Art. 5º - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
I. É assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional.
II. Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras, transmissível aos herdeiros pelo tempo que a família fixar.
III. São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.
De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, a(s) alternativa(s) incorreta(s) é(são):
“Em música, a partir dos anos ___, dominou o __________________, que teve à frente o compositor _____________. Embora não tenha sido o primeiro programa de educação musical brasileiro sério, nem o único, pois coexistiu em um emaranhado de tendências diversas, notadamente a escolanovista, esse projeto pretendia levar a linguagem musical de maneira sistemática a todo o país [...]." (Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Arte).
Assinale a alternativa que preenche as lacunas de forma correta:
Escolha a alternativa que preenche corretamente os espaços abaixo:
______você não fez as compras que pedi? Esqueceu o dinheiro ou não entendeu o ______ de uma lista tão extensa? Acredito que é _____ você está sempre com a cabeça na lua. De fato, talvez esta seja a causa ____esperei em vão.
O uso do hífen está correto nas palavras da alternativa:
“A aprendizagem da Arte é obrigatória pela Lei de Diretrizes e Bases - LDB – no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, no entanto, essa obrigatoriedade não é suficiente para garantir a existência da Arte no currículo. Somente a ação do professor pode torná-la essencial para favorecer o crescimento individual e o comportamento dos cidadãos. Ao Poder Público cabe propiciar meios para que os professores desenvolvam a capacidade de compreender, e conceber a Arte. A falta de um aprofundamento dos professores de Ensino Fundamental e Médio pode retardar a Nova Arte. A Arte-Educação tem sua missão de favorecer o conhecimento das diversas formas de Arte." (BARBOSA, Ana Mae. Inquietação e mudanças no ensino da arte).
A Arte-Educação mudou nos seguintes aspectos:
I. Maior compromisso com a cultura e com a história.
II. Ênfase, especificamente, na leitura de obras.
III. Influir positivamente no desenvolvimento cultural dos estudantes pelo ensino-aprendizagem da Arte.
Segundo a autora, as alternativas incorretas são:
“Entende-se o estudante na escola como um produtor de cultura em formação. A escola deve incorporar o universo jovem, trabalhando seus valores estéticos, escolhas artísticas e padrões visuais. Não se pode imaginar uma escola que mantenha propostas educativas em que o universo cultural do aluno fique fora da sala de aula. A escola também deve ter propostas de orientação para jovens que ampliem seu repertório estético e os ajudem a posicionar-se criticamente sobre questões da vida artística e social do cidadão." (Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Arte).
De acordo com o documento, as aulas de artes visuais devem ajudar o jovem a aprender e ter experiências sobre:
I. O cuidado no uso de materiais e técnicas de artes visuais, preservando sua saúde, valorizando o meio ambiente e o espaço de convívio direto com as outras pessoas.
II. Sua autoimagem a ser continuamente reinterpretada e reconstruída com base em conquistas pessoais e no confronto crítico com imagens veiculadas pelas diversas mídias.
III. Sua inserção no universo da arte, valorizando e respeitando a produção de artistas homens e mulheres, jovens e idosos das diversas culturas.
Das alternativas acima, quais estão corretas?