Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 26 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d

Em relação às diretrizes da comunicação na administração pública, assinale a afirmativa correta.

A comunicação externa deve atentar ao público-alvo da organização, focando nos interesses da empresa bem

como nas oportunidades que podem surgir do contato com veículos de comunicação. Desse modo, um plano

de comunicação estabelece princípios para a escolha e conduta do representante público de uma

organização. Sobre o assunto, assinale a afirmativa INCORRETA.

O rádio na internet ganhou nova dimensão com transformações em suas características e nas possibilidades

de linguagem para os diferentes conteúdos veiculados. Sobre a relação do rádio com a internet, analise as

afirmativas.

I - A instantaneidade e o imediatismo tendem a prevalecer sobre as possibilidades de multimidialidade,

pois a eficácia do discurso sonoro depende da recepção da mensagem no momento de sua emissão.

II - A incorporação de componentes multimídia pela web favorece a ampliação do alcance de sintonia e da

diversificação da audiência.

III - A internet beneficia a relação com o ouvinte ao permitir maior interatividade, novas formas de

portabilidade e maior independência em relação à instantaneidade.

IV - Há uma tendência pela valorização da individualidade do ouvinte por meio de recursos como o

playlist, como alternativa à programação aberta tradicional.

Está correto o que se afirma em

A Televisão, como meio de comunicação, é resultado de uma série de experimentos e descobertas científicas

desde o século XIX. Em relação a esse processo histórico, o padre Roberto Landell de Moura teve

importante participação por

Um dos produtos mais populares de uma assessoria de comunicação no relacionamento com a imprensa é o

press release, que pode ser definido como:

A comunicação gerencial em uma organização depende da eficiência do sistema comunicacional

empregado, principalmente, aquilo que se relaciona à fonte, polo que concentra as informações a serem

repassadas para chefes e subordinados. Sobre as atitudes que podem ser adotadas para melhorar a

comunicação gerencial, marque A para as adequadas e I para as inadequadas.

( ) A imagem gerencial positiva e de segurança preconiza o repasse de uma comunicação aos

subordinados, mesmo em caso de dúvidas sobre seu conteúdo.

( ) Uma atitude importante do gerente de uma organização diz respeito à capacidade de criar conexões

entre informações diversas para posterior transmissão a outros departamentos.

( ) A eficácia do repasse de informações pela gerência passa pelo conhecimento de formas e canais

adequados de comunicação.

( ) A gerência deve estar aberta a novas condutas, incluindo a possibilidade de revisão de

procedimentos, ideias e decisões quando tal atitude se fizer necessária para melhorar a imagem e

resultados da organização.

Assinale a sequência correta.

A produção de conteúdos para internet popularizou termos específicos da era digital. Sobre esses conceitos,

marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Hiperlink denomina links para imagens, sons e filmes em outros documentos, permitindo que o

usuário se desloque para outro local nomeado.

( ) Hipermedia é a conexão, ou seja, refere-se a endereços eletrônicos que levam o usuário aos assuntos

desejados permitindo a interligação entre computadores da rede.

( ) Hipertexto é o texto eletrônico em um formato que fornece acesso instantâneo, por meio de links, a

outro hipertexto dentro de um documento ou em outro, o que permite ao usuário navegar por

documentos interligados sem uma sequência natural ou prévia.

Assinale a sequência correta.

A chamada “sociedade informacional" refere-se à era

Em relação ao que é estabelecido no Código de Ética da Radiodifusão Brasileira sobre a programação das

emissoras de Rádio e Televisão, analise as afirmativas.

I - A violência física e psicológica é passível de ser apresentada, desde que observado o contexto da

trama, sua relevância artística e social, o horário destinado a esse tipo de conteúdo, além da

demonstração das consequências negativas para aqueles que a praticam.

II - A responsabilidade das emissoras quanto ao conteúdo que transmitem tem prioridade sobre direitos e

deveres de pais e responsáveis, em relação ao acesso de menores a programas inadequados, tendo em

vista os limites etários obrigatoriamente anunciados.

III - É facultada a cada emissora a transmissão de programas que apresentem curandeirismo e

charlatanismo, desde que observado o estímulo à discussão de tais práticas e as restrições de horário.

Está correto o que se afirma em

Comparando os veículos de comunicação tradicionais – impressos e eletrônicos – com a internet, é possível

generalizar algumas características que ora os aproximam, ora os distanciam. A esse respeito, marque V para

as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Em relação ao conteúdo da mensagem, a imprensa escrita possui potencial idêntico ao rádio e à

televisão para explicar e analisar a informação. Em relação à internet, o conteúdo impresso é superior

e mais aprofundado por dispor de mais espaço para a mensagem.

( ) A velocidade de distribuição da mensagem nos meios impressos é a menor em relação aos outros

meios. Com o fenômeno da convergência digital e uso de tecnologias avançadas, é possível que rádio,

televisão e internet alcancem limites semelhantes de imediatismo e instantaneidade.

( ) Os veículos impressos possuem um público mais específico e culto do que o rádio e a televisão. Na

internet, a exclusão digital e fatores econômicos podem limitar o acesso de usuários.

( ) O potencial de formar opinião pública é maior na internet e na imprensa escrita devido ao semelhante

caráter informativo que possuem esses meios, enquanto rádio e televisão possuem maior potencial

opinativo e interpretativo.

Assinale a sequência correta.

No percurso da comunicação organizacional em âmbito internacional, um dos principais estudiosos do

assunto, Gaudêncio Torquato, destaca as fases que marcaram a evolução dessa comunicação. Sobre o tema,

assinale a afirmativa INCORRETA.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282