O planejamento escolar conta com níveis diferenciados, que apresentam as seguintes funções:
As Leis nos 10.639/03 e 11.645/98 tornam obrigatório o estudo da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena. A professora Maria Lúcia, diretora de uma escola, quer mobilizar formas de inserção dessas temáticas no currículo desenvolvido em sua escola a fim de que sejam significativas para os alunos. Considerando as Leis mencionadas, analise os procedimentos que seriam coerentes com a visão da professora.
I - Promover atividades de valorização do negro e do índio em ocasiões especiais do ano, principalmente na Semana da Consciência Negra e no Dia do Índio.
II - Trazer membros das comunidades afrodescendentes e indígenas para a escola em datas significativas para essas comunidades.
III - Promover atividades que articulem os conteúdos à valorização do negro e do índio e ao desafio a preconceitos nas diversas áreas curriculares, desenvolvendo um trabalho interdisciplinar.
IV - Incentivar o contato da comunidade escolar com produções culturais e com membros das comunidades afro-brasileiras e indígenas no decorrer do ano letivo.
São coerentes APENAS os procedimentos
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, a atuação com as crianças deve promover articulações entre os seus universos e o patrimônio cultural socialmente reconhecido. A partir dessa fundamentação legal, o currículo na Educação Infantil deve levar em conta, principalmente,
A Sociologia questiona o porquê dos conflitos entre os diferentes grupos, as razões do comportamento de indivíduos e grupos quando tentam quebrar as regras de funcionamento das sociedades.
As questões acima estão relacionadas
O conceito de cultura, a partir dos anos 80 do século XX, aborda essencialmente a questão das teias de significados próprios das estruturas complexas dos grupos sociais. Essa colocação permite uma reflexão antropológica, conforme pode-se analisar a seguir
.I - A cultura é essencialmente semiótica para os teóricos do interacionismo.
II - A cultura se desenvolve de forma lenta, contínua e de acordo com o equipamento biológico do homem.
III - A cultura surge de forma súbita e promove o salto da natureza para a humanidade.
IV - A cultura, no senso comum, significa um acúmulo de conhecimentos e saberes, de valores e de atitudes corretas.
É correto o que se afirma em
Os estudos científicos associados à credibilidade têm, para o público, um caráter de verdades incontestáveis, mesmo associados a interesses de classes e ideologicamente comprometidos. Esses estudos podem contribuir para o falseamento da argumentação e o desvirtuamento da apreensão da realidade.
Nessa perspectiva, considere as afirmações a seguir.
I - A apreensão da realidade sofre intervenção provocada por interesses pessoais e sociais que atuam subjetivamente e alteram a significação das representações sociais.
II - O discurso científico é provocado por razões ideológicas que sustentaram, de forma inequívoca, a observação sistemática da realidade.
III - A Sociologia, na Educação Básica, contribui para o desenvolvimento do senso crítico, tratando de questões de conteúdos estrategicamente selecionados e didaticamente orientados.
Está correto o que se afirma em
O Carnaval, no mundo inteiro, está associado ao Brasil e, em particular, ao Rio e a Salvador. Entretanto, não foi sempre assim. Roma e Veneza, no século XVIII, e Nice, no século XIX, enchiam suas ruas de visitantes nessa temporada festiva.
Como outras instituições europeias, o Carnaval é uma manifestação da cultura em que
o papel ativo das mulheres contrasta com as práticas tradicionais europeias;
a dança, com elementos africanos, aparenta emergir da fusão de duas tradições culturais;
as escolas de samba, o uso das fantasias e o desfile dos carros alegóricos fazem parte de reminiscências do século XV em Florença e Nuremberg.
A partir desse texto, conclui-se que o(a)
A falta de moradia, de saneamento básico, o desvio das formas ortodoxas de sobrevivência, a fome e a criminalidade mostram o Brasil como uma das sociedades mais desiguais do planeta. Temáticas como A Vida no Lixão e Fome Zero discutem a pobreza como um(a)
Conversar com as pessoas de igual para igual, ouvir seus anseios, analisar sua história enquanto forma de conhecimento produzido permite explicar a sociedade, esclarecendo os problemas pessoais dos indivíduos e as estruturas sociais nas quais eles estão envolvidos. Nesse contexto, analise as afirmações a seguir.
I - O processo histórico da Sociologia inclui diferentes métodos de observação e construção do fato social.
II - Pensar sociologicamente significa cultivar a imaginação, fugindo ao processo rotineiro das circunstâncias pessoais que nos são familiares.
III - O conhecimento sociológico é extremamente vasto e nos possibilita ver o mundo social a partir de diferentes posicionamentos ideológicos.
IV - A construção do discurso científico da Sociologia se faz pela incessante busca de melhores resultados na interpretação dos testemunhos.
Está correto APENAS o que se afirma em
O financiamento da educação brasileira conta com investimentos públicos, tais como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). Sobre esse Fundo, analise as afirmações a seguir
I - É formado por impostos vinculados à educação no âmbito dos estados, municípios e, quando necessário, da União.
II - É constituído por impostos vinculados ou não à educação no âmbito dos estados, municípios e da União.
III - Objetiva a inclusão dos alunos do Ensino Fundamental por meio do incremento do financiamento educacional.
IV - Visa à inclusão de todos os alunos do sistema de ensino a partir do incremento do financiamento educacional.
São corretas APENAS as afirmações
A Pedagogia de Projetos representa uma forma de dinamizar o currículo em uma abordagem integrada. Tal pedagogia é caracterizada pelos seguintes componentes centrais:
O currículo integrado parte necessariamente de uma visão
Ciente de que nossa visão é repleta de prenoções e juízos de valor, a construção de um olhar sociológico principia com o estranhamento, ao se observar a realidade. Tal procedimento confronta o conhecimento do senso comum e possibilita a construção do conhecimento científico.
Essa reflexão propõe
Diante das mudanças do mundo contemporâneo, já não se pensa em formar para o posto de trabalho, mas, para a empregabilidade. Passa-se, portanto, a ideia de que, com os diversos cursos técnicos espalhados pelo país, todos os estudantes se tornarão empregáveis. Caberia às escolas e aos centros de formação profissional, desenvolver diversas competências e habilidades que gerem um novo trabalhador.
A ideia neoliberal, denominada produtivista, é considerada dominante no ensino técnico-profissional. A partir dessa visão, afirma-se que
A história do Carnaval de Salvador mostra o aparecimento do Ilê Aiyê, em meados dos anos 1970, como um fenômeno decisivo. O Ilê Aiyê é elemento central da chamada reafricanização da folia baiana, denominando-se bloco afro. Muitos blocos afros surgiram depois dele, buscando também tematizar a cultura africana e o orgulho negro. Dentre eles se tornaram conhecidos nacionalmente o Olodum e o AraKetu..
A partir do texto, identificam-se