A observação participante é utilizada quando o pesquisador deseja ampliar o nível de apreensão do objeto social, o que permite dizer que
A escola cidadã deve combater quaisquer processos de bullying e de discriminações. Para que seja bem sucedida, essa escola deve planejar-se de modo a
O conjunto de princípios para explicar a aprendizagem constitui o que se denomina teorias da aprendizagem. Nessa perspectiva, conclui-se corretamente que a teoria
Um gestor educacional de uma escola pública municipal quer propor modificações no currículo de sua escola. Para tal, deve necessariamente levar em conta os seguintes documentos legislativos:
Observe o diálogo adaptado entre os personagens Morpheus e Neo, do 1º filme da série Matrix.
Neo: O que é Matrix?
Morpheus: Matrix está em toda parte como
Deus está. É o mundo que foi criado para que não víssemos a verdade. O mundo que você acredita ser real.
Neo: Que verdade?
Morpheus: Que você é um escravo, Neo. Como
todo mundo. [...]
Nasceu em uma prisão que não pode ver, cheirar ou tocar. Uma prisão para sua mente.
Esse trecho conduz a algumas afirmações sobre as ideologias presentes em nossa sociedade, tais como as que podem ser analisadas a seguir.
I - Nem sempre nos damos conta de que aquilo que parece natural pode representar outra coisa, pois outros interesses que não os nossos legitimam relações de desigualdade.
II - As ideologias servem de apoio aos interesses de determinados grupos sociais para se beneficiarem da exploração e de sua condição de superioridade.
III - As verdades estabelecidas pelas classes dominantes levam à submissão dos grupos historicamente oprimidos.
IV - Existe uma ciência que nos controla e nos faz pensar que o mundo é assim e sempre será assim.
São corretas APENAS as afirmações
Um morador de um bairro popular de Salvador criou, em sua casa, uma biblioteca comunitária, na esperança de ver funcionar a primeira faculdade comunitária do país, para quem não tem condições de cursar uma faculdade pública ou pagar uma particular. A ideia é ensinar Língua Portuguesa aos alunos que terão que estagiar e passar seus conhecimentos para a população carente.
Esse fato corresponde a um tipo de ação social caracteri- zada sociologicamente como
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), no tema transversal de Ética, dizem que a autonomia pressupõe uma relação com os outros. Dessa forma, não existe autonomia pura, como se fosse uma capacidade absoluta de um sujeito isolado.
Por isso, só é possível realizar autonomia como
Considerando a ilustração acima, analise as afirmações a seguir sobre a educação na contemporaneidade.
I - A hora do recreio é prejudicial ao aluno uma vez que ele se dispersa e sua concentração fica bastante comprometida ao retornar para a sala de aula.
II - O recreio tem sido um espaço de muito conflito e brigas dentro da escola, sendo um dos elementos causadores do aumento da violência intra e extra- muros escolares.
III - Observar os alunos na hora do recreio nos permite conhecer melhor a comunidade escolar com a qual estamos trabalhando, pois é o momento em que representam, nas brincadeiras, seu cotidiano.
IV - É importante promover ambientes escolares agradáveis em que as brincadeiras façam parte desses espaços, tornando a aprendizagem prazerosa e significativa.
V - A educação deve estar voltada para o desenvolvimento do senso crítico, na proposição de desafios a partir de atividades lúdicas, dinâmicas e criativas.
Está correto APENAS o que se afirma em
A história e a humanidade são processos em constante construção, não podendo existir, sociologicamente, um só discurso puramente objetivo e absolutamente neutro. A partir dessa afirmação, conclui-se que