É fundamental na atuação do professor, o trabalho coletivo desenvolvido com os demais profissionais da escola, em prol do desenvolvimento e da aprendizagem dos alunos. Assinale a alternativa que não representa trabalho coletivo na escola:
Leia as afirmativas que se referem ao trabalho pedagógico desenvolvido na Educação Infantil: I- A Educação Infantil tem fim precípuo na alfabetização, na construção do conhecimento e no desenvolvimento das potencialidades dos alunos. II- A Educação Infantil considera e respeita as individualidades, aposta na coletividade, no desenvolvimento crítico e cidadão de cada um. III- A Educação Infantil busca o desenvolvimento da autonomia, da linguagem, da socialização com o ambiente escolar, da coletividade e do conhecimento. IV- A Educação Infantil busca de forma lúdica e participativa possibilitar que os alunos adquiram os conhecimentos mínimos necessários para frequentarem o primeiro ano do Ensino Fundamental. Para tanto este período tem fins preparatórios para o ano subsequente. Assinale a alternativa que possui a resposta INCORRETA:
Partindo do pressuposto que a Educação Infantil é fundamental ao desenvolvimento da criança, leia as afirmativas que seguem: I- Toda a criança se desenvolve física e intelectualmente independente da frequência na Educação Infantil. Este fator é biológico e inerente ao ser humano. II- A família tem a responsabilidade precípua da educação. Na escola devem-se ensinar os conhecimentos culturalmente e historicamente organizados pela sociedade. III- A infância é um período onde desenvolvimento e aprendizagem se relaciona também ao meio em que a criança está inserida. Na escola, a criança vivencia experiências construtivas, aprendizagens significativas que lhe auxiliam a compreender este espaço, as relações sociais que se desenvolvem nele e o conhecimento historicamente acumulado. IV- A escola deve prover as necessidades afetivas, biológicas e sociais observadas na criança; considerando a importância do desenvolvimento integral do aluno. Assinale a alternativa que apresenta todas as respostas CORRETAS:
As crianças da Educação Infantil vivenciam suas experiências de diferentes modos: num momento se tornam lobo mau ou gato; noutro são pais e mães de bonecas, médicos de bichos de pelúcia. O faz-de-conta abre espaço para criar, recriar e desvelar um mundo de imaginação. Este ambiente de fantasia, encantamento e brincadeira também recebe o nome de:
Quanto a uma sala de Educação Infantil Inclusiva é CORRETO afirmar:
A importância do planejamento tem sido tema constante de reflexões na escola e na atuação docente. Neste sentido, é INCORRETO afirmar:
Leia as afirmativas que discutem a importância da rotina na Educação Infantil: I- As rotinas exercem uma forte influência na organização das atividades, é através das rotinas que definimos os horários de início e término das atividades e brincadeiras, lanches e jogos, enfim, qualquer planejamento a ser executado de forma rígida e organizada. II- As rotinas são elementos importantes na Educação Infantil. Elas garantem segurança e estabilidade às crianças, por isso, elas não devem ser rígidas e sim pensadas de modo a auxiliar no desenvolvimento de todos. III- A rotina é parte do Projeto Político da Escola, ela deve ser pensada coletivamente para organizar o planejamento de todos, ser flexível, considerar os tempos e espaços e partir do pressuposto que todos aprendem ao seu tempo e seu modo, construído sua aprendizagem. IV- É fundamental que o professor planeje as rotinas considerando quem são seus alunos e suas histórias, suas experiências e necessidades. Assim ao estruturar uma rotina flexível, positiva e adequada o professor garante que todos os momentos do dia sejam permeados pela reflexão, coletividade e construção do conhecimento. Assinale somente a alternativa que apresenta todas as respostas INCORRETAS quanto à rotina na Educação Infantil:
Dermeval Saviani, educador brasileiro, em seu livro “Escola e Democracia” (2001), define as teorias educacionais em dois grupos. Assinale somente a alternativa que apresenta a resposta CORRETA:
Ao partirmos do pressuposto que o erro na Educação Infantil é parte do processo de construção do conhecimento, é fundamental a ação do professor. Leia as afirmativas: I- O professor deve analisar classificatoriamente cada aluno da turma, buscando a qualidade do processo educativo. II- O professor deve compreender sobre desenvolvimento infantil para assim, planejar situações pedagógicas significativas e contextualizadas. III- O professor deve realizar intervenções a fim de verificar objetivamente aqueles que podem ser aprovados para o ano seguinte. IV- O professor deve identificar o que os alunos já sabem e assim, desenvolver situações de aprendizagem que auxilie os alunos a avançar nestes e noutros conceitos fundamentais para a idade e etapa. Assinale a alternativa que contém todas as respostas CORRETAS:
Complete a sentença com a alternativa que apresenta todas as respostas CORRETAS quanto ao processo de avaliação: Podemos então definir ___________________________ como um componente do processo de ___________________________ que visa, através da verificação e ____________________________ dos resultados obtidos, determinar a correspondência destes com os _______________________ propostos e, daí orientar a tomada de ______________________ em relação às atividades ___________________________ (...) Libâneo (1994,p. 196)
Observe a charge elaborada por TONUCCI:
Partindo da análise desta charge ao refletirmos quanto à organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil é CORRETO afirmar:
Leia as alternativas que se referem ao trabalho pedagógico desenvolvido com crianças pequenas, onde é fundamental que o professor: I- Desempenhe um trabalho austero e autoritário focado no comportamento correto da criança e na organização do espaço físico. II- Seja afetuoso com todas as crianças, desenvolvendo o trabalho em clima de diálogo, cooperação e coletividade. III- Trabalhe de forma a permitir que as próprias crianças resolvam os problemas entre si sem qualquer intervenção do professor, pequenas discussões são necessárias para que elas aprendam a resolver conflitos. IV- Desempenhe suas funções agindo como mediador do processo, valorizando a infância como espaço de construção do conhecimento e de múltiplas vivências. Assinale a alternativa que apresenta todas as respostas INCORRETAS:
Assinale a alternativa CORRETA que se relaciona à relação professor e aluno na Educação Infantil:
Assinale a alternativa INCORRETA no que se refere organização do trabalho educativo pelo professor:
Dizemos que a organização do espaço pedagógico na Educação Infantil é palco de intensas discussões e estudos entre profissionais da área. Leia as alternativas e marque ( V ) para as alternativas verdadeiras e ( F ) para as alternativas falsas: ( ) A preocupação com a organização do espaço deve se referir exclusivamente ao espaço da sala de aula. Torna-se desnecessária a preocupação por parte do professor com outros ambientes. ( ) É na Educação Infantil que as crianças internalizam o uso de regras, há um momento adequado para estudar ou brincar. A definição é dada pelo professor e a criança precisa compreender esta metodologia. ( ) Os alunos devem participar no momento de organização de jogos e brinquedos. Arrumar, separar e guardar é importante para o desenvolvimento do sentimento de pertencimento e autonomia bem como da ampliação do senso de organização do espaço. ( ) Jogos, brinquedos e materiais devem estar acessíveis às crianças, visto que ter autonomia na escolha e utilização amplia a responsabilidade delas com o cuidado e organização dos mesmos. A alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo: