Luckesi (2011, P.08) salienta que “[...] cabe justamente à avaliação verificar em que medida esses objetivos estão realmente sendo alcançados, para ajudar o aluno a avançar de série." Com relação à verificação da aprendizagem dos estudantes, a Lei nº 9394/96, e alterações que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, afirma que, para os casos de baixo rendimento escolar, os estudos de recuperação devem ser:
A Inclusão é tema constante de estudos e reflexões por parte dos profissionais da educação. Quanto à inclusão é INCORRETO afirmar:
Ignorando-se mutuamente, tanto a escola como as famílias perdem com a falta desse convívio. O afastamento não faz bem a nenhuma das partes. Coisas simples, que poderiam ser resolvidas com diálogo, acabam por se transformar em problemas. A falta de comunicação afasta a escola do cumprimento de sua função social." Considere as possíveis ações para aproximar a escola e as famílias:
I- Produzir dados quantitativos e qualitativos, transformar em informações simples e explicar para as famílias em reuniões da escola.
II- A escola deve considerar a participação da família não só para falar dos problemas. É preciso pensar em formas possíveis de diálogo e, consequentemente, de ação.
III- Os pais devem acompanhar de perto o que está acontecendo no cotidiano da criança, com pequenas e grandes ações. Observar a lição de casa, ir a reuniões, arrumar um espaço tranquilo para a criança estudar, entre outras ações, são exemplos.
IV - O papel que a escola possui na construção de parcerias é fundamental, devendo considerar a necessidade da família, levando-as a vivenciar situações que lhes possibilitem se sentirem participantes ativos nessa parceria.
Das afirmações, estão CORRETAS:
A avaliação nos Anos Iniciais é assunto de constantes debates nas esferas educativas. Com relação à avaliação é CORRETO afirmar: