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Assinale a alternativa que melhor exprime o tema central do texto 1.

Com base no texto 2, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. ( ) O primeiro estudo analisou bebês porque outro estudo aplicado a adolescentes não havia gerado resultados. ( ) O segundo estudo obteve conclusões diferentes do primeiro. ( ) A escolha dos idiomas japonês e inglês para o teste se deu por conta de sua diferença fonética. ( ) A dificuldade de produção de sons de línguas estrangeiras não ocorre em adultos. ( ) Eric Bakovic acredita que os bebês já nascem sendo capazes de entender a língua da mãe.

Com base no texto 2 e na norma padrão escrita, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. As palavras 'país' (linha 34) e 'Japão' (linha 13) são acentuadas pela mesma regra.

II. As palavras 'humana' (linha 7) e 'escutassem' (linha 10) possuem mais grafemas do que fonemas.

III. As palavras 'cérebro' (linha 1) e 'próximas' (linha 29) são acentuadas porque são proparoxítonas.

IV. As palavras 'pesquisadores' (linha 4), 'adolescentes' (linha 5) e 'linguagem' (linha 7) contêm dígrafo.

Considerando o fragmento abaixo, transcrito do texto 3, assinale a alternativa que apresenta uma paráfrase que não altera o sentido do trecho. “– Agradeço-lhe a permissão para falar errado que mas dás. Mas não posso mais dizer-lo-te o que dizer-te-ia. – Por quê? – Porque, com todo este papo, esqueci-lo.” (linhas 33-36) – Por qual motivo? – Pelo motivo de, com essa digressão, o conteúdo da conversa ter fugido à minha memória. – Por qual finalidade? – Por ter esquecido o que iria dizer depois de tanta conversa sobre outro assunto. – Em vista do quê? – Em vista de termos uma conversa vasta sobre como falar, o que me fez esquecer o que falar. – Devido a quê? – Devido ao fato de eu não ter como falar o que iria falar depois do que conversamos. – Por qual razão? – Pelo fato de eu não lembrar mais depois dessa longa digressão.

Assinale a alternativa correta em relação aos quatro primeiros parágrafos do texto 1.

Com base no texto 3 e na norma padrão escrita, assinale a alternativa correta.

Com base no texto 1, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. ( ) O evangelista José Saramago é autor de “O Evangelho Segundo Jesus Cristo”, que compõe o conjunto dos 27 livros do Novo Testamento. ( ) A locução ‘já que’ (linha 2) pode ser substituída por ‘uma vez que’ mantendo a mesma relação de sentido. ( ) O termo ‘Criador’ (linhas 34, 36 e 44) possui o mesmo referente nas três ocorrências. ( ) A tipologia textual predominante é a argumentativa. ( ) Trata-se de um texto da esfera jornalística. ( ) O texto é um exemplar do gênero editorial.

De acordo com o texto 3 e com a norma padrão escrita, é correto afirmar que:

Com base no trecho abaixo, retirado do texto 1, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

“Ao associarem a noção de constitutividade à de interação, escolhendo esta como o lugar de sua realização, as concepções bakhtinianas de linguagem e de sujeito trazem, ao mesmo tempo, para o processo de formação da subjetividade, o outro, alteridade necessária, e o fluxo do movimento, cuja energia não está nos extremos, mas no trabalho que se faz cotidianamente, movido por interesses contraditórios, por lutas, mas também por utopias, por sonhos."(linhas 58 a 63)

I. Em “Ao associarem a noção de constitutividade à de interação [...]", há uma retomada por elipse do termo 'noção', justificando a marcação de ocorrência de crase.

II. A palavra 'esta' tem como referente a expressão 'as concepções bakhtinianas'.

III. A expressão entre vírgulas 'alteridade necessária' corresponde a uma explicação do termo antecedente.

IV. As duas ocorrências da conjunção 'mas' estabelecem relações coordenativas: a primeira, adversativa, e a segunda, aditiva.

De acordo com o texto 3 e com a norma padrão escrita, é correto afirmar que:

Assinale a alternativa que melhor apresenta o resumo da ideia principal do texto 1.

Com base no texto 2, assinale a alternativa correta.

Com base no texto 2 e na norma padrão escrita, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. Na sentença “Realizado por outra equipe de pesquisadores, um segundo estudo sugere diferente” (linha 15), a expressão ‘um segundo estudo’ exerce função de sujeito. II. No trecho “Ao invés de pronunciar com precisão, as pessoas acabam juntando as partes ‘próximas’” (linhas 28 e 29), ‘ao invés’ pode ser substituído por ‘apesar’ sem alteração de sentido. III. As palavras ‘especialista’ (linha 20) e ‘estudo’ (linha 15) têm o mesmo prefixo. IV. A forma verbal ‘escutassem’ (linha 10) está empregada na terceira pessoa do plural do pretérito imperfeito do subjuntivo.

Com base no texto 3 e na norma padrão escrita, analise as seguintes afirmativas e assinale a alternativa correta. I. A sequência “Digo-te que você...” (linha 7) pode ser corrigida pela substituição do pronome ‘te’ pelo pronome ‘lhe’. II. A sequência “Digo-te que você...” (linha 7) pode ser corrigida pela substituição do pronome ‘você’ pelo pronome ‘tu’. III. Em “Me disseram” (linha 1), a forma pronominal deve ser marcada com caso reto, por corresponder ao sujeito da sentença.

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