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No tocante à sociologia de A. Giddens, é incorreto afirmar que:

Sobre o processo conhecido como globalização, assinale a alternativa incorreta:

A problemática da estrutura e da ação marcou os debates da sociologia clássica e vigora, também, na sociologia contemporânea. Muitos, inclusive, tentam superar essa dicotomia. Um dos autores da Sociologia contemporânea, por exemplo, afirma a necessidade de manutenção de valores comuns para a manutenção e permanência da ordem. A estrutura é vista enquanto um sistema de relações padronizadas entre papéis\funções, ou seja, é a estrutura enquanto organização em sistemas, sendo que esses seriam sociais e integrados. Apresenta a centralidade no desempenho de papéis\funções na estrutura social. O papel social é então executado. Qual autor se encaixa nessa teoria?

As relações de poder são questões centrais das teorias críticas do currículo, visto que o poder se manifesta em relações sociais em que os indivíduos ou grupos são submetidos às decisões arbitrárias de outros e que podemos constatar essas relações no âmbito escolar. Nesse sentido, podemos afirmar que:
I. O currículo oficial, reconhecido como válido e importante na escola, expressa os interesses dos grupos e classes menos favorecidos colocando-os em vantagem nas relações de poder;
II. A tarefa de teorização curricular crítica deve estar em um esforço contínuo de identificação e análise das relações de poder envolvidas na educação e no currículo;
III. O currículo oficial contribui para o fortalecimento de identidades heterogêneas e, consequentemente, para a representação dos interesses individuais dos sujeitos, não subjugando-os às relações de poder existentes na escola.
Pode-se afirmar que:

A concepção de currículo, pautada no multiculturalismo, reconhece as diferentes situações sociais e repertórios culturais presentes nas salas de aula e nas relações de poder. O currículo nessa perspectiva parte do reconhecimento dessas diferenças, da heterogeneidade cultural. Para tanto é necessário, dentre outros aspectos, que:

“A cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo. Ou seja, por ano, um milhão de indivíduos decidem tirar a própria vida. Atualmente, 55% destes têm menos de 45 anos idade - em 1950, por outro lado, 60% dos suicidas eram mais velhos que isto. Os dados são de um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS)” (acesso em 21/01/2013 http://revistaepoca.globo.com). No final do século XIX, Émile Durkheim produziu um dos estudos clássicos da sociologia, O Suicídio. Karl Marx também escreveu algumas notas a respeito deste fenômeno em Sobre o suicídio, publicando-as em janeiro de 1846. A partir das análises de Marx e Durkheim, podemos afirmar que:

Émile Durkheim nasce na região entre a Alsácia e a Lorena, em 1858, e morre em 191De família judia, mas agnóstico, ainda jovem vai a Paris completar seus estudos, até que inicia sua carreira de professor universitário em Bordeaux. É durante o período de Bordeaux que ele produz suas obras mais conhecidas: Da divisão do trabalho social (1883), As Regras do Método Sociológico (publicada dois anos depois desta primeira) e O Suicídio (1887). Em 1902, deixa Bordeux e segue para a Sorbonne. A partir das obras do autor e de seus conhecimentos, julgue as assertivas seguintes. I - Podemos dizer que existem vários sentidos para o termo positivismo, como é comum nas ciências humanas. Por muito tempo a expressão “positivismo” tornou-se antes uma expressão ofensiva do que um termo técnico da filosofia. Apesar disso, a Sociologia positivista teve uma influencia profunda para pensadores como E. Durkheim, T. Parsons e Z. Bauman. II - As preocupações maiores de Durkheim são sobre a delimitação do campo de estudo da sociologia, a identificação do objeto de estudo específico desta nova ciência e a definição de procedimentos e regras bem definidas para a pesquisa sociológica, articulando-a com a Psicologia, a Biologia e a Filosofia. III - Cumprem funções importantes de socialização a educação, a religião, a família, já que são instituições sociais capazes de inculcar nos indivíduos uma série de valores morais e de conduzi-los a aceitarem os papéis que lhes são impostos socialmente. IV - Durkheim considera a prática do crime como um fato social anormal, indicando que o direito positivo possui um caráter de coerção social perante os indivíduos tomados isoladamente. V - Pensando na solidariedade mecânica, ela se estrutura a partir das semelhanças entre seus membros. Aqui a consciência individual é extremamente consolidada e exerce uma pressão forte sobre as ações coletivas. É correto afirmar que:

“As histórias são parecidas: sem aviso, as meninas são levadas pelas mães a um local ermo, onde encontram uma espécie de parteira que as espera com uma navalha. Sem qualquer anestesia ou assepsia, a mulher abre as pernas das garotas - muitas vezes, crianças de menos de dez anos - e corta a região genital, num procedimento que varia da retirada do clitóris ao corte dos grandes lábios e à infibulação (fechamento parcial do orifício genital).” (Acesso em 5.7.2010. Sanches, Giovana. http\\ g1.globo.com). Algumas comunidades realizam a prática da circuncisão como forma de reprimir o desejo sexual, garantir a fidelidade conjugal e manter as jovens “limpas” e “belas”. No momento em que os indivíduos passam a se inserir em determinado contexto social, eles sofrem interferências dos grupos sociais no qual pertencem, geralmente se relacionando com normas, valores criados coletivamente. Sobre essas discussões, qual a alternativa que podemos ligar á teoria de Émile Durkheim?

“Classe social” é provavelmente a ideia mais famosa da Sociologia; ou, ao menos, a ideia com a qual o público leigo mais identifica a Sociologia como disciplina acadêmica ou área de conhecimento. Talvez nenhuma outra palavra do repertório sociológico apareça tanto, seja usada com tanta desenvoltura, em tantos sentidos ou tenha sido objeto de tanta crítica e revisão nos últimos cinquenta anos. (CODATO, Adriano; LEITE, Fernando Baptista. Classe social. In: Heloisa Buarque de Almeida; José Szwako. (Org.) Diferenças, igualdade. São Paulo - SP: Berlendis & Vertecchia, 2009, p. 7-29). Utilizando seus conhecimentos sobre o tema das classes sociais e desigualdade na sociedade contemporânea, julgue os itens a seguir. CONCURSO I - Sociólogo estudioso das camadas médias americanas, Wright Mills apontou, já no início da década de 50, a aproximação crescente entre trabalhadores de colarinho branco – o empregado de escritório moderno – e os operários do setor produtivo. II - O Brasil tem um dos maiores índices de desigualdade social do mundo, porém por conta do aumento dos gastos sociais nas últimas décadas, pelos programas governamentais de transferência de renda (Bolsa Família, etc.) apresenta uma alta mobilidade social ascendente, conferindo a milhões de brasileiros uma mudança substancial na sua condição de vida, dando origem à nova classe média ou classe “C”. III - A desigualdade em uma sociedade gira em torno da distribuição diferenciada de recursos de valor às variadas categorias de indivíduos – sendo as de classe, étnica e gênero as três mais importantes. IV - Uso científico do termo classe social por parte de sociólogos, economistas, historiadores deve levar em conta apenas as distinções econômicas, o acesso diferenciado a determinados bens e serviços na sociedade V - A chamada nova classe média brasileira, de acordo com Jessé de Souza, só pode ser compreendida no marco mais geral de alteração do sistema capitalista, de um modelo fordista, passando pelo toyotismo e chegando ao movido pelo afrouxamento de laços de proteção ao trabalhador, da voracidade do capital financeiro e da alteração profunda nas relações cotidianas da sociedade moderna. A nova classe média carrega as agruras de uma classe que não perfila a tradicional classe trabalhadora, nem pode ser classificada como classe média tradicional. É correto afirmar que:

No campo da Sociologia brasileira, encontramos contribuições importantes de pensadores que são fundamentais para compreensão do que é o Brasil. Entre eles, podemos citar Gilberto Freyre e Florestan Fernandes. Utilizando abordagens distintas, vários outros autores deram importantes contribuições para a abordagem dos fenômenos sociais brasileiros. Acerca desse assunto, assinale a opção incorreta.

O sociólogo Norbert Elias é hoje uma das grandes referências nas ciências sociais, numa acepção mais ampla. Em sua obra mais conhecida, O processo civilizador, mostra como lentamente os costumes vão moldando as condutas, os corpos e os sentimentos dos indivíduos e dos grupos sociais ao longo dos séculos. Sobre os conceitos e proposições teóricas de Norbert Elias, assinale a alternativa incorreta:

“(...) Rompe com a tradição positivista que faz da sociedade uma realidade objetiva e do ator um agente sem história nem paixão e amplamente preso a um conjunto de valores que lhe predeterminam os comportamentos. (...) Pretende que o social seja um processo: é o fruto da atividade permanente dos membros da sociedade. Estes últimos são providos de um cabedal de saberes práticos que utilizam de modo rotineiro nas atividades mais corriqueiras. (...) Se interessam pelos atos da vida cotidiana que aos nossos olhos parecem os mais banais” (Lallement, Michael, 2008). Esse texto enfatiza uma corrente sociológica que privilegia abordagens com o uso da observação direta, observação participante, diálogos, registros em vídeos, conversas com os autores, etc.). A qual dessas correntes abaixo o texto se refere?

Desde o ano de 2007, as instituições públicas federais de educação profissional implantaram em suas ações, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. Sobre o PROEJA, podemos afirmar que:
I. Os cursos de educação profissional técnica de nível médio do PROEJA deverão contar com carga horária mínima de três mil e quatrocentas horas.
II. O aluno que demonstrar a qualquer tempo aproveitamento no curso de educação profissional técnica de nível médio, no âmbito do PROEJA, fará jus à obtenção do correspondente diploma, com validade nacional, tanto para fins de habilitação na respectiva área profissional, quanto para atestar a conclusão do ensino médio, possibilitando o prosseguimento de estudos em nível superior.
III. O PROEJA abrangerá somente os cursos e programas de educação profissional técnica de nível médio.
Estão corretas as afirmativas:

Considerando a tendência pedagógica liberal tecnicista, é falso afirmar que:

A partir da constatação do trabalho como práxis humana que possibilita criar e recriar, não apenas no plano econômico, mas no âmbito da arte e da cultura, da linguagem e dos símbolos, do mundo humano como resposta às suas múltiplas e históricas necessidades “[...] é que o trabalho se constitui em direito e dever e engendra um princípio formativo ou educativo (FRIGOTTO, 2012). Assim sendo, podemos afirmar que: I. O trabalho como princípio educativo é uma técnica didática ou metodológica no processo de aprendizagem, sem relação com o princípio ético-político.
II. A pedagogia das competências constitui-se em um aparato ideológico que sustenta a concepção do trabalho enquanto princípio educativo.
III. Da compreensão do trabalho como princípio educativo deriva a ideia de que é fundamental socializar, desde a infância, o princípio de que a tarefa de prover a subsistência, e outras esferas da vida pelo trabalho, é comum a todos os seres humanos, evitando-se, desta forma, criar indivíduos ou grupos que exploram e vivem do trabalho de outros.
IV. O trabalho como princípio educativo surge do fato de que todos os seres humanos são seres da natureza e, portanto, têm a necessidade de alimentar-se, proteger-se das intempéries e criar seus meios de vida.
São afirmações corretas

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