Quando o professor de Educação Infantil planeja, o lúdico torna-se parte do planejamento. Neste sentido é INCORRETO afirmar:
Ignorando-se mutuamente, tanto a escola como as famílias perdem com a falta desse convívio. O afastamento não faz bem a nenhuma das partes. Coisas simples, que poderiam ser resolvidas com diálogo, acabam por se transformar em problemas. A falta de comunicação afasta a escola do cumprimento de sua função social." Considere as possíveis ações para aproximar a escola e as famílias:
I- Produzir dados quantitativos e qualitativos, transformar em informações simples e explicar para as famílias em reuniões da escola.
II- A escola deve considerar a participação da família não só para falar dos problemas. É preciso pensar em formas possíveis de diálogo e, consequentemente, de ação.
III- Os pais devem acompanhar de perto o que está acontecendo no cotidiano da criança, com pequenas e grandes ações. Observar a lição de casa, ir a reuniões, arrumar um espaço tranquilo para a criança estudar, entre outras ações, são exemplos.
IV - O papel que a escola possui na construção de parcerias é fundamental, devendo considerar a necessidade da família, levando-as a vivenciar situações que lhes possibilitem se sentirem participantes ativos nessa parceria.
Das afirmações, estão CORRETAS:
Planejamento de atividades, estratégias e conhecimentos a serem abordados com os alunos faz parte do cotidiano do professor da Educação Infantil. Quanto ao planejamento é CORRETO afirmar:
Ao nos reportarmos sobre o desenvolvimento e aprendizagem das crianças da Educação Infantil é CORRETO afirmar: