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Os sofi stas surgiram durante a passagem da perda de poder

da oligarquia para a democracia. São considerados mestres da

retórica e oratória que percorriam as cidades-estado fornecendo

suas habilidades aos políticos em geral. Infelizmente, de seus

textos só nos restaram fragmentos e citações de seus principais

adversários (Platão e Aristóteles). O mais conhecido fragmento

do sofi sta Protágoras sobre a verdade resume as seguintes ideias

centrais relacionadas aos sofi stas:

Em sua obra “O Banquete", Platão, por meio do discurso de

Fedro, o primeiro a falar, conclui que de “todos os deuses o mais

antigo, o mais augusto de todos, capaz de tornar o homem virtuoso

e feliz durante a vida e após a morte", é o deus:

Santo Anselmo, por meio do seu famoso “argumento ontológico"

(Marcondes 2013), para provar a existência de Deus,

procura conciliar:

Para Leibniz, a chave para o desenvolvimento sistemático

e racional da totalidade do conhecimento humano é:

Friedrich Nietzsche, em sua obra Genealogia da moral (2009),

na Primeira dissertação, discute os conceitos “bom e mau", “bom

e ruim", afi rmando que “todas eles remetem à mesma transformação

conceitual" que, em toda parte no sentido social, “bom" se

desenvolveu a partir de:

De acordo com Hanna Arendt, política e liberdade são:

A passagem do pensamento mítico-religioso ao pensamento

fi losófi co-científi co representando o surgimento da filosofia na

Grécia Antiga, conforme observa Marcondes (2013), possui características

centrais que rompem com a narrativa mítica. É possível

destacar como duas dessas características:

Santo Agostinho desenvolve sua teoria para o processo do

conhecimento a partir de:

Um dos principais fi lósofos do Empirismo do período clássico

foi Francis Bacon. São dois aspectos de sua contribuição filosófica:

A virtude é defi nida por Spinoza (2013, 2 ed.) como aquilo

que contribui para o ser humano conservar o seu ser, ou seja, a

sua autopreservação. Neste sentido, a virtude consiste em agir

conforme a natureza, isto é, de acordo com:

Segundo Marcondes (2013), para Hegel o modo de compreensão

do sujeito é necessariamente:

Hanna Arendt, em seu livro O que é Política?, afirma que o

pensamento político baseia-se em essência:

O pensamento mítico faz parte de uma tradição cultural que

antecedeu o pensamento fi losófi co-científi co na Grécia antiga.

Um dos elementos centrais desse pensamento para explicitar a

realidade é:

Em sua obra “A Filosofi a na Idade Média", Étienne Gilson

(2013), ao analisar a cultura patrística latina, afi rma “que o ideal que

dominava essa cultura se encontra nas obras de Cícero". Para esse

fi lósofo, “o homem só se distingue dos animais pela linguagem".

Cícero considerava como “virtude e arte suprema":

O Empirismo constitui-se, a partir do século XVI, uma das

correntes formadoras do pensamento moderno. Os empiristas

rejeitam a noção:

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