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O planejamento escolar conta com níveis diferenciados, que apresentam as seguintes funções:

As Leis nos 10.639/03 e 11.645/98 tornam obrigatório o estudo da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena. A professora Maria Lúcia, diretora de uma escola, quer mobilizar formas de inserção dessas temáticas no currículo desenvolvido em sua escola a fim de que sejam significativas para os alunos. Considerando as Leis mencionadas, analise os procedimentos que seriam coerentes com a visão da professora.

I - Promover atividades de valorização do negro e do índio em ocasiões especiais do ano, principalmente na Semana da Consciência Negra e no Dia do Índio.

II - Trazer membros das comunidades afrodescendentes e indígenas para a escola em datas significativas para essas comunidades.

III - Promover atividades que articulem os conteúdos à valorização do negro e do índio e ao desafio a preconceitos nas diversas áreas curriculares, desenvolvendo um trabalho interdisciplinar.

IV - Incentivar o contato da comunidade escolar com produções culturais e com membros das comunidades afro-brasileiras e indígenas no decorrer do ano letivo.

São coerentes APENAS os procedimentos

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, a atuação com as crianças deve promover articulações entre os seus universos e o patrimônio cultural socialmente reconhecido. A partir dessa fundamentação legal, o currículo na Educação Infantil deve levar em conta, principalmente,

A Sociologia questiona o porquê dos conflitos entre os diferentes grupos, as razões do comportamento de indivíduos e grupos quando tentam quebrar as regras de funcionamento das sociedades.

As questões acima estão relacionadas

O conceito de cultura, a partir dos anos 80 do século XX, aborda essencialmente a questão das teias de significados próprios das estruturas complexas dos grupos sociais. Essa colocação permite uma reflexão antropológica, conforme pode-se analisar a seguir

.I - A cultura é essencialmente semiótica para os teóricos do interacionismo.

II - A cultura se desenvolve de forma lenta, contínua e de acordo com o equipamento biológico do homem.

III - A cultura surge de forma súbita e promove o salto da natureza para a humanidade.

IV - A cultura, no senso comum, significa um acúmulo de conhecimentos e saberes, de valores e de atitudes corretas.

É correto o que se afirma em

Os estudos científicos associados à credibilidade têm, para o público, um caráter de verdades incontestáveis, mesmo associados a interesses de classes e ideologicamente comprometidos. Esses estudos podem contribuir para o falseamento da argumentação e o desvirtuamento da apreensão da realidade.
Nessa perspectiva, considere as afirmações a seguir.

I - A apreensão da realidade sofre intervenção provocada por interesses pessoais e sociais que atuam subjetivamente e alteram a significação das representações sociais.

II - O discurso científico é provocado por razões ideológicas que sustentaram, de forma inequívoca, a observação sistemática da realidade.

III - A Sociologia, na Educação Básica, contribui para o desenvolvimento do senso crítico, tratando de questões de conteúdos estrategicamente selecionados e didaticamente orientados.

Está correto o que se afirma em

O Carnaval, no mundo inteiro, está associado ao Brasil e, em particular, ao Rio e a Salvador. Entretanto, não foi sempre assim. Roma e Veneza, no século XVIII, e Nice, no século XIX, enchiam suas ruas de visitantes nessa temporada festiva.

Como outras instituições europeias, o Carnaval é uma manifestação da cultura em que

• o papel ativo das mulheres contrasta com as práticas tradicionais europeias;
• a dança, com elementos africanos, aparenta emergir da fusão de duas tradições culturais;
• as escolas de samba, o uso das fantasias e o desfile dos carros alegóricos fazem parte de reminiscências do século XV em Florença e Nuremberg.

A partir desse texto, conclui-se que o(a)

A falta de moradia, de saneamento básico, o desvio das formas ortodoxas de sobrevivência, a fome e a criminalidade mostram o Brasil como uma das sociedades mais desiguais do planeta. Temáticas como “A Vida no Lixão” e “Fome Zero” discutem a pobreza como um(a)

Conversar com as pessoas de igual para igual, ouvir seus anseios, analisar sua história enquanto forma de conhecimento produzido permite explicar a sociedade, esclarecendo os problemas pessoais dos indivíduos e as estruturas sociais nas quais eles estão envolvidos. Nesse contexto, analise as afirmações a seguir.

I - O processo histórico da Sociologia inclui diferentes métodos de observação e construção do fato social.

II - Pensar sociologicamente significa cultivar a imaginação, fugindo ao processo rotineiro das circunstâncias pessoais que nos são familiares.

III - O conhecimento sociológico é extremamente vasto e nos possibilita ver o mundo social a partir de diferentes posicionamentos ideológicos.

IV - A construção do discurso científico da Sociologia se faz pela incessante busca de melhores resultados na interpretação dos testemunhos.

Está correto APENAS o que se afirma em

O financiamento da educação brasileira conta com investimentos públicos, tais como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). Sobre esse Fundo, analise as afirmações a seguir

I - É formado por impostos vinculados à educação no âmbito dos estados, municípios e, quando necessário, da União.

II - É constituído por impostos vinculados ou não à educação no âmbito dos estados, municípios e da União.

III - Objetiva a inclusão dos alunos do Ensino Fundamental por meio do incremento do financiamento educacional.

IV - Visa à inclusão de todos os alunos do sistema de ensino a partir do incremento do financiamento educacional.

São corretas APENAS as afirmações

O currículo integrado parte necessariamente de uma visão

Ciente de que nossa visão é repleta de prenoções e juízos de valor, a construção de um olhar sociológico principia com o estranhamento, ao se observar a realidade. Tal procedimento confronta o conhecimento do senso comum e possibilita a construção do conhecimento científico.

Essa reflexão propõe

Diante das mudanças do mundo contemporâneo, já não se pensa em formar para o posto de trabalho, mas, para a empregabilidade. Passa-se, portanto, a ideia de que, com os diversos cursos técnicos espalhados pelo país, todos os estudantes se tornarão empregáveis. Caberia às escolas e aos centros de formação profissional, desenvolver diversas competências e habilidades que gerem um novo trabalhador.

A ideia neoliberal, denominada produtivista, é considerada dominante no ensino técnico-profissional. A partir dessa visão, afirma-se que

A história do Carnaval de Salvador mostra o aparecimento do Ilê Aiyê, em meados dos anos 1970, como um fenômeno decisivo. O Ilê Aiyê é elemento central da chamada “reafricanização” da folia baiana, denominando-se bloco afro. Muitos blocos afros surgiram depois dele, buscando também tematizar a cultura africana e o orgulho negro. Dentre eles se tornaram conhecidos nacionalmente o Olodum e o AraKetu..

A partir do texto, identificam-se

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