Acerca da atuação do psicólogo na interface saúde/trabalho/educação, julgue os itens que se seguem.
Ao adotar um pressuposto ontológico em sua prática, o psicólogo deve considerar a ação de fatores externos e internos na saúde psíquica do trabalhador.
Com relação aos fatores que interferem no comportamento humano
nas organizações, julgue os itens subsequentes.
Prevalece nos adultos emergentes uma perspectiva moralista e mercadológica da atividade laboral, o que maximiza os efeitos negativos do trabalho no indivíduo.
A respeito da relação entre as transformações no mundo do trabalho e seu impacto na saúde psíquica e na subjetividade do indivíduo, julgue os próximos itens.
A psicodinâmica do trabalho, abordagem teórica que privilegia a intersubjetividade no contexto de trabalho, rejeita o determinismo intrapsíquico e considera que a crise somática seja resultado da relação estabelecida entre trabalhador e contexto de produção de bens e serviços.
Acerca dos fundamentos de medida psicológica e instrumentos de
avaliação, julgue os itens subsecutivos.
Atualmente, considera-se que os princípios de validação
psicométricos podem ser utilizados para todos os tipos de
técnicas, salvo as projetivas.
A respeito do treinamento e do desenvolvimento de pessoas nas
organizações, julgue os itens seguintes.
Para identificar os efeitos diretos e indiretos dos
conhecimentos, habilidades e atitudes adquiridos no trabalho
e nos resultados da organização, os psicólogos avaliam o
aprendizado e o comportamento resultantes dos treinamentos.
Com relação à avaliação e à gestão de desempenho humano nas
organizações, julgue os itens subsequentes.
Se o psicólogo estabelece padrões que se relacionam
diretamente aos objetivos estratégicos da organização, ele está
contribuindo para um processo de avaliação de desempenho
mais eficiente.
Com relação à avaliação e à gestão de desempenho humano nas
organizações, julgue os itens subsequentes.
A gestão de desempenho visa criar ambiente e condições de
trabalho adequados para que as pessoas possam desenvolver
melhor suas capacidades cognitivas e físicas, além de sua
personalidade.
No que se refere a análise e descrição de cargos nas organizações,
julgue os itens que se seguem.
Ao utilizar um questionário com 194 tarefas diferentes e
identificar como essas tarefas estão envolvidas no desempenho
de um cargo em análise, o psicólogo realiza a análise funcional
de cargos.
Acerca de pesquisas para a intervenção nas organizações, julgue os
itens a seguir.
Questões abertas são aquelas que apresentam alternativas
dicotômicas (sim/não; verdadeira/falsa; certo/errado). Esse tipo
de questão pode ser usado nos questionários de pesquisa para
intervenção.
No que diz respeito à ergonomia, julgue os itens subsequentes.
O objetivo da ergonomia é a adaptação do homem ao trabalho.
A respeito dos testes psicológicos nas organizações, julgue os itens
que se seguem.
A inteligência emocional, grau de ajustamento do
comportamento emocional da pessoa, tem sido considerada um
fator importante na seleção de pessoas para trabalhar ou
conviver juntas, na formação de equipes bem-sucedidas.
Com relação à gestão do desenvolvimento com base em
competências e à educação corporativa, julgue os itens seguintes.
Os sistemas de educação corporativa dispensam o mapeamento
das competências organizacionais e, após serem implantados,
servem de base para a definição das diretrizes estratégicas do
negócio, das competências individuais e das competências
empresariais da organização.
Com relação à gestão do desenvolvimento com base em
competências e à educação corporativa, julgue os itens seguintes.
Em gestão de pessoas, a pesquisa documental, considerada um
método de baixa eficiência, é pouco adotada para a
identificação das competências organizacionais
Acerca da educação corporativa, julgue os itens subsequentes.
Na educação corporativa, o delineamento da ação de
aprendizagem envolve a experiência anterior do colaborador,
o tema proposto, a relevância pessoal, o estilo de aprendizado
e as oportunidades de uso do conteúdo ministrado; além disso,
influencia a experiência do participante, impacta na
transferência do conhecimento e afeta os resultados esperados.
O desenvolvimento das tecnologias de informação e
comunicação (TICs) propicia recursos que possibilitam uma
verdadeira interação entre professor e aluno, originando o que se
denomina “estar junto virtual". O espaço físico dá lugar ao
desenvolvimento do ciberespaço ou a constituição de redes de
aprendizagem — learning network —, em que todos, aprendizes e
professores, interagem, cooperam e aprendem juntos.
José Armando Valente. Educação a distância: pontos e
contrapontos. São Paulo, SUMMUS, 2011, p. 25 (com adaptações).
Tendo como referência o assunto abordado no texto apresentado,
julgue os itens que se seguem, acerca da educação a distância.
As TICs, no contexto do ciberespaço, possibilitam novos
rearranjos neurocognitivos que potencializam as funções
sensoriais, perceptivas, abstratas e representativas.