Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 86 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

En atención a las informaciones del Texto 1, marca con V las proposiciones verdaderas y con F las falsas; enseguida, marca la secuencia correcta.

( ) El título y el encabezamiento del texto destacan el papel de la familia del niño con asperger en la decisión del colegio por cambiarlo de aula.

( ) La autoría introduce el texto con la manifestación de las madres sobre la decisión del colegio, indicando el regocijo por ver valer los derechos iguales a todos.

( ) La discusión de las madres alcanzó las redes sociales gracias a la denuncia de la tía del niño con el síndrome.

( ) La representación del colegio asume que la decisión había sido firmada por los padres, pero comenta que no esperaba la celebración que se problematiza en el texto.

( ) Conforme menciona Rosaura, la decisión por la expulsión de su sobrino de la escuela es resultante del paro de las madres de otros niños.

En el fragmento “(…) celebraban recientemente las madres del colegio religioso San Antonio de Padua de Argentina la expulsión de un menor con síndrome de Asperger de la clase donde estudian sus hijos. Llevaban meses presionando al centro para que le expulsaran, con la amenaza de no llevar “a los suyos a clase.", el uso del pronombre “le"

En el mensaje del cartel (texto 3), se le solicita al lector:

Sobre los Textos 3 y 4 se puede decir que:

Marque com V as afirmações verdadeiras e com F a falsas e assinale a alternativa correta, considerando que o Conselho de Classe é instância deliberativa integrante da estrutura dos estabelecimentos de ensino, e tem sob sua responsabilidade:

Fonte: Resolução nº 183, de 19 de novembro de 2013, diz que Art. 16.

( ) a avaliação do processo ensino-aprendizagem desenvolvido pelo estabelecimento de ensino e a proposição de ações para a sua melhoria;

( ) a avaliação da prática docente no que se refere à metodologia, aos conteúdos programáticos e à totalidade das atividades pedagógicas realizadas;

( ) apreciar em caráter deliberativo os resultados das avaliações dos alunos, apresentados individualmente pelos professores;

( ) a avaliação dos envolvidos no trabalho educativo e a proposição de ações para a superação das dificuldades.

O/A Professor(a) que deseja realizar uma boa atuação docente sabe que deve participar, elaborar e organizar planos em diferentes níveis de complexidade para atender, em classe, seus alunos. Pelo processo ensino-aprendizagem ele deve estimular a participação do aluno, a fim de que este possa, realmente, efetuar uma aprendizagem tão significativa quanto o permitam suas possibilidades e necessidades. O planejamento, neste caso, envolve a previsão de resultados, assim como também os meios necessários.

Quanto às etapas necessárias a um plano de ensino é correto afirmar, exceto:

Sobre o Período da Pré-História, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa que contém todas as corretas.

I Tudo o que sabemos sobre os homens que viveram nesse período é resultado de pesquisas antropológicas e históricas.

II No Neolítico, as técnicas de pintura e desenho mudam, mas os temas continuam os mesmos do Paleolítico Superior.

III No Paleolítico Superior são feitos os primeiros registros de manifestações artísticas.

IV A explicação mais aceita para as pinturas do Paleolítico Superior ainda são de que faziam parte de um processo de magia relacionado à caça principalmente.

V Os artistas do Paleolítico Superior não realizaram trabalhos de escultura.

Qual o período artístico surgido na Europa antes da Primeira Guerra Mundial que exibia obras caracterizadas pelas cores fortes e pinceladas destemidas?

Sobre a Queermuseu, nova exposição no Santander Cultural, que foi alvo de críticas e polêmicas recentemente, é correto afirmar, exceto:

Quando lemos um romance, um poema, um conto, estamos diante de um texto literário. Quando estes textos conseguem provocar emoção de ordem estética somente com a palavra escrita, estamos diante da:

As praias impróprias para banho no verão 2017

Considere as informações e os conhecimentos relacionados ao tema, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa que contém todas as corretas.

I A Poluição das águas caracteriza-se pela degradação dos recursos hídricos, sendo causada, por exemplo, pelo despejo de esgoto, pelo lixo e por acidentes ambientais, como o vazamento de petróleo nos oceanos.

II Para ser considerada potável, a água tem que atender a determinados requisitos quanto a sua natureza física, química e natureza biológica, sem organismos patogênicos, por exemplo.

III O processo de extinção leva ao desaparecimento de espécies ou grupos de espécies em um determinado ambiente ou ecossistema, ocasionando a perda de biodiversidade. Esse problema ambiental está relacionado, exclusivamente, à antropização.

IV A superpopulação pode ser considerada um problema ambiental, pois quando o número de indivíduos de determinada espécie, por algum motivo aumenta de maneira a causar um desequilíbrio no ecossistema, pode prejudicar, inclusive, a sobrevivência de outras espécies.

V Um problema ambiental que vem se agravando ao longo do tempo na região sul do Brasil, mais precisamente no estado do Rio Grande do Sul em sua porção sudoeste, é a desertificação.

Em relação às teorias e explicações para a origem do Universo e da vida, e sobre os conhecimentos relacionados, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa que contém todas as corretas.

I Abiogênese é o processo pelo qual um organismo vivo surge naturalmente a partir de matéria não viva. Um dos exemplos clássicos dessa teoria foi a ideia de Van Helmont (1577- 1644) que considerava que a roupa suja gerava ratos adultos e completamente formados.

II De acordo com a evolução gradual dos sistemas químicos, uma das hipóteses formulada para explicar a origem da vida no nosso planeta é que, na atmosfera primitiva da Terra, não havia Oxigênio (O2). Essa atmosfera era formada pelos gases: Metano (CH4), Amônia (NH3) e Hidrogênio (H2).

III Atualmente a hipótese mais aceita para explicar a origem da vida é a heterotrófica. Essa hipótese foi proposta com base na suposição de que tenha se formado uma sopa orgânica na Terra primitiva a partir de gases presentes na atmosfera, que deram origem a um organismo simples e incapaz de sintetizar matéria orgânica.

IV Pasteur propôs que a vida na Terra poderia ter surgido a partir de substâncias orgânicas formadas por combinação de moléculas presentes na atmosfera primitiva de nosso planeta.

V De acordo com a hipótese explicativa proposta por Oparin, os primeiros seres vivos da Terra seriam os coacervados, apresentando uma primitiva organização das substâncias orgânicas, principalmente proteínas, em um sistema isolado.

Os grupos sanguíneos ou tipos sanguíneos foram descobertos no início do século XX, quando o pesquisador austríaco Karl Landsteiner se dedicou a comprovar que havia diferenças no sangue de diversos indivíduos. Hoje, os tipos sanguíneos podem ser classificados em vários sistemas, entre eles o sistema ABO, Rh ou sistema D e sistema MN. Em relação à herança dos grupos sanguíneos, assinale a alternativa correta.

A Proposta Curricular de Santa Catarina (PCSC) traça marcos teóricos para a Educação Básica, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação do Campo, Educação Ambiental, Educação e Direitos Humanos, Educação Indígena, Educação Afrodescendente e Quilombola, Educação e Prevenção, Educação Fiscal, Educação para o Trânsito e Educação Nutricional e Alimentar.

Em relação ao ensino de Biologia, de acordo com a Proposta Curricular de Santa Catarina, é correto afirmar, exceto:

Assinale a alternativa correta que corresponde ao elemento pedagógico descrito a seguir.

“A sua localização no tempo/espaço possibilita o desvelar dos interesses e necessidades de suas origens, o que vai nos remeter a uma intervenção pedagógica mais consistente e adequada à intenção da proposta".

Fonte: Proposta Curricular de Santa Catarina (1998 )

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282