De acordo com os princípios básicos para a educação infantil expressos no Referencial Curricular do Estado do Paraná, por seu caráter educativo atrelado à exigência de formação mínima e específica dos profissionais e ao fato de estarem submetidas a legislações que regulam seu credenciamento e funcionamento, a educação infantil como primeira etapa da educação básica deve seguir os princípios estabelecidos nas suas diretrizes, definidos no Art. 6º, cujas propostas pedagógicas devem respeitar os princípios éticos, políticos e estéticos. Assinale, a seguir, a alternativa cujos conceitos se referem aos princípios éticos e políticos, respectivamente.
Tales de Mileto foi o primeiro filósofo ocidental de que se tem notícia; é considerado o marco inicial da filosofia ocidental. Tales é apontado como um dos sete sábios da Grécia Antiga e foi o primeiro a explicar o eclipse solar, ao verificar que a Lua é iluminada por esse astro. Além disso, no naturalismo, esboçou o que podemos citar como o primeiro passo do pensamento teórico evolucionista; assinale-o.
O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), na década de 1970, foi o órgão precursor da produção, no Brasil, de uma vacina, junto com a presença de técnicos especialistas do Instituto de Saúde Pública do Chile, utilizando a metodologia Fuenzalida y Palacio modificada. Após os resultados verificados, esse movimento foi adotado pelo Ministério da Saúde, que o transformouem um programa de elevado sucesso, conhecido como Campanha Nacional de Profilaxia do(a):
No livro Historia Animalium, escrito pelo filósofo grego Aristóteles (384-322 a.C.), no século IV a.C, encontra-se a taxonomia zoológica mais antiga conhecida no mundo ocidental. Inicialmente, Aristóteles queria classificar os animais de maneira dicotômica – agrupando os animais com sangue versus animais sem sangue. Porém, a variedade de formas e de categorias para classificar os animais era tão vasta que ele mesmo reconheceu ser impossível agrupar todos os animais em uma única classificação dicotômica.
Além de uma tentativa de classificação dos animais, Aristóteles introduz quatro conceitos-chave em seu livro; assinale-os.
Em botânica, geralmente os grupos taxonômicos recebem nomes com terminações próprias relacionadas com a categoria a que pertencem. Tais nomes podem ter, ou não, o mesmo radical e, os nomes, nas divisões, têm um sufixo específico de acordo com o Código Internacional de Nomenclatura Botânica (ICBN). Sobre tais sufixos, assinale a afirmativa correta.
“No crossing over, as cromátides não irmãs algumas vezes trocam segmentos de DNA de tamanhos diferentes, de modo que um parceiro doa mais genes do que recebe. Os produtos de um crossover não recíproco desse tipo são um cromossomo que doa com uma _______________ e um cromossomo que recebe com uma _______________.”
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Sobre o ciclo da água, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A quantidade de água no Planeta, na forma sólida e líquida, é muito pequena se comparada com as quantidades encontradas no estado gasoso na atmosfera.
( ) A forma gasosa da água é proveniente da evapotranspiração, que é a soma da transpiração dos seres vivos e da evaporação da água no estado líquido.
( ) Na atmosfera, a água gasosa sofre condensação e pode se precipitar na forma líquida (chuva) ou sólida (granizo ou neve), caso haja um resfriamento rápido.
( ) No ciclo, a água que atinge a superfície da terra tem um escoamento superficial que preenche os espaços entre as partículas do solo e das rochas, constituindo a água subterrânea.
( ) A água que atinge a superfície é levada, por percolação, através do solo até a zona saturada e vai diretamente aos lagos, riachos, rios e desses para os oceanos.
A sequência está correta em
Ao resumir a rota da glicólise, é correto afirmar que:
Qualidade na educação é um conceito complexo que pode se modificar conforme o contexto, os valores, a cultura e a identidade de cada local. O assunto está sempre presente nas discussões sobre as políticas públicas da educação no país. Isso ocorre porque uma educação de qualidade é fundamental para promover mudanças significativas. Sabemos que sem ela não haverá condições de alcançar avanços fundamentais em nosso país. A educação de qualidade perpassa todos os âmbitos da escola, mas certamente é o professor o profissional de papel fundamental nesse ambiente, em razão de sua responsabilidade na disseminação, na mediação e na transmissão dos conteúdos historicamente construídos pela humanidade. Considerando os fatores relacionados à gestão da sala de aula com impacto no sucesso ou no fracasso escolar, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A interação do professor com seus alunos é fundamental para a aprendizagem, uma vez que ela torna possível estabelecer novas ações que influenciem no desenvolvimento, agindo na zona de desenvolvimento potencial. Essa interação possibilita ao aluno a apropriação dos instrumentos cognitivos/culturais para desenvolver os processos psicológicos cognitivos superiores.
( ) Para que as estratégias de aprendizagem modifiquem as estruturas cognitivas, é preciso cuidar tanto do planejamento quanto da execução das situações de ensino-aprendizagem.
( ) A organização didática docente confere clareza aos conteúdos, mas torna a sala de aula rígida, em alguns momentos impedindo o estabelecimento de objetivos e a organização de procedimentos que garantam a aprendizagem, inclusive para os alunos com maior risco de fracasso escolar, que devem ter experiência de êxito escolar.
( ) O estabelecimento de rotinas dificulta a aprendizagem, pois impede que o aluno ouse e se lance em direção ao desconhecido, além disso, a configuração de uma rotina dificulta que o professor escute seus alunos sobre as eventuais dificuldades individuais observadas no cotidiano.
( ) A tensão entre a prática pedagógica e as necessidades dos alunos é um dos fatores para a ocorrência das dificuldades de aprendizagem.
( ) Na prática pedagógica e no atendimento das necessidades dos alunos, destaca-se a importância do professor como mediador que privilegia mais a forma e menos o conteúdo, estabelecendo vínculos de amizade com seus alunos.
A sequência está correta em
Com o passar dos anos, várias modificações foram feitas nos métodos científicos existentes, surgindo, inclusive, novas metodologias.
Um exemplo são os métodos hipotético-dedutivos, segundo Bunge e Popper, que apresentam etapas bem distintas. Assinale, a seguir, uma das etapas apresentadas por Popper.
De acordo com o Programa Nacional de Imunizações (2013), a criação de Bio-Manguinhos na Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), em 1976, estruturou uma unidade dedicada ao desenvolvimento e à produção industrial de vacinas, biofármacos e reagentes para diagnóstico. Já em 1983, a criação do Programa de Autossuficiência Nacional em Imunobiológicos (PASNI) alavancou de forma expressiva o desenvolvimento de Bio-Manguinhos, aumentando, significativamente, sua escala de produção, tendo como prioridade, além de reativos para diagnóstico, a produção de vacinas contra:
Com o avanço do projeto genoma humano, verificou-se que a espécie Homo sapiens, em relação a outras espécies de grandes símios, possui uma menor variabilidade. Pouca variabilidade foi acumulada em nossa espécie pelo fato do homem moderno ter surgido em um tempo mais recente do que os demais símios. A divergência em nossa espécie pode ser analisada observando-se a partição da variabilidade genética em diferentes níveis: dentro das populações ou individual, entre as populações e entre os grupos geográficos/continentais que são as supostas “raças”. Para todos os dados genéticos utilizados obtêm-se, em média, uma:
Analise as afirmativas a seguir.
I. Convulsões musculares leves, fenda labial e/ou palatina, anomalias cardíacas, calcanhar proeminente, deficiência mental e surdez.
II. Hiperflexibilidade das articulações, retardo mental, cabeça larga, face redonda, boca aberta com língua grande, prega epicântica, mãos largas e curtas com prega palmar e baixa estatura.
III. Mulher com atraso do desenvolvimento sexual, geralmente estéril, baixa estatura, pescoço alado, anormalidades cardiovasculares e deficiência auditiva.
Os fenótipos em I, II e III descrevem, respectivamente, as seguintes síndromes:
A quebra de um cromossomo pode ocorrer devido a agentes danosos como a radiação ou por erro na meiose. Isso pode levar a alguns tipos de alterações na estrutura cromossômica como, por exemplo, a translocação, que ocorre quando um fragmento do cromossomo: