Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 47 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) são citados, dentre outros, os seguintes temas transversais que devem ser trabalhados nas aulas de Educação Física:

O entendimento de que os conteúdos são realidades exteriores aos alunos, que não são fechados e refratários às realidades sociais, faz com que se saiba que não basta que os conteúdos sejam apenas ensinados, ainda que bem ensinados. É preciso que os conteúdos se liguem, de forma indissociável, à sua significação humana e social.
Essa explicação põe em destaque qual princípio curricular para o processo de seleção de conteúdos de ensino?

Em relação à seleção dos tipos de atividades destinadas para o lazer, são considerados cinco grupos de interesse: físicos, artísticos, manual, intelectual e social.
Considera-se como interesse físico o exercício de

Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), da Educação Física para o Ensino Fundamental, são apresentados objetivos a serem alcançados nessa fase de ensino. Considere os objetivos abaixo. I - Treinar para competições, de forma que alcance o alto nível para representar o país em competições internacionais.
II - Reconhecer-se como elemento integrante do ambiente, adotando hábitos saudáveis de higiene, alimentação e atividades corporais, relacionando-os com os efeitos sobre a própria saúde e de melhoria da saúde coletiva.
III - Repudiar qualquer espécie de violência, adotando atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade nas práticas da cultura corporal de movimento.
Está de acordo com os PCN o que se apresenta em

Numa competição de futsal, organizada pelo processo de eliminatória simples, foram realizados 11 jogos.
Nessa situação, o número de equipes participantes era de

Os jogos e brincadeiras estão presentes na vida dos seres humanos desde a Antiguidade.
Os jogos, como conteúdos escolares, podem ser considerados como um dos que apresentam facilidades de aplicação por diferentes razões, dentre as quais aquela que afirma que se aprende o jogo pelo método

A idade escolar de 7 a 10 anos caracteriza-se basicamente pelo rápido aumento da capacidade de aprendizagem motora, com consequência de alta maturação do sistema nervoso.
Por isso, as atividades prioritárias para a preparação física dessas crianças são

No handebol, um jogador sofre uma desqualificação quando

Entender as causas do sucesso ou do fracasso dos alunos

tem sido uma preocupação recorrente de professores

e educadores em geral. As características culturais dos

alunos vêm a ser um fator geralmente apontado como determinante

para a aprendizagem de crianças, adolescentes

ou jovens.

Considerando as teorias educacionais contemporâneas,

qual, dentre as afirmativas abaixo relacionadas, NÃO

justifica essa situação?

Embora as práticas de avaliação acompanhem a história

da educação escolar, contemporaneamente tem crescido

a preocupação em fazer dessa um componente importante

do processo de ensino e aprendizagem.

Considerando-se a realidade das escolas brasileiras, uma

das funções que a avaliação deve ter é ser um instrumento

para

O professor de Educação Física, quando pede que as próprias crianças organizem as equipes, os times e os grupos, está proporcionando às crianças o desenvolvimento

Na Educação Física escolar, os conteúdos podem ser divididos em três dimensões, para que se possam alcançar os objetivos educacionais. Eles se referem ao que se deve saber, ao que se deve saber fazer e a como se deve fazer.
Essas dimensões são, respectivamente,

A perspectiva da Educação Física escolar que tem como objetivo contribuir para a afirmação dos interesses das classes populares à medida que desenvolve uma reflexão pedagógica sobre valores como solidariedade, substituindo o individualismo pela cooperação, sobretudo enfatizando a liberdade de expressão dos sentimentos, negando a dominação e submissão do homem pelo homem, é a perspectiva

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Educação Física para o Ensino Fundamental, são critérios para a seleção dos conteúdos dessa disciplina:

O rolamento simples, usado no aprendizado da ginástica artística (olímpica), é um exercício que melhora a flexibilidade e agilidade do corpo.
Esse rolamento é também denominado

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282