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Acerca da atuação do psicólogo na interface saúde/trabalho/educação, julgue os itens que se seguem.

Ao adotar um pressuposto ontológico em sua prática, o psicólogo deve considerar a ação de fatores externos e internos na saúde psíquica do trabalhador.

Com relação aos fatores que interferem no comportamento humano

nas organizações, julgue os itens subsequentes.

Prevalece nos adultos emergentes uma perspectiva moralista e mercadológica da atividade laboral, o que maximiza os efeitos negativos do trabalho no indivíduo.

A respeito da relação entre as transformações no mundo do trabalho e seu impacto na saúde psíquica e na subjetividade do indivíduo, julgue os próximos itens.

A psicodinâmica do trabalho, abordagem teórica que privilegia a intersubjetividade no contexto de trabalho, rejeita o determinismo intrapsíquico e considera que a crise somática seja resultado da relação estabelecida entre trabalhador e contexto de produção de bens e serviços.

Acerca dos fundamentos de medida psicológica e instrumentos de

avaliação, julgue os itens subsecutivos.

Atualmente, considera-se que os princípios de validação

psicométricos podem ser utilizados para todos os tipos de

técnicas, salvo as projetivas.

A respeito do treinamento e do desenvolvimento de pessoas nas

organizações, julgue os itens seguintes.

Para identificar os efeitos diretos e indiretos dos

conhecimentos, habilidades e atitudes adquiridos no trabalho

e nos resultados da organização, os psicólogos avaliam o

aprendizado e o comportamento resultantes dos treinamentos.

Com relação à avaliação e à gestão de desempenho humano nas

organizações, julgue os itens subsequentes.

Se o psicólogo estabelece padrões que se relacionam

diretamente aos objetivos estratégicos da organização, ele está

contribuindo para um processo de avaliação de desempenho

mais eficiente.

Com relação à avaliação e à gestão de desempenho humano nas

organizações, julgue os itens subsequentes.

A gestão de desempenho visa criar ambiente e condições de

trabalho adequados para que as pessoas possam desenvolver

melhor suas capacidades cognitivas e físicas, além de sua

personalidade.

No que se refere a análise e descrição de cargos nas organizações,

julgue os itens que se seguem.

Ao utilizar um questionário com 194 tarefas diferentes e

identificar como essas tarefas estão envolvidas no desempenho

de um cargo em análise, o psicólogo realiza a análise funcional

de cargos.

Acerca de pesquisas para a intervenção nas organizações, julgue os

itens a seguir.

Questões abertas são aquelas que apresentam alternativas

dicotômicas (sim/não; verdadeira/falsa; certo/errado). Esse tipo

de questão pode ser usado nos questionários de pesquisa para

intervenção.

No que diz respeito à ergonomia, julgue os itens subsequentes.

O objetivo da ergonomia é a adaptação do homem ao trabalho.

A respeito dos testes psicológicos nas organizações, julgue os itens

que se seguem.

A inteligência emocional, grau de ajustamento do

comportamento emocional da pessoa, tem sido considerada um

fator importante na seleção de pessoas para trabalhar ou

conviver juntas, na formação de equipes bem-sucedidas.

Com relação à gestão do desenvolvimento com base em

competências e à educação corporativa, julgue os itens seguintes.

Os sistemas de educação corporativa dispensam o mapeamento

das competências organizacionais e, após serem implantados,

servem de base para a definição das diretrizes estratégicas do

negócio, das competências individuais e das competências

empresariais da organização.

Com relação à gestão do desenvolvimento com base em

competências e à educação corporativa, julgue os itens seguintes.

Em gestão de pessoas, a pesquisa documental, considerada um

método de baixa eficiência, é pouco adotada para a

identificação das competências organizacionais

Acerca da educação corporativa, julgue os itens subsequentes.

Na educação corporativa, o delineamento da ação de

aprendizagem envolve a experiência anterior do colaborador,

o tema proposto, a relevância pessoal, o estilo de aprendizado

e as oportunidades de uso do conteúdo ministrado; além disso,

influencia a experiência do participante, impacta na

transferência do conhecimento e afeta os resultados esperados.

O desenvolvimento das tecnologias de informação e

comunicação (TICs) propicia recursos que possibilitam uma

verdadeira interação entre professor e aluno, originando o que se

denomina “estar junto virtual". O espaço físico dá lugar ao

desenvolvimento do ciberespaço ou a constituição de redes de

aprendizagem — learning network —, em que todos, aprendizes e

professores, interagem, cooperam e aprendem juntos.

José Armando Valente. Educação a distância: pontos e

contrapontos. São Paulo, SUMMUS, 2011, p. 25 (com adaptações).

Tendo como referência o assunto abordado no texto apresentado,

julgue os itens que se seguem, acerca da educação a distância.

As TICs, no contexto do ciberespaço, possibilitam novos

rearranjos neurocognitivos que potencializam as funções

sensoriais, perceptivas, abstratas e representativas.

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