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Artigo 9º - A legislação nacional determina componentes obrigatórios que devem ser tratados em uma ou mais das áreas de conhecimento para compor o currículo:

I - São definidos pela LDB:

( ) Ensino da História do Europeu, que leva em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo europeu.

( ) O estudo da Língua Portuguesa e da Matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente da América do Norte e Brasil.

( ) O ensino da Arte, especialmente em suas expressões regionais, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos estudantes, com a Música como seu conteúdo obrigatório e exclusivo.

( ) A Filosofia e a Sociologia em todos os anos do curso.

( ) A Educação Física, integrada à proposta pedagógica da instituição de ensino, sendo sua prática facultativa ao estudante nos casos previstos em Lei.

Com base na Resolução nº 2 de 2012, indique, na ordem apresentada, se as alternativas acima são verdadeiras V ou falsas F:

Com base na Lei n° 13.005 de 2014, marque a opção incorreta:

Artigo 4º - As unidades escolares que ministram esta etapa da Educação Básica (Ensino Médio) devem estruturar seus projetos político-pedagógicos considerando as finalidades previstas na Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional):

I - A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos.

II - A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores.

III - O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

IV - A compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática.

Segundo a Resolução nº 2 de 2012, está correto o que se afirma em:

“A criação do ________________________ (1931), a organização do ensino superior (1931) e, principalmente, as ____________________ (1931-1932) normatizaram rigidamente a educação nacional, apoiando e apoiados pela Igreja Católica, apesar das tendências laicistas dos “pioneiros" ou “reformadores" da educação que, desde os anos 1920, atuavam nos estados organizando o ensino primário". (CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. A 'Era das Diretrizes": A disputa pelo projeto de educação dos mais pobres, p. 14).

Assinale a alternativa que preenche as lacunas de forma correta e consecutiva:

As orientações deste Parecer em relação ao planejamento, estruturação e organização dos cursos e currículos, se restringem à indicação de critérios a serem contemplados, com base em princípios norteadores da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, tais como:

I. Dissociabilidade entre educação e prática social, considerando-se a historicidade dos conhecimentos e dos sujeitos da aprendizagem.

II. Respeito aos valores estéticos, políticos e éticos, na perspectiva do desenvolvimento de aptidões para a vida social e produtiva.

III. Pesquisa e trabalho, respectivamente, como princípios educativo e pedagógico.

Com base na Resolução CNE/CEB nº 06/2012, está correto o que se afirma em:

“A primeira notícia de um esforço governamental em direção à profissionalização data de 1809, quando um Decreto do Príncipe Regente, futuro D. João VI, criou o ____________________________, logo após a suspensão da proibição de funcionamento de indústrias manufatureiras em terras brasileiras. Posteriormente, em 1816, era proposta a criação de uma “Escola de Belas Artes", com o propósito de articular o ensino das ciências e do desenho para os ofícios mecânicos". (Parecer CNE/CEB nº 16/99).

Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:

São diretrizes do Plano Nacional de Educação – PNE (Lei n° 13.005 de 2014):

( ) Erradicação do preconceito e da homofobia nas escolas.

( ) Universalização do atendimento escolar.

( ) Promoção humanística, científica, cultural e tecnológica do País.

( ) Inclusão efetiva de alunos com doenças psicossomáticas.

( ) Melhoria da qualidade da educação.

Indique se as alternativas acima são verdadeiras V ou falsas F:

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