Como instrumento largamente utilizado na produção da informação e da comunicação por meios digitais, o
padrão MPEG possibilita a compressão, descompressão, processamento e codificação de
O Código de Ética da Radiodifusão Brasileira estabelece condutas, responsabilidades e princípios que
devem ser seguidos por emissoras de Rádio e Televisão, de forma a contribuir para a formação política,
social e cultural da população. Em relação ao que é estabelecido nos princípios gerais desse código, assinale
a afirmativa INCORRETA.
Considerando o processo histórico e a pesquisa em Comunicação, a Teoria Hipodérmica situa-se no período
entre as duas guerras mundiais, marcado por governos totalitários e pela difusão em larga escala dos meios
de comunicação de massa. Sobre as características dessa teoria, marque V para as afirmativas verdadeiras e
F para as falsas.
( ) Preocupa-se com os efeitos da mensagem sobre a chamada sociedade de massa.
( ) Considera as perspectivas individuais e do contexto na assimilação da mensagem.
( ) Afirma que a mensagem passa por vários filtros, de caráter social, antes de ser assimilada pelo indivíduo.
( ) Considera que a mensagem é recebida da mesma forma e sem resistência por um conjunto homogêneo de indivíduos.
Assinale a sequência correta.
O Streaming é uma tecnologia que vem mudando a relação dos veículos de comunicação com a informação
pelas possibilidades que traz como ferramenta de produção de conteúdo para a internet. Assinale a definição
de streaming.
Na publicidade, qual expressão em inglês define o público-alvo de um plano de marketing, campanha ou
peça de comunicação?
É possível que a assessoria de imprensa de uma organização se veja em um momento delicado ao precisar
lidar com situações de crise quando o assunto envolve denúncia ou investigação da imprensa. Esse é um
cenário desfavorável para o assessor, que deve agir pautado por princípios éticos. Em relação a um cenário
de crise, analise as afirmativas.
I - É recomendável que o assessor aja com transparência e bom senso, procurando um equilíbrio entre o
atendimento à imprensa e o resguardo da fonte.
II - O bom profissional de assessoria deve privilegiar o repasse de informações à imprensa, colocando-se
como porta-voz, para blindar a boa imagem da organização que representa.
III - Caso a fonte não queira falar com a imprensa, cabe à assessoria a tarefa de criar opções à entrevista,
como a redação de um comunicado oficial a ser distribuído à imprensa redigido de acordo com o ponto
de vista da fonte e do órgão denunciado.
Está correto o que se afirma em
No processo da comunicação, considera-se como “texto" aquilo que se comunica em forma de mensagem
entre uma fonte e um receptor, por meio de um código. Considerando os conceitos aplicados a uma situação
de comunicação, assinale a afirmativa INCORRETA.
Considerando o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, analise as afirmativas.
I - Todo anúncio deve espelhar, exclusivamente, a confiança da Agência de Publicidade e do Veículo de
Divulgação junto ao consumidor.
II - Toda publicidade deve ser exercida em acordo com os objetivos da economia, da educação e da
cultura nacionais.
III - Todo anúncio deve ser criado e produzido por profissionais habilitados, independente do
estabelecimento da Agência no país.
Está correto o que se afirma em
Os estudos originários do fenômeno da Indústria Cultural são atribuídos à teoria
Em relação ao planejamento da comunicação de uma organização pública – supondo uma assessoria de
comunicação com áreas bem definidas e afins – entre elas, a publicidade, assinale a alternativa que está em
DESACORDO com os objetivos e produtos publicitários.
A seleção dos veículos de comunicação que melhor se enquadram para a divulgação de uma propaganda
deve levar em consideração as características de cada mídia, além do público que se quer atingir. Nesse
sentido, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
Assinale a sequência correta.
No planejamento de ações de uma assessoria de comunicação, está a entrevista coletiva. A convocação da
imprensa para esse evento deve envolver alguns cuidados. Sobre o assunto, marque V para as afirmativas
verdadeiras e F para as falsas.
( ) A convocação da imprensa para coletivas deve ser feita com regularidade para que a organização
esteja constantemente estimulando a criação de fatos novos de interesse jornalístico.
( ) A coletiva pode ser a forma de viabilizar e organizar o atendimento a várias solicitações de diferentes
veículos para informações sobre o mesmo assunto.
( ) A convocação dos veículos de comunicação envolve cuidados, como o rigor no horário da entrevista,
levando-se em consideração demandas de dead line e informações preliminares sobre o tema da
entrevista repassadas pela assessoria antecipadamente.
( ) A abertura de uma entrevista coletiva deve ficar a cargo dos profissionais da imprensa com a
introdução de questões que estimulem a fonte a falar sobre o tema, prestando os esclarecimentos
necessários.
Assinale a sequência correta.
Considerando as possibilidades da comunicação pela internet, assinale a afirmativa INCORRETA.
Quanto a seus objetivos, o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária estabelece normas éticas
aplicáveis à publicidade e propaganda. Assinale a alternativa que apresenta atividade excluída dessa
regulamentação.
Os estudos teóricos sobre a Comunicação de Massa datam do início do século XX. As correntes de
pensamento se alinharam em torno de escolas que marcaram essas pesquisas nos principais centros ao redor
do mundo. Em relação às correntes de pensamento, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
Assinale a sequência correta.