Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 39 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q779502

O gerenciamento das diferenças entre pessoas, em uma determinada cultura, como limitações físicas, cor da pele, preferências pessoais, hábitos e modo de vestir, está submetido à

Carregando...
Q779507

Os relacionamentos interorganizacionais atualmente possuem uma nova orientação e parceria. Um bom relacionamento pode fazer com que uma empresa produza com maior intensidade e atenda seus clientes com mais qualidade na oferta de produtos ou serviços. São características da nova orientação:

Carregando...
Q779514

A montagem de equipes é um dos grandes desafios gerenciais, por isso, quando boas, significam produzir mais e melhor, já que elas reúnem várias características em torno de si.

A alternativa que não diz respeito à formação de equipes é a

Carregando...
Q779499

O Poder Público Municipal, devidamente eleito pela população, no exercício de 2015, não observou as previsões orçamentárias do período e não aplicou o percentual destinado às áreas de Educação e de Saúde, empregando-os na folha de pessoal, com o pagamento dos funcionários públicos, cuja despesa consumiu 70% do montante dos recursos previstos no orçamento do referido ano. Dentre as leis constantes, o Gestor Público deixou de cumprir

Carregando...
Q779487

A associação de conceitos científicos com questões sociais e políticas ocorreu, em diversos contextos, ao longo da história das sociedades. Em alguns deles, pressupostos sem sustentação racional foram aceitos como verdades científicas, como a crença na determinação genética como base de diferenciação e de classificação entre seres humanos. A alternativa que exemplifica a utilização desse tipo de contexto é a

Carregando...
Q779482

A voz autoral, nesse poema-canção,

Carregando...
Q779494

Com base em sua Lei Orgânica, compete ao município de Ilhéus

Carregando...
Q779506

Os líderes e supervisores de equipes acabam desempenhando um papel fundamental para que seus liderados alcancem seus objetivos pessoais e organizacionais. A crença de que líderes devem oferecer o direcionamento necessário, ajudar os subordinados a esclarecer como podem cumprir suas atividades e reduzir os obstáculos que limitam ou atrapalham o progresso do funcionário na realização de objetivos é chamada de Teoria

Carregando...
Q779498

A Gestão organizacional de uma empresa apoia-se na Cultura Organizacional e no estilo de liderança dos seus gestores. Os níveis administrativos intermediários são instrumentos auxiliares da alta gestão, principalmente quando a sua estrutura é bastante verticalizada (característica das organizações de grande porte). O organograma de uma empresa, com suas linhas, seu staff e a sua divisão do trabalho refletem a sua cultura existente, uma vez que as linhas de comando e de autoridade estão ali representadas. Sobre a Cultura Organizacional, é correto afirmar:

Carregando...
Q779513

O comportamento humano está sempre associado a algum tipo de necessidade, como a de aflição, a de realização ou a de poder. Rensis Likert (1964) se refere a dois tipos de supervisão diretamente relacionados ao comportamento humano na organização, quais sejam: os supervisores orientados para o trabalho, que tendem a controlar os subordinados, e os supervisores orientados para o empregado, que tendem a se preocupar com os aspectos humanos dos seus subordinados.

Em função disso, esse autor faz uma abordagem sobre os sistemas administrativos, estabelecendo suas correlações no comportamento organizacional.

A alternativa cuja a descrição está corretamente correlacionada com o comportamento organizacional se encontra no Sistema

Carregando...
Q779486

Cidadãos brasileiros são percebidos pelos poderosos de plantão não como cidadãos, mas como simples massa de manobra, gente para ser enganada a cada eleição. Talvez, por isso, nossos governantes, uma vez no poder, dedicam-se a criar as bases de sua permanência na função obtida, preparando-se para a próxima eleição. Não querem perder as vantagens conquistadas ou voltar a ser apenas parte da Nação. O povo nas ruas pode ser bom, mas substituir a democracia representativa pela direta é inviável numa sociedade complexa. Afinal, não estamos mais na Grécia Antiga, não cabemos todos numa praça. Precisamos, pois, de representantes. Porém, chegou a hora de estes mudarem sua forma de fazer política, criar leis e fazer justiça. Temos que melhorar nossa democracia. (PINSKY, 2014).

Marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.

A participação do povo, “nas ruas", ao longo da história da sociedade brasileira, manifestando seus interesses por um país mais justo, mais ético e mais igualitário, pode ser identificada

( ) nas manifestações dos Caras Pintadas, que desempenharam um papel importante no processo de impeachment do presidente Fernando Collor de Mello.

( ) na Passeata dos Cem Mil, que protestou contra as Reformas de Base implementadas pelo governo João Goulart.

( ) nas manifestações rurais organizadas pelas Ligas Camponesas, que determinaram o fim do regime ditatorial militar.

( ) nas ondas de protestos pelo Brasil, reclamando contra os gastos com a Copa do Mundo de 2014 e pedindo, também, mais controle sobre a corrupção no país.

A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a

Carregando...
Q779479


A passagem do texto que retrata, com mais propriedade, a peça publicitária “Reprogramação Mental" é a

Carregando...
Q779493

Em relação aos servidores, segundo a Lei n° 3760/15, identifique com V as afirmartivas verdadeiras e com F, as falsas.

( ) O vencimento, a remuneração e o provento do servidor público serão objeto de arresto, sequestro ou penhora, exceto em casos de prestação de alimentos resultante de decisão judicial.

( ) Os servidores que trabalham com habitualidade em locais insalubres e/ou em contato permanente com substâncias tóxicas ou com risco de vida fazem jus a um adicional em razão da periculosidade e da insalubridade, que será analisado pela autoridade competente, não sendo obrigatório para sua concessão laudo médico e/ou de segurança do trabalho, através de órgão oficial do município.

( ) A gratificação de função é a vantagem calculada sobre o vencimento do cargo de provimento efetivo a que faz jus o servidor por anuênio de efetivo exercício no município.

( ) Mediante autorização do servidor, poderá haver consignação em folha de pagamento a favor de terceiros, a critério da Administração, na forma definida em regulamento, respeitando-se o limite mínimo de preservação de sobrevivência do servidor.

( ) O serviço noturno prestado em horário compreendido entre 20 (vinte) horas de um dia a 5 (cinco) horas do dia seguinte terá o valor/hora acrescido de mais 20% (vinte por cento), computando-se cada hora como 51 (cinquenta e um) minutos e 30 (trinta) segundos.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

Carregando...
Q779481

“Nesse contexto, Freud se refere aos “mal-estares" da nossa civilização" (l. 63-64)

A alternativa que apresenta o termo em negrito com a mesma função morfossintática do termo assinalado em negrito da oração em destaque é

Carregando...
Q779501

A Prefeitura Municipal fará obras e serviços de engenharia para a recuperação asfáltica e ampliação do calçamento das ruas da cidade. O valor estimado das obras e dos serviços foi aproximadamente de R$1.700.000,00 (um milhão e setecentos mil reais).

De acordo com a Lei de Licitação n° 8.666/1993, a Prefeitura deverá executar

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) E
  • 3) E
  • 4) B
  • 5) C
  • 6) E
  • 7) B
  • 8) E
  • 9) E
  • 10) A
  • 11) B
  • 12) C
  • 13) D
  • 14) B
  • 15) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282