Em relação às diretrizes da comunicação na administração pública, assinale a afirmativa correta.
A comunicação externa deve atentar ao público-alvo da organização, focando nos interesses da empresa bem
como nas oportunidades que podem surgir do contato com veículos de comunicação. Desse modo, um plano
de comunicação estabelece princípios para a escolha e conduta do representante público de uma
organização. Sobre o assunto, assinale a afirmativa INCORRETA.
O rádio na internet ganhou nova dimensão com transformações em suas características e nas possibilidades
de linguagem para os diferentes conteúdos veiculados. Sobre a relação do rádio com a internet, analise as
afirmativas.
I - A instantaneidade e o imediatismo tendem a prevalecer sobre as possibilidades de multimidialidade,
pois a eficácia do discurso sonoro depende da recepção da mensagem no momento de sua emissão.
II - A incorporação de componentes multimídia pela web favorece a ampliação do alcance de sintonia e da
diversificação da audiência.
III - A internet beneficia a relação com o ouvinte ao permitir maior interatividade, novas formas de
portabilidade e maior independência em relação à instantaneidade.
IV - Há uma tendência pela valorização da individualidade do ouvinte por meio de recursos como o
playlist, como alternativa à programação aberta tradicional.
Está correto o que se afirma em
A Televisão, como meio de comunicação, é resultado de uma série de experimentos e descobertas científicas
desde o século XIX. Em relação a esse processo histórico, o padre Roberto Landell de Moura teve
importante participação por
Um dos produtos mais populares de uma assessoria de comunicação no relacionamento com a imprensa é o
press release, que pode ser definido como:
A comunicação gerencial em uma organização depende da eficiência do sistema comunicacional
empregado, principalmente, aquilo que se relaciona à fonte, polo que concentra as informações a serem
repassadas para chefes e subordinados. Sobre as atitudes que podem ser adotadas para melhorar a
comunicação gerencial, marque A para as adequadas e I para as inadequadas.
( ) A imagem gerencial positiva e de segurança preconiza o repasse de uma comunicação aos
subordinados, mesmo em caso de dúvidas sobre seu conteúdo.
( ) Uma atitude importante do gerente de uma organização diz respeito à capacidade de criar conexões
entre informações diversas para posterior transmissão a outros departamentos.
( ) A eficácia do repasse de informações pela gerência passa pelo conhecimento de formas e canais
adequados de comunicação.
( ) A gerência deve estar aberta a novas condutas, incluindo a possibilidade de revisão de
procedimentos, ideias e decisões quando tal atitude se fizer necessária para melhorar a imagem e
resultados da organização.
Assinale a sequência correta.
A produção de conteúdos para internet popularizou termos específicos da era digital. Sobre esses conceitos,
marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Hiperlink denomina links para imagens, sons e filmes em outros documentos, permitindo que o
usuário se desloque para outro local nomeado.
( ) Hipermedia é a conexão, ou seja, refere-se a endereços eletrônicos que levam o usuário aos assuntos
desejados permitindo a interligação entre computadores da rede.
( ) Hipertexto é o texto eletrônico em um formato que fornece acesso instantâneo, por meio de links, a
outro hipertexto dentro de um documento ou em outro, o que permite ao usuário navegar por
documentos interligados sem uma sequência natural ou prévia.
Assinale a sequência correta.
A chamada “sociedade informacional" refere-se à era
Em relação ao que é estabelecido no Código de Ética da Radiodifusão Brasileira sobre a programação das
emissoras de Rádio e Televisão, analise as afirmativas.
I - A violência física e psicológica é passível de ser apresentada, desde que observado o contexto da
trama, sua relevância artística e social, o horário destinado a esse tipo de conteúdo, além da
demonstração das consequências negativas para aqueles que a praticam.
II - A responsabilidade das emissoras quanto ao conteúdo que transmitem tem prioridade sobre direitos e
deveres de pais e responsáveis, em relação ao acesso de menores a programas inadequados, tendo em
vista os limites etários obrigatoriamente anunciados.
III - É facultada a cada emissora a transmissão de programas que apresentem curandeirismo e
charlatanismo, desde que observado o estímulo à discussão de tais práticas e as restrições de horário.
Está correto o que se afirma em
Comparando os veículos de comunicação tradicionais – impressos e eletrônicos – com a internet, é possível
generalizar algumas características que ora os aproximam, ora os distanciam. A esse respeito, marque V para
as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Em relação ao conteúdo da mensagem, a imprensa escrita possui potencial idêntico ao rádio e à
televisão para explicar e analisar a informação. Em relação à internet, o conteúdo impresso é superior
e mais aprofundado por dispor de mais espaço para a mensagem.
( ) A velocidade de distribuição da mensagem nos meios impressos é a menor em relação aos outros
meios. Com o fenômeno da convergência digital e uso de tecnologias avançadas, é possível que rádio,
televisão e internet alcancem limites semelhantes de imediatismo e instantaneidade.
( ) Os veículos impressos possuem um público mais específico e culto do que o rádio e a televisão. Na
internet, a exclusão digital e fatores econômicos podem limitar o acesso de usuários.
( ) O potencial de formar opinião pública é maior na internet e na imprensa escrita devido ao semelhante
caráter informativo que possuem esses meios, enquanto rádio e televisão possuem maior potencial
opinativo e interpretativo.
Assinale a sequência correta.
No percurso da comunicação organizacional em âmbito internacional, um dos principais estudiosos do
assunto, Gaudêncio Torquato, destaca as fases que marcaram a evolução dessa comunicação. Sobre o tema,
assinale a afirmativa INCORRETA.