Julgue os itens que se seguem, acerca de pedagogia do trabalho.
A definição dos macro-objetivos faz parte da formulação da estratégia da organização, etapa inicial da gestão de competências.
Considerando o assunto abordado no texto acima, julgue os
próximos itens, referentes ao desenvolvimento de pessoas.
A concepção de inovação implementação das ideias de um indivíduo ou grupo de indivíduos na organização deve ser inserida nas práticas educativas dos processos de desenvolvimento de pessoas.
A respeito da avaliação de programas educacionais organizacionais,
julgue os itens seguintes.
Para a elaboração de uma pesquisa de avaliação, deve-se seguir um único método, sob o risco de torná-la pouco objetiva.
A respeito de conhecimento tácito e conhecimento explícito e da
sua relação com a construção do conhecimento, julgue os itens
subsequentes.
Os dados são requisitos para a informação, e esta é requisito para a construção do conhecimento; porém uma hierarquia inversa a essa também faz sentido; nesse caso, a informação emerge somente após existir o conhecimento que permita compreender a sua estrutura, e os dados são percebidos somente após a informação que permite verificar a existência dos fatos.
Com referência à gestão de conhecimento e à inteligência
organizacional, julgue os itens a seguir.
Os recursos não tangíveis de uma empresa incluem marcas e patentes, valores respeitados pela sociedade e também o conhecimento e a capacidade de aprendizado que os funcionários dessa empresa potencialmente detêm.
Julgue os próximos itens, acerca da concepção tradicional de
organização e gestão do trabalho.
No modelo de gestão tradicional, os cargos são desvinculados do poder, o que faz que as funções gerenciais e operacionais sejam intercambiáveis.
Considerando o modelo de produção toyotista e a sua influência nos
processos educativos, julgue os itens que se seguem.
Os rodízios e as ampliações do conteúdo das tarefas tornaram-se mais sofisticados por meio da multifuncionalidade e da pluriespecialização, dada a necessidade de manutenção do fluxo de produção nos níveis mínimos exigidos para a acumulação de capital.
Considerando o modelo de produção toyotista e a sua influência nos
processos educativos, julgue os itens que se seguem.
Concebe-se o administrador escolar como um gestor de negócios, o que resulta na reprodução da dimensão empresarial no espaço escolar.
Com relação aos conceitos de polivalência e politécnica, bem como
à relação, na atualidade, da educação com o mundo do trabalho,
julgue os itens subsequentes.
De acordo com o conceito de politecnia, o conhecimento do todo equivale ao domínio de todos os fatos, constantemente reconstruídos no movimento da história.
Considerando as influências, na educação, dos sistemas taylorista
e fordista de organização do trabalho, julgue os itens a seguir.
Os professores devem especializar-se em temas ou disciplinas, para serem, posteriormente, agrupados conforme as suas especialidades, de modo que se tornem capazes de discutir e compreender o trabalho pedagógico integralmente, a partir do local onde ele é realizado, a escola.