How can the three greatest professional satisfactions pointed by Michael Swan be summarized?
A categoria de juventude foi construída ao longo da era
moderna e está diretamente relacionada à educação nas
sociedades contemporâneas. Embora não haja uma conceituação
universalmente reconhecida sobre o que é juventude,
algumas características gerais são aceitas por
especialistas de diferentes áreas de conhecimento, e as
políticas educacionais promovidas durante o século XX
buscaram contemplá-las.
Nesse sentido, tem-se que
A abordagem de temas abrangentes e contemporâneos
tem sido uma preocupação dos educadores e objeto de
normatização legal no Brasil, em especial quanto às possibilidades
do desenvolvimento dos conteúdos programá-
ticos da base nacional comum do Ensino Fundamental.
Tais conteúdos devem ser permeados por temas que
A avaliação tem sido um tema constante nos debates
sobre educação, em especial sobre sucesso e fracasso
escolar. Nesse sentido, as mudanças na legislação brasileira
sobre educação vêm refletindo esses debates, como
demonstra a determinação sobre avaliação estabelecida
na Lei de Diretrizes e Bases, Lei Federal n 9.394, de 20
de dezembro de 1996
Essa Lei preconiza ter a avaliação do rendimento escolar
Consider some fragments extracted from Text I, the words in parentheses describe the same idea expressed by the words and expressions, in boldface type in:
The word in parentheses describes the idea conveyed by the words in boldface type in:
In Text I, the definition in parentheses describes the idea conveyed by the modal in boldface type in
The two occurrences of the word one in the excerpt “One would be the pleasure of putting people in touch with one another:” (lines 82-83) respectively mean
The definition in parentheses describes the idea conveyed by the word in boldface type in:
According to Text II, it’s difficult to follow the hummingbird because it
Acompanhando as transformações ocorridas no cenário
mundial, o Estado brasileiro, desde os anos de 1990, tem
tomado medidas de ordem legal objetivando a atualização
das políticas educacionais a fim de possibilitar mudanças
na realidade do ensino nacional.
Dentre essas medidas, tem-se o estabelecimento de Diretrizes
Curriculares Nacionais Gerais para a Educação
Básica, que têm como um dos seus objetivos
A produção e a definição de conteúdos curriculares escolares
estão relacionadas a vários fatores, dentre os quais
se destacam, por sua importância, as características culturais
da sociedade em que esses conteúdos se constituem
e a cultura da escola onde eles são trabalhados.
Considerando-se esses dois fatores,
Consider some adverbs extracted from Text I. The first one is less intense than the second, in