Apesar de todas as mudanças que ocorrem nas sociedades
contemporâneas, escola e família são duas instituições que continuam sendo apontadas pelos especialistas
da área da educação como fundamentais para o sucesso
dos processos educacionais porque
A ampliação do Ensino Fundamental para nove anos,
conforme a Resolução n° 07, de 14 de dezembro de 2010,
do Conselho Nacional de Educação / Câmara de Educação Básica, que fixou Diretrizes Curriculares para o ensino
fundamental de nove anos, teve como objetivo, dentre
outros, favorecer a permanência de todos os alunos, em
especial os que se encontram em situações sociais desvantajosas,
que nem sempre poderiam cursar as chamadas
“classes de alfabetização".
Tendo em vista essa Resolução, o conteúdo do primeiro
ano do Ensino Fundamental deve
Estabelecido pela atual legislação brasileira, o Projeto
Político-Pedagógico deve contemplar a questão da qualidade
de ensino, em todas as suas dimensões, ordenando
institucionalmente o trabalho escolar em suas especificidades,
níveis e modalidades.
Nesse sentido, o Projeto Político-Pedagógico
O ensino do teatro nas escolas possibilita a aprendizagem
afetiva, cognitiva e psicomotora através do processo
de transferências entre o “eu” e o “outro”.
Essa relação processo de transferência é favorecida
quando trabalham os alunos através do
Em 1923, Tarsila do Amaral cria um monumento à raça
negra com a obra A negra, que é uma inovação na pintura
brasileira.
Nesse quadro, carregado de simbolismos, Tarsila retrata
uma ama de leite cujo seio amamentou negros e brancos,
contribuindo para a formação e o sustento da raça
brasileira.
O impacto dessa pintura de Tarsila foi fundamental para
a criação de outras duas obras de grande importância na
história da Arte Moderna e Contemporânea Brasileira:
Na segunda metade do século XX, nos grandes centros
industrializados, surge um movimento artístico iniciado
por Victor Vasarely. As obras são compostas a partir de
figuras geométricas, em preto e branco ou coloridas,
combinadas de modo a causar no observador, que se
movimenta, sensações de modificações na obra.
Esse movimento artístico denomina-se
Arte Cibernética é o nome do movimento artístico nascido
em Londres, em 1968, numa exposição do Instituto de
Arte Contemporânea. Designa as formas de arte que utilizam
técnicas inovadoras, como a informática, o laser, o
fax, as transmissões via satélite e o xerox. Muitas dessas
manifestações realizam-se em colaboração com técnicos
e engenheiros.
No Brasil, o movimento é representado por um dos pioneiros
nessa linguagem e a maior referência em nosso
país, o artista
O abstracionismo foi uma conquista de diversos movimentos
de ruptura artística iniciados pelo Impressionismo.
Caracterizou-se pela pesquisa a respeito da linguagem
artística, linhas, espaços e cores.
O formalismo, uma das tendências desenvolvidas com
o abstracionismo, procurava criar formas de expressão
planejadas, racionais como as composições geométricas
apresentadas nas obras de
O artista espanhol Pablo Picasso é considerado um dos mais importantes artistas plásticos do século XX. Suas obras podem ser divididas em fases caracterizadas de acordo com as cores predominantes e que marcam a transição de uma fase para outra. A fase azul foi um período em que predominaram os tons de azul e uma temática mais marcada pela angústia. Na fase rosa, predominaram tons de rosa, vermelho e suas obras ganham uma conotação lírica, caracterizada pela presença de
No final da década de 1970, constituiu-se no Brasil o movimento
Arte-Educação. No início, esse movimento organizou-se
fora da educação escolar e a partir de premissas
metodológicas fundamentadas nas ideias da Escola Nova
e da Educação através da Arte.
Esse modo de conceber o ensino da Arte propunha
Avaliações diagnósticas têm sido amplamente empregadas
para a análise da qualidade do ensino oferecido em
redes públicas.
No caso da Prova Brasil, o segmento no qual ela é aplicada,
constitui-se dos alunos
Uma das grandes preocupações da educação no século XXI é contribuir para a redução de toda forma de exclusão
social.
Nesse sentido, cabe aos profissionais da educação e à
escola
Os pintores e escultores da 2 metade do século XX trabalharam
com técnicas e materiais muito diversificados.
Frans Krajcberg, polonês naturalizado brasileiro, é uma
presença ímpar na arte contemporânea brasileira por seu
profundo interesse em
O teatro, como área do conhecimento, pressupõe uma
educação política, de ação e reflexão, na luta contra todas
as formas de opressão.
Esse pressuposto está presente na metodologia do teatro
do oprimido representado por
A arte teatral oportuniza para adolescentes e adultos o conhecimento,
a observação e o confronto entre diferentes
culturas, em diferentes momentos históricos. Ao buscar
soluções criativas e imaginativas na criação das cenas, os
alunos aprimoram o conhecimento sobre eles mesmos e
sobre as situações de vida do cotidiano.
A base desse processo de investigação, próprio do teatro,
relaciona-se com