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Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto Um amigo em talas, julgue os itens que se seguem

As vírgulas em “Amadeu Amaral Júnior, em estado de

desemprego, aceita esmolas, donativos, roupa velha, pão

dormido" (l. 18 a 20) foram todas empregadas para separar

itens de uma enumeração.

Julgue os itens seguintes, referentes aos aspectos linguísticos e às ideias do texto O homem que só tinha certezas.

A locução “uma vez que" (l.15) introduz, no período em que

ocorre, ideia de causa.

Julgue os itens seguintes, referentes aos aspectos linguísticos e às ideias do texto O homem que só tinha certezas.

Infere-se do trecho “derramando afirmações pela boca" (l.7)

que o homem que só tinha certezas falava demasiadamente.

Com base no disposto na Lei n.º 8.429/1992 e na Constituição Federal de 1988 (CF), julgue os itens a seguir, a respeito da improbidade administrativa.

Conforme a referida lei, são espécies de atos de improbidade

administrativa aqueles que atentam contra o decoro

parlamentar e contra a dignidade da justiça.

Acerca da ética e da função pública e da ética e da moral, julgue os itens que se seguem.

O servidor está desobrigado de ter conhecimento das

atualizações legais pertinentes ao órgão onde exerce suas

funções.

Acerca da ética e da função pública e da ética e da moral, julgue os itens que se seguem.

Os termos moral e ética têm sentidos distintos, embora sejam

frequente e erroneamente empregados como sinônimos.

No que se refere à FUNPRESP–EXE e aos órgãos regulatórios da previdência complementar, julgue os itens seguintes.

A instituição de novos planos da FUNPRESP–EXE, além

de autorização do órgão de fiscalização de entidade fechada de

previdência complementar, depende de manifestação favorável

do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, do

Ministério da Fazenda e da Casa Civil da Presidência da

República

Acerca dos argumentos racionais, julgue os itens a seguir.

O texto que se segue, produzido por um detetive durante uma

investigação criminal, ilustra um raciocínio por indução.

Ontem uma senhora rica foi assassinada em sua casa. No

momento do crime, havia uma festa na casa da vítima e nela

estavam presentes umas cinquenta pessoas. Dessas

cinquenta, é sabido que nove tinham algum tipo de problema

com a senhora assassinada. Assim, é plausível supor que o

assassino esteja entre essas nove pessoas.

Considerando as características do raciocínio analítico e a estrutura da argumentação, julgue os itens a seguir.

Considerando o argumento abaixo, contrário à ideia de que os

castigos são uma forma eficaz de educar crianças, é correto

concluir que, na cadeia argumentativa da qual faz parte, esse

argumento tem valor retórico considerável na medida em que

combate diretamente o argumento daqueles que são contrários

ao uso dos castigos como recurso educativo.

O argumento em discussão já é, de saída, inválido! A pessoa

que o defende não tem conhecimento de causa para opinar

sobre a melhor maneira de educar uma criança. Como

considerar o ponto de vista de uma pessoa que nunca teve

filhos? Reitero: o argumento em discussão não é válido!

Considerando as características do raciocínio analítico e a estrutura da argumentação, julgue os itens a seguir.

O pleno entendimento da frase Cicrano estava escrevendo

uma carta envolve a identificação das seguintes informações

pressupostas: a de que Cicrano tinha dado início à tarefa de

escrever uma carta e a de que ele conseguiu concluir a escrita

dessa carta.

Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto Um amigo em talas, julgue os itens que se seguem

Sem prejuízo para a correção gramatical do período, a

expressão “por quê" (l.23) poderia ser substituída por

o porquê.

Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto Um amigo em talas, julgue os itens que se seguem

Para caracterizar o personagem Amadeu Amaral Júnior, o narrador combina, no segundo parágrafo, recursos dos tipos textuais narrativo e descritivo.

Julgue os itens seguintes, referentes aos aspectos linguísticos e às ideias do texto O homem que só tinha certezas.

A forma verbal “havia", em “não havia mais dúvidas" (l.15),

poderia ser corretamente substituída por existia.

Julgue os itens seguintes, referentes aos aspectos linguísticos e às ideias do texto O homem que só tinha certezas.

Depreende-se do texto que o personagem principal perdeu

repentinamente a capacidade de ter certezas devido ao fato de

ter se apaixonado.

Com base no disposto na Lei n.º 8.429/1992 e na Constituição Federal de 1988 (CF), julgue os itens a seguir, a respeito da improbidade administrativa.

Entre as sanções para a prática de ato de improbidade

administrativa previstas na Lei n.º 8.429/1992 inclui-se a

suspensão dos direitos políticos, que não se encontra

expressamente prevista na CF.

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