria das vezes, o politeísmo.

O único povo monoteísta da Antiguidade Oriental foi:

Após o declínio da antiguidade greco-romana, a Europa passou por um processo de ruralização, não existindo mais a ideia de uma organização que remetesse à ideia de um Estado.

Um dos fatores que contribuiu para a fragmentação do poder político na Europa Medieval foi:

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