Ainda a respeito das competências e habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de matemática, julgue o próximo item.
Espera-se que o aluno egresso do ensino médio possa contribuir e propor soluções para a melhoria de vida da sua cidade e do seu ambiente, com base nos conteúdos e nas situações vividas em sala de aula em relação à matemática.
Tendo como referência inicial as informações apresentadas no texto precedente, é correto afirmar que a avaliação formativa
enfatiza a compreensão dos processos cognitivos do aluno, os quais, para tanto, são descritos, analisados e interpretados qualitativamente.
Com referência a competências e habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de matemática, julgue o item a seguir.
Entre as habilidades propostas por esses parâmetros curriculares está a de que o estudante seja capaz de utilizar a matemática na proposição de soluções para problemas reais e cotidianos.
Com referência a competências e habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de matemática, julgue o item a seguir.
O estudo das funções permite que o estudante do ensino médio seja capaz de compreender e transcrever a linguagem corrente para a linguagem simbólica e matemática. Nesse sentido, o estudo das situações reais e das aplicações da matemática deve ser contínuo e exclusivo para o desenvolvimento da competência chamada representação e comunicação.
Ainda a respeito das competências e habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de matemática, julgue o próximo item.
A utilização de ferramentas para a resolução de problemas é uma das habilidades desejadas para o aluno e constantes dos parâmetros curriculares nacionais: deseja-se que, ao final do ensino médio, o aprendiz seja capaz de resolver todos os tipos de problemas utilizando calculadoras e computadores.