Em sua grande obra “Ética", Spinoza faz uma distinção entre
“o bem e o mal" e em sua compreensão sobre o bem apresenta a
seguinte proposição:
Hegel, em sua obra A fenomenologia do espírito, analisa as
etapas do progresso da consciência, estabelecendo como ponto
de partida a:
Segundo Marcondes (2013), Sartre caracteriza o homem
como:
De acordo com Bettencourt apud Rezende (2012), para
Aristóteles, “a fi losofi a implica o abandono do senso comum e o
despertar da consciência crítica". Esse abandono do senso comum
ocorre em virtude:
O pensamento de Descartes pretende fundamentar e legitimar
a possibilidade do conhecimento científi co e com isso refutar:
Segundo Marcondes (2013), "Hume, o mais radical dos empiristas",
questiona dois princípios fundamentais da tradição fi losófica:
Em sua “Terceira dissertação sobre o que significam ideais
ascéticos", Nietzsche a inicia analisando os artistas e os elimina de
imediato. Para o autor, “eles estão longe de se colocar no mundo
e contra o mundo". Segundo o filósofo, o significado desses ideais
para esse grupo é:
A liberdade é o tema central do pensamento sartreano. Ao
desenvolver o tema, Sartre recusa:
Para Platão, a fi losofi a é uma forma de saber que possui um
caráter essencialmente:
Ao contrário de Platão, Aristóteles tem uma visão mais linear
do processo de conhecimento. De acordo com a fi losofi a aristotélica, esse processo tem início com:
São Tomás de Aquino representa o apogeu da Escolástica
Medieval. De sua grande obra destacam-se Os argumentos para
provar a existência de Deus. Para São Tomás (Étienne, 2013), o
“caminho mais manifesto" é aquele que se inicia a partir:
Immanuel Kant inicia sua fase crítica com a publicação da
“Crítica da razão pura". Na visão kantiana, a crítica se opõe:
Em “Genealogia da Moral", Nietzsche faz uma análise devastadora
da moral tradicional a qual considera baseada:
Heidegger, em sua obra “Ser e tempo", estabelece como
estrutura fundamental do ser:
Rezende (2012), ao analisar os movimentos revolucionários
desde o século XVIII e as experiências revolucionárias do nosso
século, destaca que Hanna Arendt identifi ca como aspecto positivo
o sistema de: