Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 19 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d

Na Resolução CFP nº 9, de 25 de abril de 2018, considera-se que a “Avaliação Psicológica é definida como um processo estruturado de investigação de fenômenos psicológicos, composto de métodos, técnicas e instrumentos, com o objetivo de prover informações à tomada de decisão, no âmbito individual, grupal ou institucional, com base em demandas, condições e finalidades específicas”. Acerca dos temas, testagem e avaliação psicológica, e considerando-se a Resolução CFP 09/2018, analise as assertivas seguintes: I. Na realização da Avaliação Psicológica, a psicóloga e o psicólogo devem basear sua decisão, obrigatoriamente, em métodos e/ou técnicas e/ou instrumentos psicológicos reconhecidos cientificamente para uso na sua prática profissional (fontes fundamentais de informação), podendo, a depender do contexto, recorrer a procedimentos e recursos auxiliares (fontes complementares de informação). II. Uma das fontes complementares de informação é a entrevista psicológica. III. A manutenção dos registros dos atendimentos do processo de avaliação psicológica não é obrigatória, exceto em casos que necessitem de encaminhamento a outros profissionais. IV. A testagem psicológica tem por objetivo identificar, descrever, qualificar e mensurar características psicológicas, por meio de procedimentos sistemáticos de observação e descrição do comportamento humano, nas suas diversas formas de expressão, acordados pela comunidade científica. V. É permitida a utilização clínica de testes psicológicos que constem na lista de testes psicológicos não avaliados no site do SATEPSI, desde que o profissional da Psicologia apresente justificativa do uso, por escrito, ao seu Conselho Regional. Quais das assertivas anteriores estão incorretas?

A Constituição Federal do Brasil de 1.988 estabelece que a “Saúde de é direito de todos e dever do Estado” e, por meio do Sistema Único de Saúde de (SUS), um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, pretende-se o acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país. De acordo com a Lei 8.080/1990 e demais legislações que regem o SUS, analise se as assertivas seguintes são verdadeiras V ou falsas F: I. Um dos objetivos do SUS é a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas. II. O princípio da integralidade prevê que seja assegurado o direito de acesso às ações e serviços do SUS a todas as pessoas, independentemente de sexo, raça, ocupação ou outras características sociais ou pessoais. III. O princípio da organização de atendimento público específico e especializado para mulheres e vítimas de violência doméstica em geral, objetiva garantir, entre outros, atendimento, acompanhamento psicológico e cirurgias plásticas reparadoras. IV. As ações e serviços de saúde, executados pelo SUS, seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, devem ser organizados de forma centralizada pelo Governo Federal e respeitar a hierarquia de complexidade decrescente. V. Os recursos financeiros do SUS devem ser depositados em conta especial, em cada esfera de sua atuação, e movimentados sob fiscalização dos respectivos Conselhos de Saúde. A sequência correta, de cima para baixo, é:

A democracia brasileira apresenta-se com uma face cada vez mais madura, visto que os idosos já representam 18,6% do eleitorado, o que equivale a 27,3 milhões de votos, enquanto que os jovens, de 16 a 24 anos, somam cinco milhões a menos: são 22,4 milhões ou 15,3% dos aptos a votar em outubro de 2018. Tal diferença poderá ser definitiva nas eleições de 2018. Especialistas apontam à necessidade de os presidenciáveis compreenderem a população idosa e superarem o histórico de propostas pouco fundamentadas e rasas direcionadas a este público. Desse modo, tudo indica que o idoso poderá ser a pauta das políticas públicas do Brasil nos próximos anos, em especial nos campos da saúde e seguridade social. (Adaptado da Fonte: COSTA, Daiane; MELLO, IGOR. A nova face do eleitor: o envelhecimento chega às urnas. Jornal O Globo, 20/05/2018. Disponível em: https://oglobo.globo.com/brasil/a-nova-face-do-eleitor-envelhecimento-chega-asurnas22699 473. Acesso em: 25 maio. 2018). Acerca da saúde do idoso, conforme a Portaria de Consolidação no 2, de 28 de setembro de 2017, no Anexo 1 do Anexo XI (Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa) e no Anexo 2 do Anexo XI (Obrigatoriedade da viabilização de meios que permitam a presença de acompanhantes a pacientes idosos em hospitais públicos), analise as assertivas seguintes, se verdadeiras V ou falsas F: ( ) A finalidade da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa é somente a recuperação da saúde, direcionando medidas coletivas e individuais para esse fim, em consonância com os princípios e diretrizes do SUS. ( ) O público-alvo da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa é todo cidadão e cidadã brasileiros com 65 anos ou mais de idade. ( ) A prática de cuidados às pessoas idosas exige abordagem global, interdisciplinar e multidimensional, que leve em conta a grande interação entre os fatores físicos, psicológicos e sociais que influenciam a saúde dos idosos. ( ) Quanto ao desenvolvimento urbano, orienta-se a construção de espaços que permitam a segurança do idoso e a convivência com outras pessoas idosas, de modo que a dependência de parte dessa população possa ser atendida pontualmente, sem que haja a necessidade de melhorias para a acessibilidade urbana. ( ) É obrigatório nos hospitais públicos, contratados ou conveniados com o Sistema Único de Saúde (SUS), a viabilização de meios que permitam a presença do acompanhante de pacientes idosos, exceto as internações em Unidade de Tratamento Intensivo, ou nas situações clínicas em que tecnicamente esteja contraindicada a presença de acompanhante. A sequência correta, de cima para baixo, é:

“O desenvolvimento psíquico, que começa quando nascemos e termina na idade adulta, é compatível ao crescimento orgânico como este, orienta-se, essencialmente, para o equilíbrio. Da mesma maneira que um corpo está em evolução até atingir um nível relativamente estável - caracterizado pela conclusão do crescimento e pela maturidade dos órgãos -, direção de uma forma de equilíbrio final, representada pelo espírito adulto. O desenvolvimento, portanto, é uma equilibração progressiva, uma passagem contínua de um estado de menor equilíbrio para um estado de equilíbrio superior” ( AGET, 1983, p. 11). (Fonte AGET, Jean. A epistemologia genética. São Paulo: Abril Cultural, 1983). Sobre a Teoria Piagetiana, também denominada de Epistemologia Genética e Psicologia Genética, analise as assertivas seguintes, se verdadeiras V ou falsas F: ( ) A assimilação pode ser entendida como um processo comum à vida orgânica e à atividade mental, portanto, uma noção comum à fisiologia e à psicologia. ( ) A acomodação é uma variação de comportamento e dá origem ao processo de aprendizagem. ( ) Uma criança, ao se deparar com um brinquedo que nunca viu, procurará inseri-lo em conhecimentos anteriores (acomodação). Porém, como não o reconhecerá, serão necessárias certas modificações (assimilação) para uma verdadeira compreensão do novo objeto. ( ) A equilibração é um processo de busca do equilíbrio das modificações que foram necessárias aos novos conhecimentos. ( ) Os estágios de desenvolvimento do conhecimento, de acordo com Piaget, são sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal., A sequência correta, de cima para baixo, é:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282