Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 71 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

No que concerne às causas do fracasso escolar, julgue os itens
subsecutivos.

A violência e o uso de drogas constituem problemas de responsabilidade exclusiva de coordenadores e diretores de escolas.

No que se refere à atuação esperada do psicólogo em face de
problemas como evasão, repetência e fracasso escolar, julgue os
itens que se seguem.

A valorização da autoestima do aluno é uma das ações esperadas do psicólogo nas instituições de ensino, visto que pode contribuir para a solução de problemas de aprendizagem, por exemplo.

Acerca de projeto político-pedagógico, julgue os itens de 102 a
106.

O projeto pedagógico constitui ação constante de busca da democratização dos espaços educativos.

Acerca de projeto político-pedagógico, julgue os itens de 102 a
106.

A elaboração de projeto pedagógico objetiva à eficácia educacional, obtida por meio da realização de atividades coletivas de planejamento que dão origem a um documento programático.

Considerando a relação professor-aluno, julgue os próximos itens.

A realização pelo professor de avaliação da aprendizagem dos alunos ao final de cada tópico ou unidade de ensino indicia o domínio que ele tem do conteúdo ensinado.

Com relação à perspectiva sociointeracionista de Vygotsky, julgue
os itens seguintes.

Na obra de Vygostky, adquire maior destaque o aspecto social, uma vez que, para esse autor, toda função psicológica é um acontecimento social, ao passo que a cultura figura em segundo plano.

A respeito da epistemologia genética de Jean Piaget, julgue os itens
a seguir.

A inteligência corresponde ao conjunto de mecanismos que o indivíduo utiliza para mudar e se adaptar ao ambiente.

Provas: CESPE - 2011 - SEDUC-AM - Psicólogo
Disciplina:

Psicologia

- Assuntos: Piaget

A respeito da epistemologia genética de Jean Piaget, julgue os itens
a seguir.

Segundo Piaget, o processo da equilibração é essencial para a atividade cognitiva, visto que, por meio dele, o indivíduo assimila os conteúdos das experiências vividas.

No que se refere aos princípios básicos e às contribuições do
behaviorismo para a área educacional, julgue os itens seguintes.

De acordo com os princípios do behaviorismo, o processo de aprendizagem é universal entre pessoas e espécies.

Considerando as diferentes formas e tecnologias de educação
continuada dos profissionais da escola, julgue os itens subsecutivos.

O treinamento que se baseia naWEB (TBW) utiliza tecnologia de terceira geração e explora ambientes virtuais por meio de recursos de telecomunicação, tais como Internet e multimídia.

A respeito do planejamento de ensino, julgue os itens que se
seguem.

O planejamento de ensino elaborado para uma turma de alunos é influenciado pelas diferenças individuais, em virtude dos estilos e estratégias de aprendizagem de cada aluno.

A respeito do planejamento de ensino, julgue os itens que se
seguem.

No processo de ensino-aprendizagem, a fase da motivação compreende informar o objetivo da atividade ao aluno e direcionar o seu interesse para ela.

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens
a seguir.

A eficiência da aprendizagem implica o aproveitamento ótimo da capacidade da memória de trabalho.

No que concerne às causas do fracasso escolar, julgue os itens
subsecutivos.

Para que a evasão deixe de ser um agente causador do fracasso escolar, é suficiente que o professor elabore ações de integração com as famílias dos alunos.

No que concerne às causas do fracasso escolar, julgue os itens
subsecutivos.

A necessidade de o aluno trabalhar, a desnutrição e a falta de apoio das famílias são exemplos de fatores sociais externos à escola que contribuem para a evasão e a repetência escolar.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282