Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 19 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

É fundamental na atuação do professor, o trabalho coletivo desenvolvido com os demais profissionais da escola, em prol do desenvolvimento e da aprendizagem dos alunos. Assinale a alternativa que não representa trabalho coletivo na escola:

Leia as afirmativas que se referem ao trabalho pedagógico desenvolvido na Educação Infantil: I- A Educação Infantil tem fim precípuo na alfabetização, na construção do conhecimento e no desenvolvimento das potencialidades dos alunos. II- A Educação Infantil considera e respeita as individualidades, aposta na coletividade, no desenvolvimento crítico e cidadão de cada um. III- A Educação Infantil busca o desenvolvimento da autonomia, da linguagem, da socialização com o ambiente escolar, da coletividade e do conhecimento. IV- A Educação Infantil busca de forma lúdica e participativa possibilitar que os alunos adquiram os conhecimentos mínimos necessários para frequentarem o primeiro ano do Ensino Fundamental. Para tanto este período tem fins preparatórios para o ano subsequente. Assinale a alternativa que possui a resposta INCORRETA:

Partindo do pressuposto que a Educação Infantil é fundamental ao desenvolvimento da criança, leia as afirmativas que seguem: I- Toda a criança se desenvolve física e intelectualmente independente da frequência na Educação Infantil. Este fator é biológico e inerente ao ser humano. II- A família tem a responsabilidade precípua da educação. Na escola devem-se ensinar os conhecimentos culturalmente e historicamente organizados pela sociedade. III- A infância é um período onde desenvolvimento e aprendizagem se relaciona também ao meio em que a criança está inserida. Na escola, a criança vivencia experiências construtivas, aprendizagens significativas que lhe auxiliam a compreender este espaço, as relações sociais que se desenvolvem nele e o conhecimento historicamente acumulado. IV- A escola deve prover as necessidades afetivas, biológicas e sociais observadas na criança; considerando a importância do desenvolvimento integral do aluno. Assinale a alternativa que apresenta todas as respostas CORRETAS:

As crianças da Educação Infantil vivenciam suas experiências de diferentes modos: num momento se tornam lobo mau ou gato; noutro são pais e mães de bonecas, médicos de bichos de pelúcia. O faz-de-conta abre espaço para criar, recriar e desvelar um mundo de imaginação. Este ambiente de fantasia, encantamento e brincadeira também recebe o nome de:

Quanto a uma sala de Educação Infantil Inclusiva é CORRETO afirmar:

A importância do planejamento tem sido tema constante de reflexões na escola e na atuação docente. Neste sentido, é INCORRETO afirmar:

Leia as afirmativas que discutem a importância da rotina na Educação Infantil: I- As rotinas exercem uma forte influência na organização das atividades, é através das rotinas que definimos os horários de início e término das atividades e brincadeiras, lanches e jogos, enfim, qualquer planejamento a ser executado de forma rígida e organizada. II- As rotinas são elementos importantes na Educação Infantil. Elas garantem segurança e estabilidade às crianças, por isso, elas não devem ser rígidas e sim pensadas de modo a auxiliar no desenvolvimento de todos. III- A rotina é parte do Projeto Político da Escola, ela deve ser pensada coletivamente para organizar o planejamento de todos, ser flexível, considerar os tempos e espaços e partir do pressuposto que todos aprendem ao seu tempo e seu modo, construído sua aprendizagem. IV- É fundamental que o professor planeje as rotinas considerando quem são seus alunos e suas histórias, suas experiências e necessidades. Assim ao estruturar uma rotina flexível, positiva e adequada o professor garante que todos os momentos do dia sejam permeados pela reflexão, coletividade e construção do conhecimento. Assinale somente a alternativa que apresenta todas as respostas INCORRETAS quanto à rotina na Educação Infantil:

Dermeval Saviani, educador brasileiro, em seu livro “Escola e Democracia” (2001), define as teorias educacionais em dois grupos. Assinale somente a alternativa que apresenta a resposta CORRETA:

Ao partirmos do pressuposto que o erro na Educação Infantil é parte do processo de construção do conhecimento, é fundamental a ação do professor. Leia as afirmativas: I- O professor deve analisar classificatoriamente cada aluno da turma, buscando a qualidade do processo educativo. II- O professor deve compreender sobre desenvolvimento infantil para assim, planejar situações pedagógicas significativas e contextualizadas. III- O professor deve realizar intervenções a fim de verificar objetivamente aqueles que podem ser aprovados para o ano seguinte. IV- O professor deve identificar o que os alunos já sabem e assim, desenvolver situações de aprendizagem que auxilie os alunos a avançar nestes e noutros conceitos fundamentais para a idade e etapa. Assinale a alternativa que contém todas as respostas CORRETAS:

Complete a sentença com a alternativa que apresenta todas as respostas CORRETAS quanto ao processo de avaliação: Podemos então definir ___________________________ como um componente do processo de ___________________________ que visa, através da verificação e ____________________________ dos resultados obtidos, determinar a correspondência destes com os _______________________ propostos e, daí orientar a tomada de ______________________ em relação às atividades ___________________________ (...) Libâneo (1994,p. 196)

Observe a charge elaborada por TONUCCI:

Partindo da análise desta charge ao refletirmos quanto à organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil é CORRETO afirmar:

Leia as alternativas que se referem ao trabalho pedagógico desenvolvido com crianças pequenas, onde é fundamental que o professor: I- Desempenhe um trabalho austero e autoritário focado no comportamento correto da criança e na organização do espaço físico. II- Seja afetuoso com todas as crianças, desenvolvendo o trabalho em clima de diálogo, cooperação e coletividade. III- Trabalhe de forma a permitir que as próprias crianças resolvam os problemas entre si sem qualquer intervenção do professor, pequenas discussões são necessárias para que elas aprendam a resolver conflitos. IV- Desempenhe suas funções agindo como mediador do processo, valorizando a infância como espaço de construção do conhecimento e de múltiplas vivências. Assinale a alternativa que apresenta todas as respostas INCORRETAS:

Assinale a alternativa CORRETA que se relaciona à relação professor e aluno na Educação Infantil:

Assinale a alternativa INCORRETA no que se refere organização do trabalho educativo pelo professor:

Dizemos que a organização do espaço pedagógico na Educação Infantil é palco de intensas discussões e estudos entre profissionais da área. Leia as alternativas e marque ( V ) para as alternativas verdadeiras e ( F ) para as alternativas falsas: ( ) A preocupação com a organização do espaço deve se referir exclusivamente ao espaço da sala de aula. Torna-se desnecessária a preocupação por parte do professor com outros ambientes. ( ) É na Educação Infantil que as crianças internalizam o uso de regras, há um momento adequado para estudar ou brincar. A definição é dada pelo professor e a criança precisa compreender esta metodologia. ( ) Os alunos devem participar no momento de organização de jogos e brinquedos. Arrumar, separar e guardar é importante para o desenvolvimento do sentimento de pertencimento e autonomia bem como da ampliação do senso de organização do espaço. ( ) Jogos, brinquedos e materiais devem estar acessíveis às crianças, visto que ter autonomia na escolha e utilização amplia a responsabilidade delas com o cuidado e organização dos mesmos. A alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282