Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 40 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q662656

A história natural da doença refere-se a uma descrição da progressão ininterrupta de uma doença em um indivíduo desde o momento da exposição aos agentes causais até a recuperação ou a morte. No modelo da história natural da doença, a prevenção pode ser feita no período pré-patogênico e patogênico, com ações de prevenção primária, secundária e terciária. Identifique a alternativa abaixo que NÃO corresponde a uma ação desenvolvida na prevenção primária:

Carregando...
Q662668

Leia as sentenças abaixo sobre as considerações científicas a respeito dos fluoretos e preencha as lacunas com V (verdadeiro) e F (falso). ( ) A solução concentrada, normalmente de fluoreto de sódio indicada para ser bochechada diariamente é de NaF a 0,02% e semanal ou quinzenalmente é de NaF a 0,5%. ( ) A concentração de flúor adicionada aos dentifrícios, usualmente em torno de 1.100 ou 1.700 ppm, tem, comprovadamente, efeito sobre a prevalência e gravidade da cárie em populações. ( ) Os géis fluoretados podem ser considerados um meio coletivo de obtenção de flúor. ( ) Para os vernizes com flúor, recomendam-se, no mínimo, duas aplicações anuais para pacientes com atividade de cárie ou com história passada de alta experiência de cárie. A sequência correta corresponde a letra:

Carregando...
Q662670

Os cistos da lâmina dentária são pequenos nódulos bastante comuns na cavidade bucal dos recém-nascidos. Tais cistos recebem diferentes nomenclaturas, de acordo com a sua localização e características. Quando localizados ao longo da rafe palatina mediana, derivados do tecido epitelial aderido ao longo da rafe do feto em crescimento, são denominados de:

Carregando...
Q662663

Analise abaixo as afirmativas relacionadas ao SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) e, a seguir, marque a alternativa CERTA: 1 É alimentado, principalmente, pela investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória. 2 O seu uso sistemático, de forma centralizada, contribui para que os profissionais de saúde tornem as informações disponíveis para a comunidade. 3 A ocorrência de suspeita ou confirmação de eventos de saúde pública, doenças e agravos listados na Portaria nº 204, de 17 de fevereiro de 2016, são de comunicação obrigatória à autoridade de saúde, realizada pelos médicos, profissionais de saúde ou responsáveis pelos estabelecimentos de saúde públicos. 4 É facultado a estados e municípios incluir outros problemas de saúde importantes em sua região na lista de doenças de notificação compulsória.

Carregando...
Q662649

O PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica) se insere em um contexto no qual o Governo Federal, crescentemente, se compromete e desenvolve ações voltadas para a melhoria do acesso e da qualidade no SUS. Dentre os desafios que o PMAQ pretende enfrentar para a qualificação da Atenção Básica, destacam-se: 1 Ambiência pouco acolhedora das UBS, transmitindo aos usuários uma impressão de que os serviços ofertados são de baixa qualidade e negativamente direcionados à população pobre. 2 Inadequadas condições de trabalho para os profissionais, comprometendo sua capacidade de intervenção e satisfação com o trabalho. 3 Alto investimento em infraestrutura de informática, mas insuficiente uso das tecnologias da informação para a tomada de decisão. 4 Incipiência dos processos de gestão, mesmo descentralizados na indução e no acompanhamento da qualidade. 5 Pouca integração das equipes de AB com a rede de apoio diagnóstico e terapêutico e com os outros pontos da Rede de Atenção à Saúde (RAS).

Carregando...
Q662651

Considerando os conceitos presentes no Decreto 7508 de 28 de junho de 2011, relacione corretamente a primeira coluna com a segunda:

Assinale a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q662674

Tomando como base o equipamento na concepção ergonômica, leia atentamente as afirmativas abaixo e marque a opção CORRETA: 1 A forma da cadeira odontológica deve ser reta, permitindo que o paciente seja confortavelmente instalado. Deve permitir posicionamento horizontal do usuário (a chamada posição supina). 2 A base do mocho deve ter preferentemente 4 rodízios, para permitir deslocamento sem risco de queda. 3 Recomenda-se que o compressor de ar tenha um nível de ruído muito compatível, satisfatório a ponto de sequer ser percebido pela equipe e o paciente. 4 O braço do refletor deve ter extensão suficiente para que o foco luminoso recaia verticalmente na boca do paciente, quando na posição supina.

Carregando...
Q662648

No processo de educação em saúde, vários são os fatores que podem influenciar os níveis de aprendizagem, facilitando a sua consolidação. Abaixo estão listados os mais imediatamente envolvidos com o sucesso da aprendizagem, são eles: 1 Estímulo a percepção do aprendiz 2 Uso de vocabulário adequado 3 Empatia 4 Padronização do instrumento educativo usado 5 Ênfase no universo simbólico

Carregando...
Q662650

Os Padrões Essenciais são aqueles relacionados às condições mínimas de acesso e qualidade que as equipes de Atenção Básica devem ofertar aos usuários. Conforme a Portaria GM/MS nº 1.645 de 02/10/2015 que dispõe sobre o PMAQ-AB, caso a equipe contratualizada não alcance todos os padrões essenciais de qualidade, ela será automaticamente certificada com desempenho ruim. De acordo com o III Ciclo do PMAQ – AB, preencha as lacunas com V (verdadeiro) e F (falso) sobre os padrões considerados essenciais para a Equipe de Saúde Bucal: 1 Caneta de alta rotação ( ) 2 Caneta de baixa rotação ( ) 3 Cuspideira ( ) 4 Brocas de baixa rotação ( ) 5 Aparelho de Rx odontológico ( ) 6 Brocas de alta rotação ( )

Carregando...
Q662667

O uso de dentifrícios fluoretados tem sido considerado responsável pela diminuição nos índices de cárie observados hoje em todo mundo, mesmo em países ou regiões que não possuem água fluoretada. Cientificamente, é CORRETO afirmar que: 1 O composto fluoretado escolhido na fabricação, interfere na eficácia do dentifrício. Além disso, os demais componentes da formulação devem ser compatíveis para evitar que o flúor se ligue a outros íons, tornando-se insolúvel e perdendo sua ação. 2 Dois tipos de compostos fluoretados são comumente utilizados nos dentifrícios: fluoreto de sódio (NaF) ou monofluorfosfato de sódio (MFP, Na2PO3F). Ambos liberam o íon fluoreto na cavidade bucal, o primeiro por ionização quando em contato com água e o MFP pela ação de enzimas chamadas fosfatases, que estão presentes na cavidade bucal. 3 O NaF não deve ser agregado a dentifrícios contendo Ca como abrasivo, pois ocorre a ligação do flúor com o cálcio do abrasivo, formando-se fluoreto de cálcio (CaF2) dentro do tubo e não no dente, impedindo a sua ação preventiva. 4 Com o objetivo de reduzir os riscos de desenvolvimento de fluorose dentária em crianças em idade pré-escolar, têm sido recomendados dentifrícios com baixa concentração de fluoretos (cerca de 500 ppm F).

Carregando...
Q662655

Na Epidemiologia, a prevalência pode ser definida como a proporção de casos existentes numa determinada população e num determinado momento temporal. Pode sofrer influência e ter seu valor aumentado em decorrência de alguns fatores como:

Carregando...
Q662662

Considerando o conhecimento atual sobre a cárie dentária, pode-se destacar como verdadeiro que: 1 O controle da cárie dentária, assim como o da maioria das doenças crônicas como câncer, doenças cardiovasculares e diabetes, deve incluir estratégias múltiplas direcionadas aos determinantes no nível do indivíduo, da família e da população. 2 O biofilme dental é o fator biológico indispensável para a formação da lesão de cárie, mas não é suficiente para que esse tipo de lesão ocorra. 3 As lesões de cáries dentárias só ocorrem em áreas nas quais o biofilme encontra-se estagnado, tendo como localização preferencial a margem gengival, as superfícies proximais logo acima do ponto de contato e o sistema de fóssulas e fissuras das superfícies oclusais.

Carregando...
Q665433

A concordância nominal está correta em todas as alternativas, exceto em:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) E
  • 3) D
  • 4) A
  • 5) A
  • 6) A
  • 7) E
  • 8) D
  • 9) B
  • 10) D
  • 11) E
  • 12) D
  • 13) D
  • 14) D
  • 15) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282