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O processo de organização escolar, na gestão democrática participativa, dispõe de funções que são propriedades comuns ao sistema organizacional de uma instituição, a partir das quais se definem as ações e as operações necessárias ao seu funcionamento. Em relação às funções dos elementos da organização e gestão escolar, é correto afirmar que:

Considerando a Resolução n° 06/2012, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, analise as seguintes afirmativas:
I. A Educação Profissional Técnica de Nível Médio é desenvolvida nas formas articulada e subsequente ao Ensino Médio, em que a primeira é integrada e a segunda concomitante a essa etapa da Educação Básica. II. A Educação Profissional Técnica de Nível Médio possibilita a avaliação, o reconhecimento e a certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos.
III. A Educação Profissional Técnica de Nível Médio, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, articula-se com o Ensino Médio e suas diferentes modalidades, incluindo a Educação do Campo, e com as dimensões do trabalho, da tecnologia, da ciência e da cultura.
IV. A oferta de curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em instituições privadas, em quaisquer das formas, deve ser precedida da devida autorização pelo órgão competente do respectivo sistema de ensino. Para as instituições públicas não há necessidade dessa autorização, devido ao processo de autonomia na oferta de cursos das instituições públicas federais.
Assinale a alternativa com as afirmativas verdadeiras:

A avaliação, diferentemente da verificação, envolve um ato que ultrapassa a obtenção da configuração do objeto, exigindo decisão do que fazer ante ou com ele. A verificação é uma ação que “congela” o objeto; a avaliação, por sua vez, direciona o objeto numa trilha dinâmica de ação. “[...] no geral a escola brasileira opera com a verificação e não com a avaliação da aprendizagem”. (LIBÂNEO, 2011). São consideradas ações de uma prática avaliativa escolar:

Os carboidratos ocupam uma posição importante na química do processo vital. Estes compostos são formados nas plantas, a partir da fotossíntese, e constituem o principal produto do processo pelo qual as moléculas inorgânicas e a energia solar são incorporadas aos seres vivos. Os carboidratos são polihidroxialdeídos ou cetonas de fórmula empírica CnH2nOn. Considere n = 6, NA sendo a constante de Avogadro e, nas questões a seguir julgue os itens (V ) se forem verdadeiros, ou (F ) se forem falsos:
I. ( ) Uma solução aquosa de CnH2nOn 0,5 mol L-1 tem 90 g de glicose em 1L de solução.
II. ( ) 1 mmol de CnH2nOn tem uma massa de 180 mg.
III. ( ) 0,0100 mol de CnH2nOn tem 0,0100 x 24 x NA átomos.
IV. ( ) Em 90,0 g de CnH2nOn há 3 x NA átomos de carbono.
V. ( ) Em 100 mL de uma solução 0,10 mol L-1 há 18 g de CnH2nOn. Assinale a alternativa CORRETA:

Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, considerando as reações químicas

hipotéticas a seguir:


A sequência correta é:

O efeito Joule-Thomson é usado para liquefazer gases, desde que se construa um sistema em que o gás é repetidamente comprimido e expandido, diminuindo sua temperatura até que ela chegue a um valor tão baixo, que o gás se condense formando o líquido. Se o coeficiente de Joule-Thomson para o gás nitrogênio, N2(g), é 0,1173 K atm-1, a temperatura final do nitrogênio a 20 atm e 100 0C, que é forçado através de uma barreira até uma pressão final de 1 atm é:

Por vários motivos, o hidrogênio – queimado ou utilizado em células de combustível – é uma opção atraente para abastecer os automóveis do futuro. Diversas matérias-primas e fontes de energia (renovável, nuclear ou fóssil) podem ser utilizadas para produzi-lo. Além disso, o hidrogênio e o produto de sua combustão, a água, não são tóxicos e não poluem. Não há liberação de dióxido de carbono, um potente gás responsável pelo efeito estufa. A eficiência dos veículos movidos a célula de combustível é até duas vezes maior que a dos veículos atuais. O hidrogênio poderia, assim, ajudar a reduzir urgentes problemas sociais e ambientais, como a poluição do ar e seus riscos à saúde, a mudança climática global e a dependência da importação de petróleo estrangeiro (http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/abastecendo_com_hidrogenio.html, 29/01/2013). Em um laboratório de química do Instituto Federal de Alagoas, a 20 °C e utilizando um sistema adequado, foi misturado uma liga de 0,5 g de magnésio e 500 cm3 de solução aquosa de HCl0,5 mol L1. Um manômetro indicou que a pressão no interior do recipiente que contém o H2(g) era de 756,7 mmHg. Sabendo-se que a pressão de vapor-d’água a 20 oC é 17,54 mmHg e o volume de H2(g) obtido foi 0,500 L, determine a pureza aproximada da amostra da liga de magnésio (massa de magnésio x 100/massa total da amostr(A), considerando que somente o magnésio reaja com o HCl.

No Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba (Alagoas), de grande importância socioeconômica, foi coletada uma amostra de água e determinou-se a presença apenas dos seguintes íons: K+, CleSO4-2M/sup> Se, nesta solução, as concentrações dos íons K+ e SO4-2M/sup>, são respectivamente, 1,95 g dm-3e 0,96 g dm-3, a concentração, em mol L-1, de íons Clserá:

Considere as assertivas:


Assinale a alternativa com as assertivas VERDADEIRAS:

A primeira comunicação oral de Dalton, a respeito de sua teoria, foi lida por ele na Sociedade Literária e Filosófica de Manchester, em 21 de outubro de 1803. Sua publicação deveu-se inicialmente a seu amigo Thomas Thomson (1773 - 1852) que, após ouvi-la do autor em 1804, decidiu apresentá-la, com o devido crédito, em seu livro System of Chemistry, publicado em 1807 . Thomson, em sua detalhada descrição da teoria de Dalton, usa a palavra átomo e também os símbolos inventados por ele para representar os átomos de sua teoria. Esta veio a ser publicada pelo próprio Dalton em sua obra principal, saída à luz a partir de 1808, o New System of Chemical Philosophy (Quimica Nova na Escola, n.20, 2004). Dalton fez muitas medidas da razão das massas dos elementos que se combinavam para formar compostos e foi capaz de detectar razões de massas consistentes que o levaram a desenvolver sua hipótese atômica.
A seguir considere as assertivas:
I. Todos os átomos de um dado elemento são idênticos.
II. Os átomos de diferentes elementos têm massas diferentes.
III. Um composto é uma combinação específica de átomos de mais de um elemento.
IV. Em uma reação química, os átomos não são criados nem destruídos mas trocam de parceiros para produzir novas substâncias.
Assinale a alternativa com as assertivas VERDADEIRAS:

Considere a reação entre o dióxido de enxofre e o oxigênio produzindo trióxido de enxofre todos no estado gasoso. Estabelecido o equilíbrio temos as concentrações, em mol L-1, dos reagentes iguais e a do produto com valor igual a 0,00750. Sabendo que a constante de equilíbrio é igual a 0,0422, calcule o valor da concentração dos reagentes.

Um prego de ferro pesando 2,0 gramas é imerso num copo de béquer contendo solução aquosa de ácido clorídrico. Após certo tempo observa-se a dissolução do prego e a formação de bolhas gasosas sobre a superfície metálica. Supondo que durante o tempo em observação 40% do prego sofreu oxidação. Calcule o volume aproximado de gás hidrogênio formado, admitindo-se que a temperatura é mantida constante e igual a 25 oC e que a base do béquer está posicionada ao nível do mar.

Os metais alcalinos são sólidos metálicos maleáveis. Todos têm propriedades metálicas características, como brilho metálico prateado e altas condutividades térmicas e elétricas. Os metais alcalinos reagem violentamente com água, produzindo gás hidrogênio e soluções de hidróxidos de metais alcalinos. Supondo que 0,50 g de sódio metálico sejam adicionados dentro de um béquer e reaja completamente com exatos 30cm3 de água. A concentração aproximada em quantidade de matéria, em mol L-1, da solução básica remanescente é:

Considere a reação química representada pela seguinte equação: NO2(g) + O2(g) → N2O5(g). Num determinado instante de tempo t da reação, verifica-se que o oxigênio está sendo consumido a uma velocidade de 1,2 x 10-3 mol L-1 s-1. Nesse tempo t, a velocidade de produção de N2O5 será de:

As relações de poder são questões centrais das teorias críticas do currículo, visto que o poder se manifesta em relações sociais em que os indivíduos ou grupos são submetidos às decisões arbitrárias de outros e que podemos constatar essas relações no âmbito escolar. Nesse sentido, podemos afirmar que:
I. O currículo oficial, reconhecido como válido e importante na escola, expressa os interesses dos grupos e classes menos favorecidos colocando-os em vantagem nas relações de poder;
II. A tarefa de teorização curricular crítica deve estar em um esforço contínuo de identificação e análise das relações de poder envolvidas na educação e no currículo;
III. O currículo oficial contribui para o fortalecimento de identidades heterogêneas e, consequentemente, para a representação dos interesses individuais dos sujeitos, não subjugando-os às relações de poder existentes na escola.
Pode-se afirmar que:

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