Julgue o item subsecutivo, referente à comunicação pública.
Além de relacionar cidadania, democracia e comunicação pública, a legislação brasileira estabelece como objetivos e princípios da rádio difusão pública, entre outros, a promoção do acesso à informação por meio da pluralidade de fontes de produção e distribuição do conteúdo e a não discriminação religiosa, político partidária, filosófica, étnica, de gênero ou de opção sexual.
A respeito de aspectos relacionados à mutação do jornalismo a partir do surgimento da Internet e de novas mídias digitais, julgue o item que se segue.
O fenômeno do jornalismo na Web, que atualmente alcança até as redes sociais, compara-se às transformações geradas pela revolução tecnológica de Johannes Gutenberg, que alterou os processos comunicacionais de maneira sem precedentes na história.
Com relação ao uso da segmentação pela mídia, julgue o próximo item.
A segmentação de mercado, um instrumento de marketing, consiste em identificar grupos de indivíduos com a finalidade precípua de lhes aplicar testes de opinião pública.
A respeito de imparcialidade, objetividade e veracidade enquanto princípios da imprensa, julgue o item subsequente.
Ao diferenciar notícia de comentário, os jornais do século XVIII lançaram as bases do jornalismo moderno.
Com relação à imprensa escrita, julgue o item seguinte.
O relato de um acontecimento a partir do fato menos importante para o mais importante, conforme a ordem cronológica, é denominado de pirâmide invertida, técnica que privilegia a apresentação dos acontecimentos mais relevantes no final da matéria.
Acerca do jornalismo institucional, julgue o item subsequente.
As rotinas da assessoria de imprensa incluem a conversa com a presidência da empresa acerca de notícias veiculadas que envolvem a organização; nessa situação, é necessária a checagem prévia da fonte de tais notícias, para se dimensionar a credibilidade das informações nelas apresentadas.
Julgue o próximo item, relativo ao relacionamento das instituições com a imprensa, à organização de entrevistas e a produtos de assessoria de imprensa.
Em prol da transparência e da veracidade das informações, o assessor de imprensa de uma organização deve solicitar à imprensa externa uma avaliação da pauta ou da matéria antes de veiculá-la.
No que se refere à comunicação organizacional, julgue o item que se segue.
Os públicos de uma instituição caracterizam-se, cada qual em sua especificidade, por fazerem parte de um agrupamento espontâneo de pessoas à procura de um posicionamento comum para solucionar uma controvérsia, em meio a uma abundância de informações para sua resolução.
Acerca do planejamento e da execução da comunicação nas organizações, julgue o item a seguir.
Os canais efetivos de comunicação interna, como jornais, revistas, programas de rádio e TV em circuito interno, não contemplam características que determinam a condição jornalística, porque sua atualidade, sua periodicidade, sua universidade e sua difusão coletiva estão voltadas exclusivamente para o público interno da empresa.
Considerando o assunto do texto apresentado, julgue o item seguinte.
A estipulação do número de páginas de uma publicação é feita em observância a um equilíbrio entre conteúdo editorial e finalidade comercial.
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item subsecutivo, relativo a propriedades de um projeto gráfico editorial.
Os três gêneros de comportamento para a tipografia são texto, informação e imagem, os quais apresentam em comum a legibilidade como fator crítico, uma vez que se relacionam igualmente à legibilidade de conteúdo e à intencionalidade da comunicação.
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item subsecutivo, relativo a propriedades de um projeto gráfico editorial.
Espaços em branco têm a função de facilitar a leitura e a compreensão do texto.
Com relação a técnicas de editoração modernas, julgue o item que se segue.
O diagrama retangular é utilizado para textos contínuos, comuns em livros, relatórios e textos acadêmicos, por exemplo.
Julgue o item subsecutivo, referente à comunicação pública.
Em relação ao Estado, ações do governo, partidos políticos, terceiro setor, e, em certas circunstâncias, ações privadas, caracterizam-se como comunicação pública.
A respeito de aspectos relacionados à mutação do jornalismo a partir do surgimento da Internet e de novas mídias digitais, julgue o item que se segue.
A migração dos meios de comunicação para as plataformas digitais é um processo irreversível: as produções de jornalismo, televisão, rádio, publicidade e marketing operam majoritariamente em meio digital, dispensando bases analógicas e lineares.