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O setor de gestão de pessoas de determinado órgão público, alarmado com os altos índices de rotatividade e absenteísmo recentemente constatados no órgão, decidiu intervir no caso.

Com relação a essa situação hipotética, julgue o item que se segue.

Uma forma de identificar os motivos da rotatividade de pessoal no órgão consiste no cruzamento estatístico dos dados de rotatividade com os resultados de pesquisas de clima ou de suporte organizacional, cujos componentes figuram como antecedentes supostos de rotatividade.

Os setores de gestão de pessoas frequentemente se valem de métodos e técnicas de pesquisa aplicada para compreender a realidade dos trabalhadores para os quais prestam serviços nas organizações. A respeito desse assunto, julgue o item subsecutivo.

No caso de problemática circunscrita a determinada unidade organizacional, grupos focais poderão ser utilizados para apreender as opiniões de cada participante sobre algum assunto e compará-las entre si, até que se encontre um padrão coletivo nas respostas verbalizadas.

Um psicólogo foi denunciado por suspeita de ter sido conivente com ações irregulares ao trabalhar junto a uma empresa prestadora de serviços de recolocação profissional. Essa empresa recebia currículos, convocava candidatos para a realização de testes psicológicos aplicados por esse psicólogo, e encaminhava os candidatos selecionados para preenchimento das vagas no mercado de trabalho. De acordo com a denúncia, após o processo seletivo, o psicólogo fazia devolutivas dos resultados aos candidatos que pagavam antecipadamente para participar dos testes psicológicos, não explicava a conclusão a que chegara a partir da avaliação feita, não apresentava com clareza os motivos que levavam os candidatos a não serem aprovados para o cargo pretendido e apresentava relatórios incompletos, referentes ao processo seletivo em que cada candidato convocado estava envolvido.

Considerando a situação hipotética apresentada, os dilemas éticos e as resoluções do Conselho Federal de Psicologia, julgue o item a seguir.

Após o resultado do processo de seleção, o psicólogo deveria ter disponibilizado a todos os candidatos o relatório completo, com os nomes dos aprovados, a exposição dos motivos que embasaram a aprovação e os motivos que levaram à não aprovação do candidato ao cargo pretendido.

Julgue o próximo item, relativos a teorias e técnicas psicoterápicas.

Na situação transferencial do processo de psicoterapia de grupo pela abordagem psicanalítica, a transferência é um espelhismo que o analista precisa manter, haja vista ser ele o sujeito do suposto saber.

Com relação a neuroses, psicoses e transtornos de personalidade, julgue o item a seguir.

O transtorno de personalidade borderline encontra-se agrupado no subgrupo C (ansiedade e(ou) controle), tendo como características indivíduos com relações pessoais muito instáveis, atos autolesivos repetitivos e sentimentos intensos de vazio e aborrecimento crônico.

Julgue o item a seguir, acerca do adoecimento do trabalhador, das competências do psicólogo de gestão de pessoas e de sua relação com as diferentes equipes de saúde.

De acordo com a moderna vertente da psicologia do trabalho, a prioridade do psicólogo nessa área deve ser a saúde do trabalhador em vez das tarefas tradicionais de seleção de pessoal, treinamento e avaliação, atualmente consideradas secundárias.

Julgue o próximo item, relativo ao comportamento humano, às peculiaridades ambientais e à dinâmica do trabalho.

Para que uma variável ou situação seja considerada fator de risco para o desenvolvimento do estresse no ambiente de trabalho, ela precisa estar relacionada à quantidade de tarefas ou ao relacionamento com a chefia imediata ou com pares.

Considerando o planejamento estratégico e a gestão de pessoas nas organizações, julgue o item a seguir.

A missão, a visão e os valores da organização norteiam a gestão de pessoas em termos de previsão de demanda de contratação e de recrutamento de pessoal.

Com relação a comportamento organizacional, julgue o item que se segue.

Na cultura organizacional, os membros organizacionais devem ensinar, uns aos outros, valores, crenças e comportamentos, por meio de mecanismos que incluem o design de espaço físico, os slogans, os critérios de promoção e símbolos de status.

Considerando as teorias e os processos de aprendizagem, treinamento e desenvolvimento nas organizações, julgue o item a seguir.

A aprendizagem contínua está relacionada à educação de toda a vida do indivíduo, com ênfase em diferentes saberes e nas perspectivas profissionais futuras.

No que se refere à educação corporativa e ao coaching, julgue o item que se segue.

O coaching pode ter como público-alvo populações clínicas e não clínicas e visa ao desenvolvimento comportamental do ser humano para desafios futuros.

Acerca de gestão por competências nas organizações, julgue o item seguinte.

Na avaliação de desempenho por competências, deve-se utilizar um número reduzido de fontes, evitando-se, assim, erros de viés, acurácia e fidedignidade.

Acerca de gestão de desempenho nas organizações, julgue o item subsequente.

O fornecimento de feedback de desempenho é um dos objetivos da avaliação e visa especificamente subsidiar a tomada de decisões administrativas nas organizações.

Considerando que o setor de gestão de pessoas de determinado órgão público tenha sido incumbido do planejamento de um sistema de seleção interna para a ocupação de postos gerenciais, julgue o seguinte item.

Para selecionar as técnicas de seleção apropriadas, o setor de gestão de pessoas inicialmente deverá, ante as atribuições e responsabilidades dos postos gerenciais do órgão, especificar os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessárias ao bom desempenho gerencial.

O setor de gestão de pessoas de determinado órgão público, alarmado com os altos índices de rotatividade e absenteísmo recentemente constatados no órgão, decidiu intervir no caso.

Com relação a essa situação hipotética, julgue o item que se segue.

Quando da investigação da motivação dos servidores para a assiduidade, o setor de gestão de pessoas deverá avaliar as práticas organizacionais de recompensa à assiduidade e de punição ao absenteísmo e o nível de tolerância dos servidores em geral a faltas e atrasos, além de metas, objetivos e atitudes dos servidores faltosos.

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