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Em sua grande obra “Ética", Spinoza faz uma distinção entre

“o bem e o mal" e em sua compreensão sobre o bem apresenta a

seguinte proposição:

Hegel, em sua obra A fenomenologia do espírito, analisa as

etapas do progresso da consciência, estabelecendo como ponto

de partida a:

Segundo Marcondes (2013), Sartre caracteriza o homem

como:

De acordo com Bettencourt apud Rezende (2012), para

Aristóteles, “a fi losofi a implica o abandono do senso comum e o

despertar da consciência crítica". Esse abandono do senso comum

ocorre em virtude:

O pensamento de Descartes pretende fundamentar e legitimar

a possibilidade do conhecimento científi co e com isso refutar:

Segundo Marcondes (2013), "Hume, o mais radical dos empiristas",

questiona dois princípios fundamentais da tradição fi losófica:

Em sua “Terceira dissertação sobre o que significam ideais

ascéticos", Nietzsche a inicia analisando os artistas e os elimina de

imediato. Para o autor, “eles estão longe de se colocar no mundo

e contra o mundo". Segundo o filósofo, o significado desses ideais

para esse grupo é:

A liberdade é o tema central do pensamento sartreano. Ao

desenvolver o tema, Sartre recusa:

Para Platão, a fi losofi a é uma forma de saber que possui um

caráter essencialmente:

Ao contrário de Platão, Aristóteles tem uma visão mais linear

do processo de conhecimento. De acordo com a fi losofi a aristotélica, esse processo tem início com:

São Tomás de Aquino representa o apogeu da Escolástica

Medieval. De sua grande obra destacam-se Os argumentos para

provar a existência de Deus. Para São Tomás (Étienne, 2013), o

“caminho mais manifesto" é aquele que se inicia a partir:

Immanuel Kant inicia sua fase crítica com a publicação da

“Crítica da razão pura". Na visão kantiana, a crítica se opõe:

Em “Genealogia da Moral", Nietzsche faz uma análise devastadora

da moral tradicional a qual considera baseada:

Heidegger, em sua obra “Ser e tempo", estabelece como

estrutura fundamental do ser:

Rezende (2012), ao analisar os movimentos revolucionários

desde o século XVIII e as experiências revolucionárias do nosso

século, destaca que Hanna Arendt identifi ca como aspecto positivo

o sistema de:

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