Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 58 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q715758

A respeito dos conceitos de microeconomia, julgue o item subsequente.

O sal, um tipo de bem que os consumidores compram, representa uma pequena parcela do orçamento desses consumidores e não possui substitutos próximos; logo, espera-se que a procura por esse bem seja rígida em relação às alterações de preço.

Carregando...
Q715760

Julgue o item seguinte, relativo a produção, produtividade, rendimentos e custos.

A razão entre produção total e média dos fatores produtivos, denominada produtividade, diminui quando se aumenta a escala de fatores produtivos no caso de se estar diante de rendimentos crescentes.

Carregando...
Q715772

Julgue o item subsequente, a respeito de estruturas de mercado.

Uma análise do comportamento da indústria permite observar que empresas ganham mercado ao juntarem-se a outras. Esse comportamento é denominado fusão, que pode ser vertical ou horizontal. As fusões horizontais são caracterizadas pela fusão de empresas que estão em diferentes estágios de produção.

Carregando...
Q715791

Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue o item a seguir, acerca das funções do Estado na economia.

O Estado brasileiro atua no âmbito de sua função distributiva, produzindo diretamente bem público, quando, por meio de políticas de crédito direcionado, estabelece o montante mínimo de recursos que deve ser emprestado pelas instituições financeiras para determinados segmentos econômicos.

Carregando...
Q715804

Julgue o próximo item, relativo ao comportamento recente da economia brasileira e às políticas econômicas adotadas pelos últimos governos.

A política de valorização do salário mínimo, que teve início ainda no Plano Real, atingiu seu ápice no segundo mandato da ex-presidenta Dilma Rousseff, tendo contribuído decisivamente para a deterioração das contas públicas devido à elevação das despesas, notadamente as previdenciárias e assistenciais.

Carregando...
Q715809

Com relação aos planos de desenvolvimento que marcaram a história econômica do Brasil, julgue o item subsequente.

O segundo Programa Nacional de Desenvolvimento (II PND), ao reconhecer a vocação do país como exportador de alimentos e de produtos agrícolas industrializados, estabeleceu metas para a agricultura: expansão da fronteira agrícola, principalmente para o Centro-Oeste, e modernização das culturas nas áreas já cultivadas.

Carregando...
Q715811

Acerca das características e dos resultados dos planos de estabilização da economia brasileira a partir da década de 80 do século XX, julgue o item que se segue.

O Plano Collor I representou a opção pelo modelo gradualista de combate à inflação, tendo buscado evitar que a estabilização de preços se desse a partir de choques recessivos.

Carregando...
Q715816

Julgue o item seguinte, a respeito das características da economia brasileira e das relações comerciais e financeiras do Brasil com outros países.

A carga tributária no Brasil tem como principal base de incidência os bens e serviços, o que lhe confere caráter essencialmente regressivo.

Carregando...
Q715796

Acerca dos instrumentos de política econômica, julgue o item a seguir.

Nas operações de swap realizadas pelo Banco Central do Brasil, a autoridade monetária assume a obrigação de pagar a variação da taxa SELIC, no período de referência, em troca do recebimento da variação do dólar acrescida de uma taxa de juros (cupom cambial), buscando com isso conter a valorização da moeda estrangeira.

Carregando...
Q715765

Com relação à teoria do consumidor, julgue o item que se segue.

A utilidade ordinal é caracterizada por uma abordagem centrada em afirmações do tipo “O bem A é preferível ao bem B", exemplo do conceito de utilidade ordinal, não é suficiente para fundamentar as propriedades gerais das curvas de procura.

Carregando...
Q715757

A respeito dos conceitos de microeconomia, julgue o item subsequente.

Efeito substituição é o conceito econômico que mostra que um aumento no preço dos bens faz que os indivíduos fiquem mais pobres e, por isso, a cesta de consumo será substituída por produtos com preços menores e de qualidade inferior.

Carregando...
Q715764

Com relação à teoria do consumidor, julgue o item que se segue.

A curva de Engel é uma representação gráfica que relaciona o montante arrecadado pelo governo por intermédio de impostos com as diferentes alíquotas que podem ser aplicadas.

Carregando...
Q715769

Julgue o item subsequente, a respeito de estruturas de mercado.

A concorrência monopolista é caracterizada por produtos iguais, muitos compradores e muitos vendedores, mas, nesse modelo de concorrência, a entrada e a saída de novas empresas são dificultadas, diferentemente do que ocorre na competição perfeita.

Carregando...
Q715771

Julgue o item subsequente, a respeito de estruturas de mercado.

A análise da competitividade permite interpretar alguns resultados observados pelas empresas, como, por exemplo, situações da ausência de equilíbrio estável em oligopólios porque as empresas ameaçam uma guerra de preços.

Carregando...
Q715776

Julgue o item subsequente, acerca de conceitos de macroeconomia. Nesse sentido, considere que a sigla PNB, sempre que empregada, se refere a produto nacional bruto.

No curto prazo, a expulsão do investimento pelo déficit público depende, entre outros fatores, do mercado financeiro e da forma de financiamento desses déficits.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) Certo
  • 2) Errado
  • 3) Errado
  • 4) Errado
  • 5) Errado
  • 6) Certo
  • 7) Errado
  • 8) Certo
  • 9) Errado
  • 10) Errado
  • 11) Errado
  • 12) Errado
  • 13) Errado
  • 14) Certo
  • 15) Certo
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282