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Na maioria das condições, os gases com que lidamos na realidade se desviam da lei dos gases ideais. Portanto, considere uma amostra de 1,00 mol de dióxido de carbono, CO2, com uma pressão de 5,00 atm e um volume de 10,0 L, e a seguir julgue os itens (V ) se forem verdadeiros ou (F ) se forem falsos. Considere as constantes de van der Waals, a = 3,6 atm L2 mol-2 e b = 0,042 L moL-1.
I. ( ) A temperatura dessa amostra de gás usando a lei dos gases ideais é aproximadamente 336,7 0C.
II. ( ) A temperatura dessa amostra de gás usando a lei dos gases ideais é aproximadamente 609,7 K.
III. ( ) A temperatura dessa amostra de gás usando a lei dos gases reais é aproximadamente 611,5 K.
IV. ( ) A temperatura do gás real é aproximadamente 1,8 graus mais alta do que a da lei dos gases ideais.
V. ( ) A constante de van der Waals b representa a correção da pressão e está relacionada à magnitude das interações entre as partículas do gás.
VI. ( ) A constante de Van der Waals a representa a correção do volume e está relacionada ao tamanho das partículas do gás. Assinale a alternativa CORRETA:

A partir da decomposição térmica de uma reação química hipotética, XZK3(s) → XK(s) + ZK2(g), o volume de gás produzido nas CNTP, considerando 100 g do composto XZK3 é (dados: X = 40 u; Z=12 u; K= 16 u):

Considere um cilindro provido de um pistão móvel, que se desloca sem atrito, contendo 1,0 mol de um gás A que ocupa um volume de 20,0 L sob pressão 1,2 x 105 N m-2. Mantendo a pressão constante, a temperatura do gás é diminuída de 15 K e o volume ocupado pelo gás A diminuído para 19,2 L. Assim, a variação da energia interna neste sistema é aproximadamente igual a _________. Considere a capacidade calorífica molar do gás A à pressão constante igual a 20,8 J K-1 moL-1.

Albert Einstein (1879 – 1955) nasceu em Ulm, no antigo estado alemão de Wüttemberg. Antes de se tornar professor foi funcionário de um escritório de patentes suíço. O ano era 1905, conhecido como miraculoso ano de Einstein. Nesta época, ele publicou artigos no periódico alemão Anais da Física (Annalen der Physik) que revolucionaram a ciência. No primeiro artigo, ele estudou o fenômeno do quantum (a unidade fundamental de energia). Neste artigo, foi explicado o efeito fotoelétrico segundo o qual para cada elétron emitido, uma quantidade específica de energia é usada. Por esse estudo, Einstein ganhou o prêmio Nobel de física de 1921 . Seu segundo artigo foi “Sobre uma nova determinação das dimensões moleculares” e, o terceiro, “Sobre o movimento de pequenas partículas suspensas em líquidos estacionários exigido pela teoria molecular cinética do calor”. Ele propôs um método para determinar o tamanho e movimento dos átomos. O último de seus artigos, intitulado “Sobre a eletrodinâmica dos corpos em movimento”, Einstein introduziu o que viria a ser conhecido como a teoria da relatividade geral (Os gênios da ciência – sobre os ombros de gigante, Elsevier, Editora Campus, Stephen Hawking).
Utilizando o efeito fotoelétrico de Einstein e o valor da constante de Planck (h) igual a 6,63 x 10-34 J s, calcule a energia de um fóton amarelo cujo comprimento de onda é 589 nm.

Ana Júlia é uma ambientalista do Greenpeace. Seu pai é um técnico em química formado no Instituto Federal de Alagoas. A menina usa a bicicleta como meio de locomoção e gosta de propor desafios estequiométricos para seu pai. Um dia eles resolvem ir visitar os parentes em Junqueiro, cidade localizada na região centro-sul do Estado de Alagoas, distante 125 Km da capital Maceió. Em virtude do aquecimento global causado principalmente pelo lançamento de CO2 na atmosfera, Ana Júlia propõe ao pai intercalarem a viagem entre carro e bicicleta em função da massa de dióxido de carbono produzida no deslocamento. Sabe-se que o veículo de propriedade da família percorre 8 Km para cada litro de combustível e que a gasolina é composta somente de octano, C8H18(l), que possui densidade de 0,69 g mL-1. Analisando as sentenças, como deverá ocorrer a viagem de ida e volta, levando em consideração a massa de CO2 produzida a partir da combustão completa?

Considere as seguintes assertivas: I. 25 mL de HNO3 0,4 mol L-1 neutraliza 100mL de solução 0,10 mol L-1 de KOH.
II. Sabendo que a densidade do etanol é 0,80 g mL-1 e que em 100 mL de gasolina temos 25% de etanol em volume. Podemos dizer que a concentração em quantidade de matéria de etanol nessa solução é 4,3 mol L-1.
III. Na reação de neutralização de 40 mL de solução 1,5 mol L-1 de hidróxido de sódio com 60 mL de solução 1,0 mol L-1 de ácido clorídrico, podemos dizer que a concentração em quantidade de matéria de Clnos 100 mL resultantes da mistura das soluções é igual a 0,6 mol L-1.
IV. O rótulo da embalagem do leite informa que em 300 mL temos 56 mg de cálcio. A concentração de cálcio 0,031 mol L-1.
Assinale alternativa com a assertiva FALSA:

A primeira energia de ionização do boro é menor do que a do berílio. Assinale a alternativa CORRETA que justifique esta irregularidade.

Considere a reação hipotética X + Br- → XBr + OH-, a qual ocorre as seguintes etapas: A lei da velocidade da reação pode ser dada por:

Constantemente somos banhados por radiação eletromagnética que possui diferentes comprimentos de onda (λ). Entre elas encontra-se a radiação visível que consiste num espectro de cores variando do vermelho na extremidade correspondente ao maior comprimento de onda, ao violeta, na extremidade correspondente ao menor comprimento de onda. A radiação visível corresponde a uma pequena parcela do espectro eletromagnético.
Entre outras radiações, podemos citar os Raios-X com aplicação na medicina e na cristalografia e as micro-ondas, que encontram ampla aplicação na indústria. Há uma relação inversamente proporcional entre o comprimento de onda e frequência (υ) da radiação eletromagnética, ao passo que ocorre uma relação diretamente proporcional entre energia (E ) e frequência. Entre as alternativas, verifique qual apresenta a sequência decrescente CORRETA em termos de comprimento de onda.

Observando os compostos HBr, HI, HF e HCl. Coloque em ordem crescente em termos de diferença de eletronegatividade.

Considere as seguintes assertivas: I. A massa de sacarose (C12H22O11) necessária para preparar 200 mL de uma solução aquosa com pressão osmótica de 12 atm a 25 oC é 170,9 gramas.
II. Admitindo que estamos ao nível do mar e utilizando a constante do ponto de congelamento da água igual a 1,86 oC kg moL-1, verificamos que a temperatura do ponto de congelamento de uma solução contendo 2,0 g de glicose (C6H12O6) em 100 mL de água é igual a -2,07°C.
III. Um colóide é formado por uma fase dispersa e outra dispersante, ambas no estado gasoso.
IV. A concentração de HCl, em quantidade de matéria, na solução resultante da mistura de 20 mL de uma solução 2,0 mol L-1
com 80 mL de uma solução 4,0 mol L-1 desse soluto e água suficiente para completar 1,0 L é 0,36 mol L-1. V. A quantidade de matéria de CO2 contidos em uma garrafa de 2,0 L de água mineral, com concentração de 2,2 g desse gás por litro de solução é aproximadamente 0,10 mol.
Assinale a alternativa com as assertivas FALSAS:

A avaliação emancipatória caracteriza-se como um processo de descrição, análise e crítica de uma dada realidade educacional, visando transformá-la. A partir dessa perspectiva, análise os itens abaixo: I. A avaliação emancipatória está situada numa vertente político-pedagógica cujo interesse primordial é analisar a participação ativa do individuo no seu processo avaliativo, permitindo que ele copie os modelos educacionais existentes.
II. Os conceitos básicos envolvidos nessa proposta de avaliação são: emancipação, conformação, decisão democrática, transformação, reprodução e crítica educativa.
III. Os procedimentos da avaliação emancipatória caracterizam-se por métodos dialógicos e participantes, fundamentados pela ótica da abordagem educacional qualitativa.
IV. Nessa perspectiva de avaliação, a emancipação prevê que a consciência crítica da situação e a proposição de alternativas de solução para a mesma constituam-se em elementos de luta transformadora para os diferentes participantes da avaliação.
Tendo como base os itens acima descritos, é correto afirmar que:

Em relação à formação docente para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, podemos dizer que: I. A formação inicial realiza-se em cursos de graduação e programas de licenciatura ou outras formas, em consonância com a legislação e com normas específicas definidas pelo Conselho Nacional de Educação.
II. Aos professores graduados, não licenciados, em efetivo exercício na profissão docente ou aprovados em concurso público, não é assegurado o direito de participar ou ter reconhecidos seus saberes profissionais em processos destinados à formação pedagógica ou à certificação da experiência docente.
III. A formação inicial esgota as possibilidades de qualificação profissional e desenvolvimento dos professores da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, não cabendo aos sistemas e às instituições de ensino a organização e viabilização de ações destinadas à formação continuada de professores.
É correto afirmar que:

A formação do trabalhador enquanto direito social se fundamenta na superação da dicotomia trabalho manual/ trabalho intelectual, com a integração entre Ensino Médio e educação profissional. Nesse sentido, são princípios da Educação Profissional Técnica de Nível Médio:
I. Respeito aos valores estéticos, políticos e éticos da educação nacional, na perspectiva do desenvolvimento apenas para a vida profissional.
II. Trabalho assumido como princípio educativo, tendo sua integração com a ciência, a tecnologia e a cultura como base da proposta político-pedagógica e do desenvolvimento curricular. III. Articulação da Educação Básica com a Educação Profissional e Tecnológica, na perspectiva da integração entre saberes específicos para a produção do conhecimento e a intervenção social, assumindo a pesquisa como princípio pedagógico.
IV. Dissociabilidade entre educação e prática social, desconsiderando-se a historicidade dos conhecimentos e dos sujeitos da aprendizagem.
V. Indissociabilidade entre teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem.
VI. Interdisciplinaridade assegurada no currículo e na prática pedagógica, persistindo à fragmentação de conhecimentos e de segmentação da organização curricular.
VII. Contextualização, flexibilidade e interdisciplinaridade na utilização de estratégias educacionais favoráveis à compreensão de significados e à integração entre a teoria e a vivência da prática profissional, envolvendo as múltiplas dimensões do eixo tecnológico do curso e das ciências e tecnologias a ele vinculadas.
É correto afirmar que:

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