Assinale a alternativa correta. Podemos falar sobre fator reumatoide: I- Fator Reumatóide é um grupo de auto-anticorpos, geralmente uma imunoglobulina da classe IgM, que se liga ao fragmento Fc da IgG. II- Esta substância está presente em cerca de 50 – 90% dos casos de patologias reumáticas, e durante a fase ativa da doença, são encontradas concentrações mais elevadas, que começam a decair à medida que o paciente evolui para uma a remissão clínica, mantendo-se presente em níveis baixos e estáveis e tornando a se elevar nos períodos de reativação da doença. III-O Fator Reumatóide ocorre comumente em níveis baixos, em indivíduos normais, e foi demonstrada uma prevalência baixa em idosos bem como em um número de doenças caracterizadas por inflamação crônica e/ou hipergamaglobulinemia. Apesar do Fator Reumatóide ser considerado um dos critérios para o diagnóstico, a sua ausência não elimina a possibilidade de um diagnóstico positivo.
A questão refere-se ao texto seguinte:
Sob a direção de José de Padilha, o filme “Tropa de Elite 2" trata da situação de violência e crise social no Rio de Janeiro. Em que trecho o texto lido transmite a ideia de que uma das soluções para a violência na cidade é atuação do Bope (Batalhão de Operações Especiais)?
Nos versos:
Alma minha gentil que te partiste Tão cedo desta vida [...]"
Identificamos a seguinte figura de linguagem:
Assinale a alternativa correta. São características citológicas do adenocarcinoma endocervical invasivo
I. Diátese tumoral (em metade dos casos ou menos). Maior número de células anormais, com frequente configuração colunar.
II. Alterações arquiteturais idênticas àquelas do adenocarcinoma in situ.
III. Sincícios, papilas e menor perda da coesão celular.
Assinale a alternativa correta. Podemos falar sobre o filo Apicomplexa:
I- São esporozoários que apresentam deslocamento por deslizamento (sem pseudópodos, flagelos ou I penetração;
II- Todos os membros do filo são parasitos obrigatórios,
III-Alguns membros deste filo apresentam alguma deficiência metabólica e, por isso, dependem de um hospedeiro para sobreviver.
Assinale a alternativa correta. Responda de acordo com as afirmativas. I- Acetazolamida, alopurinol, anfetamina, captopril podem causar anemia II- Carbamazepina, carbimazol, cimetidina, piroxicam, podem causar agranulocitose III-Cloroquina, dapsona estreptomicina, etosuximida, podem causar Policitemia vera
Assinale a alternativa correta. Podemos falar sobre a gasometria: I- Uma amostra de sangue de uma artéria é normalmente feita a partir do interior do punho (artéria medial), mas também pode ser retirada a partir de uma artéria na virilha (artéria femoral) ou do lado de dentro do braço acima da prega do cotovelo (artéria braquial). II- Os valores da gasometria arterial por si só não fornecem informações suficientes para diagnosticar uma doença. Eles não podem dizer se os níveis baixos são causados por problemas pulmonares ou cardíacos, mas por outro lado é ela que determina se um paciente tem ou não necessidade de suplementação de oxigênio. III-Verifica a gravidade de problemas respiratórios e doenças pulmonares, como fibrose cística ou DPOC; Verifica se o tratamento para uma determinada doença pulmonar está funcionando; Descobre se você precisa de oxigênio extra ou ajuda com a respiração (ventilação mecânica); Verifica se você está recebendo a quantidade certa de oxigênio enquanto estiver recebendo oxigênio suplementar; Mede o pH no sangue de pessoas que têm insuficiência cardíaca, insuficiência renal, diabetes não controlada, distúrbios do sono e infecções graves, ou depois de uma overdose de drogas.
Assinale a alternativa correta com base nas afirmativas: I- A troponina é um complexo de três proteínas, que regula a interação da miosina com a actina no processo contrátil: a troponina T (liga o complexo a tropomiosina), a troponina C (liga o cálcio no início da contração) e a troponina I (um inibidor que bloqueia a concentração na ausência do cálcio). II- No infarto do miocárdio, o aumento da troponina cardíaca ocorre em paralelo com o CKMB (porém com valores muito mais elevados). Este aumento é prolongado, permitindo a detecção do infarto do miocárdio mesmo 30 dias após o início dos sintomas. III-A troponina I aumenta meia hora após o infarto do miocárdio, retornando aos níveis normais somente 10 a 14 dias após o início dos sintomas. A associação entre troponina I, mioglobina e CKMB forma um perfil satisfatório para o diagnóstico e o monitoramento do infarto do miocárdio. Em casos de enfarte agudo do miocárdio, os níveis de troponina T no soro aumentam cerca de 3 a 4 horas após a ocorrência de sintomas cardíacos, podendo permanecer elevados até 30 dias.