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Por vários motivos, o hidrogênio – queimado ou utilizado em células de combustível – é uma opção atraente para abastecer os automóveis do futuro. Diversas matérias-primas e fontes de energia (renovável, nuclear ou fóssil) podem ser utilizadas para produzi-lo. Além disso, o hidrogênio e o produto de sua combustão, a água, não são tóxicos e não poluem. Não há liberação de dióxido de carbono, um potente gás responsável pelo efeito estufa. A eficiência dos veículos movidos a célula de combustível é até duas vezes maior que a dos veículos atuais. O hidrogênio poderia, assim, ajudar a reduzir urgentes problemas sociais e ambientais, como a poluição do ar e seus riscos à saúde, a mudança climática global e a dependência da importação de petróleo estrangeiro (http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/abastecendo_com_hidrogenio.html, 29/01/2013). Em um laboratório de química do Instituto Federal de Alagoas, a 20 °C e utilizando um sistema adequado, foi misturado uma liga de 0,5 g de magnésio e 500 cm3 de solução aquosa de HCl0,5 mol L1. Um manômetro indicou que a pressão no interior do recipiente que contém o H2(g) era de 756,7 mmHg. Sabendo-se que a pressão de vapor-d’água a 20 oC é 17,54 mmHg e o volume de H2(g) obtido foi 0,500 L, determine a pureza aproximada da amostra da liga de magnésio (massa de magnésio x 100/massa total da amostr(A), considerando que somente o magnésio reaja com o HCl.

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