Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:
Questões com:
Excluir questões:

Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...
Exibindo 1 a 15 de 28 questões. Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:

Os cistos da lâmina dentária são pequenos nódulos bastante comuns na cavidade bucal dos recém-nascidos. Tais cistos recebem diferentes nomenclaturas, de acordo com a sua localização e características. Quando localizados ao longo da rafe palatina mediana, derivados do tecido epitelial aderido ao longo da rafe do feto em crescimento, são denominados de:

Carregando...

O PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica) se insere em um contexto no qual o Governo Federal, crescentemente, se compromete e desenvolve ações voltadas para a melhoria do acesso e da qualidade no SUS. Dentre os desafios que o PMAQ pretende enfrentar para a qualificação da Atenção Básica, destacam-se: 1 Ambiência pouco acolhedora das UBS, transmitindo aos usuários uma impressão de que os serviços ofertados são de baixa qualidade e negativamente direcionados à população pobre. 2 Inadequadas condições de trabalho para os profissionais, comprometendo sua capacidade de intervenção e satisfação com o trabalho. 3 Alto investimento em infraestrutura de informática, mas insuficiente uso das tecnologias da informação para a tomada de decisão. 4 Incipiência dos processos de gestão, mesmo descentralizados na indução e no acompanhamento da qualidade. 5 Pouca integração das equipes de AB com a rede de apoio diagnóstico e terapêutico e com os outros pontos da Rede de Atenção à Saúde (RAS).

Carregando...

Analise abaixo as afirmativas relacionadas ao SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) e, a seguir, marque a alternativa CERTA: 1 É alimentado, principalmente, pela investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória. 2 O seu uso sistemático, de forma centralizada, contribui para que os profissionais de saúde tornem as informações disponíveis para a comunidade. 3 A ocorrência de suspeita ou confirmação de eventos de saúde pública, doenças e agravos listados na Portaria nº 204, de 17 de fevereiro de 2016, são de comunicação obrigatória à autoridade de saúde, realizada pelos médicos, profissionais de saúde ou responsáveis pelos estabelecimentos de saúde públicos. 4 É facultado a estados e municípios incluir outros problemas de saúde importantes em sua região na lista de doenças de notificação compulsória.

Carregando...

Leia as sentenças abaixo sobre as considerações científicas a respeito dos fluoretos e preencha as lacunas com V (verdadeiro) e F (falso). ( ) A solução concentrada, normalmente de fluoreto de sódio indicada para ser bochechada diariamente é de NaF a 0,02% e semanal ou quinzenalmente é de NaF a 0,5%. ( ) A concentração de flúor adicionada aos dentifrícios, usualmente em torno de 1.100 ou 1.700 ppm, tem, comprovadamente, efeito sobre a prevalência e gravidade da cárie em populações. ( ) Os géis fluoretados podem ser considerados um meio coletivo de obtenção de flúor. ( ) Para os vernizes com flúor, recomendam-se, no mínimo, duas aplicações anuais para pacientes com atividade de cárie ou com história passada de alta experiência de cárie. A sequência correta corresponde a letra:

Carregando...

A história natural da doença refere-se a uma descrição da progressão ininterrupta de uma doença em um indivíduo desde o momento da exposição aos agentes causais até a recuperação ou a morte. No modelo da história natural da doença, a prevenção pode ser feita no período pré-patogênico e patogênico, com ações de prevenção primária, secundária e terciária. Identifique a alternativa abaixo que NÃO corresponde a uma ação desenvolvida na prevenção primária:

Carregando...

Considerando os conceitos presentes no Decreto 7508 de 28 de junho de 2011, relacione corretamente a primeira coluna com a segunda:

Assinale a alternativa CORRETA:

Carregando...

Os Padrões Essenciais são aqueles relacionados às condições mínimas de acesso e qualidade que as equipes de Atenção Básica devem ofertar aos usuários. Conforme a Portaria GM/MS nº 1.645 de 02/10/2015 que dispõe sobre o PMAQ-AB, caso a equipe contratualizada não alcance todos os padrões essenciais de qualidade, ela será automaticamente certificada com desempenho ruim. De acordo com o III Ciclo do PMAQ – AB, preencha as lacunas com V (verdadeiro) e F (falso) sobre os padrões considerados essenciais para a Equipe de Saúde Bucal: 1 Caneta de alta rotação ( ) 2 Caneta de baixa rotação ( ) 3 Cuspideira ( ) 4 Brocas de baixa rotação ( ) 5 Aparelho de Rx odontológico ( ) 6 Brocas de alta rotação ( )

Carregando...

No processo de educação em saúde, vários são os fatores que podem influenciar os níveis de aprendizagem, facilitando a sua consolidação. Abaixo estão listados os mais imediatamente envolvidos com o sucesso da aprendizagem, são eles: 1 Estímulo a percepção do aprendiz 2 Uso de vocabulário adequado 3 Empatia 4 Padronização do instrumento educativo usado 5 Ênfase no universo simbólico

Carregando...

O uso de dentifrícios fluoretados tem sido considerado responsável pela diminuição nos índices de cárie observados hoje em todo mundo, mesmo em países ou regiões que não possuem água fluoretada. Cientificamente, é CORRETO afirmar que: 1 O composto fluoretado escolhido na fabricação, interfere na eficácia do dentifrício. Além disso, os demais componentes da formulação devem ser compatíveis para evitar que o flúor se ligue a outros íons, tornando-se insolúvel e perdendo sua ação. 2 Dois tipos de compostos fluoretados são comumente utilizados nos dentifrícios: fluoreto de sódio (NaF) ou monofluorfosfato de sódio (MFP, Na2PO3F). Ambos liberam o íon fluoreto na cavidade bucal, o primeiro por ionização quando em contato com água e o MFP pela ação de enzimas chamadas fosfatases, que estão presentes na cavidade bucal. 3 O NaF não deve ser agregado a dentifrícios contendo Ca como abrasivo, pois ocorre a ligação do flúor com o cálcio do abrasivo, formando-se fluoreto de cálcio (CaF2) dentro do tubo e não no dente, impedindo a sua ação preventiva. 4 Com o objetivo de reduzir os riscos de desenvolvimento de fluorose dentária em crianças em idade pré-escolar, têm sido recomendados dentifrícios com baixa concentração de fluoretos (cerca de 500 ppm F).

Carregando...

Considerando o conhecimento atual sobre a cárie dentária, pode-se destacar como verdadeiro que: 1 O controle da cárie dentária, assim como o da maioria das doenças crônicas como câncer, doenças cardiovasculares e diabetes, deve incluir estratégias múltiplas direcionadas aos determinantes no nível do indivíduo, da família e da população. 2 O biofilme dental é o fator biológico indispensável para a formação da lesão de cárie, mas não é suficiente para que esse tipo de lesão ocorra. 3 As lesões de cáries dentárias só ocorrem em áreas nas quais o biofilme encontra-se estagnado, tendo como localização preferencial a margem gengival, as superfícies proximais logo acima do ponto de contato e o sistema de fóssulas e fissuras das superfícies oclusais.

Carregando...

Tomando como base o equipamento na concepção ergonômica, leia atentamente as afirmativas abaixo e marque a opção CORRETA: 1 A forma da cadeira odontológica deve ser reta, permitindo que o paciente seja confortavelmente instalado. Deve permitir posicionamento horizontal do usuário (a chamada posição supina). 2 A base do mocho deve ter preferentemente 4 rodízios, para permitir deslocamento sem risco de queda. 3 Recomenda-se que o compressor de ar tenha um nível de ruído muito compatível, satisfatório a ponto de sequer ser percebido pela equipe e o paciente. 4 O braço do refletor deve ter extensão suficiente para que o foco luminoso recaia verticalmente na boca do paciente, quando na posição supina.

Carregando...

Na Epidemiologia, a prevalência pode ser definida como a proporção de casos existentes numa determinada população e num determinado momento temporal. Pode sofrer influência e ter seu valor aumentado em decorrência de alguns fatores como:

Carregando...

Leia as afirmativas abaixo sobre a Febre Amarela e marque a alternativa CORRETA: 1 A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. 2 O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados, podendo haver transmissão direta de pessoa a pessoa. 3 A doença tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti. 4 Os sintomas iniciais da febre amarela incluem o início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. 5 Dados demonstram que cerca de 15% dos doentes apresentam um breve período de horas a um dia sem sintomas e, então, desenvolvem uma forma mais grave da doença. 6 No Brasil, no entanto, a vacinação é recomendada para as pessoas a partir de 6 meses de idade conforme orientações para vacinação e que residem ou se deslocam para os municípios que compõem a Área Com Recomendação de Vacina.

Carregando...

A RDC nº 15, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, de 15 de março de 2012 dispõe sobre requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde e dá outras providências. Analise as sentenças abaixo relacionadas ao texto da RDC nº 15 e escolha a opção CORRETA: 1 Produtos para saúde classificados como críticos devem ser submetidos ao processo de esterilização, após a limpeza e demais etapas do processo. 2 Produtos para saúde classificados como semicríticos devem ser submetidos, no mínimo, ao processo de limpeza. 3 Produtos para saúde classificados como não-críticos devem ser submetidos ao processo de desinfecção de alto nível, após a limpeza. 4 Produtos para saúde classificados como semicríticos devem ser submetidos, no mínimo, ao processo de desinfecção de alto nível, após a limpeza.

Carregando...

Entre os dois principais sistemas de tampões salivares, o do ácido carbônico/bicarbonato leva vantagem sobre o do fosfato por diversas razões, entre elas: 1 Pode tamponar rapidamente pela perda de dióxido de carbono. 2 É mais eficiente, pois seu pK é mais distante do pH do biofilme dentário. 3 Quando o fluxo aumenta, a concentração de bicarbonato cai drasticamente, enquanto que o fosfato aumenta com o fluxo.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) A
  • 3) A
  • 4) E
  • 5) C
  • 6) A
  • 7) E
  • 8) D
  • 9) D
  • 10) D
  • 11) B
  • 12) D
  • 13) A
  • 14) C
  • 15) C
  •  

Questões de concurso

Nesse texto você vai saber tudo sobre nosso site de questões de concurso, verá também questões de concurso por assunto, questões de concurso público com gabarito e muito mais! Com toda a certeza se você utilizar uma plataforma online, como a do aprova questões para responder questões de concurso, sua preparação ficará ainda melhor.

Responder questões de concurso

Em resumo é muito importante que ao se preparar para concursos, você comece pela leitura do edital para identificar dentro da bibliografia recomendada quais são os assuntos e temas que deverá estudar para conquistar sua vaga no serviço público. Feito isto, você pode optar por estudar com um curso online, de preferência que possua videoaulas e não apostilas, que expliquem e exemplifiquem todo o conteúdo. Optando por aprender o conteúdo de maneira online e com videoaulas, você poderá se preparar em qualquer lugar, e no horário que achar melhor conforme a sua rotina de trabalho ou de atividades que precisa realizar no dia a dia.

E depois que você já tiver lido e revisado todo o conteúdo, a melhor maneira de fixar tudo, testar e saber quais pontos você precisará dar mais atenção, é responder questões de concurso. Busque por concurso, assunto ou disciplina ou até mesmo pela última prova aplicada pelo órgão que você deseja ingressar. É possível também utilizar o filtro para selecionar tudo que já foi aplicado para o cargo que você deseja conquistar, selecionando ainda pelas bancas, também chamadas de organizadoras dos concursos públicos ou ainda pelo ano de aplicação das provas.

Da mesma maneira, você pode selecionar questões por instituição ou órgão público (por exemplo: Prefeituras, Secretarias Estaduais, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Eleitoral, entre outros); ano de aplicação (desde 1996 até o ano atual); disciplina (Administração, Língua Portuguesa, Matemática, Economia, Antropologia, Artes, Direito do Trabalho, Filosofia, Biologia, e muitas outras); nível de escolaridade (fundamental, médio ou superior); modalidade (múltipla escolha, discursiva e certo/errado) e ainda área de formação (Agronomia, Engenharia Civil, Jornalismo, Ciência da Computação, Direito, Educação Física, Enfermagem, Medicina e muitas outras opções).

E ainda, se você deseja ver questões de concursos públicos com vídeo resposta fique sabendo que isso também é possível. Além de você ter acesso ao texto das questões, poderá ver uma explicação sobre o tema tratado, gravada especialmente para a nossa plataforma, por um professor especialista no assunto, tema ou disciplina descrito na pergunta que você selecionou para responder. Com certeza essa ferramenta auxiliará muito no entendimento do tema e contribuirá para você conquistar a tão sonhada vaga de servidor público em qualquer órgão, seja na esfera municipal, estadual ou até mesmo federal.

Questões de concurso por assunto

Primeiramente, é importante ressaltar que nosso banco de dados possui milhares de questões de concurso público com gabarito, perguntas dos mais diversos assuntos, a fermenta é atualizada diariamente! Isso mesmo, todos os dias nossos colaboradores inserem as questões dos últimos concursos públicos realizados. E, além das questões de concurso, você também pode visualizar as questões de todas as edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame da Ordem dos Advogados (OAB) e Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Por exemplo, se você estuda para concursos de nível fundamental poderá filtrar apenas questões de concurso por assunto que tratem sobre equações de primeiro grau, regra três, conjuntos numéricos e operações, regras de acentuação, pontuação, entre outros temas de matemática e língua portuguesa. Por outro lado, se o seu objetivo são os certames de nível médio, poderá selecionar questões sobre conhecimentos gerais, atualidades, sistemas operacionais, planilhas de cálculos, hardware e software, probabilidade, porcentagem, regência verbal, gêneros textuais, entre outros. E se o seu sonho é uma vaga de nível superior é importante treinar com questões de direito constitucional e administrativo, segurança da informação e da internet, política, economia, estatística, geometria, sintaxe, semântica e muitos outros assuntos.

Por fim, existe ainda a possibilidade de você inserir uma anotação, referente a questão de concurso público que você está respondendo. Isso facilita muito seu aprendizado, você conseguirá gravar com mais facilidade aquele assunto complicado que precisa de atenção. Essa ferramenta foi criada para que você consiga destacar e comentar tudo o que acha importante referente ao tema estudado. E não se preocupe, a anotação é pessoal e sigilosa, somente você terá acesso e poderá visualizar o que escreveu.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282