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A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE), do Estado de Goiás, implementou um programa que visa auxiliar na manutenção dos atletas de alto rendimento na obtenção das condições para o desenvolvimento adequado do treinamento esportivo e a participação em competições. Trata-se do programa:

Leia o texto a seguir.

De acordo com Goellner (2005), a raiz dos problemas do

futebol praticado por mulheres no Brasil pode ser

localizada

João Batista Freire, no livro Pedagogia do futebol (2003),

ao refletir sobre os aspectos didático-pedagógicos no

ensino do esporte, apresenta alguns princípios que devem

orientar o trabalho do professor que pretende ensinar o

futebol. Quais são os princípios pedagógicos defendidos

pelo autor?

Leia o texto a seguir.

São exemplos de modalidades esportivas paralímpicas:

Leia o texto a seguir.

De acordo com Bracht (2003), as características básicas

assumidas pelo esporte moderno são:

Os núcleos do Programa Esporte e Lazer da Cidade são espaços de convivência social. As praças, as quadras, os salões paroquiais, os ginásios esportivos, os campos de futebol e os clubes sociais são exemplos de espaços destinados aos núcleos. Nesses, as diversas atividades acontecem tendo como princípio:

Com o objetivo de incentivar a prática da atividade física orientada e o convívio social da população goianiense, em diferentes regiões da cidade, a Prefeitura Municipal de Goiânia, por meio da Agência Municipal de Esporte, Lazer e Turismo (Agetul), desenvolve os seguintes programas:

Segundo Lino (2014), o Município de Goiânia desenvolveu, desde 1994, um programa iniciação esportiva cujo principal objetivo era democratizar o acesso de crianças e adolescentes em situação de risco social às práticas esportivas e de lazer no seu tempo livre. O programa, que leva o nome de um importante comentarista esportivo goiano que dedicou sua vida ao esporte, chama-se:

Leia o texto a seguir.

De acordo com a obra citada na seleção dos conteúdos em

um programa de jogos deve-se considerar:

Leia o texto a seguir

No jogo de handebol, as punições são individuais e

progressivas. Dentre as punições disciplinares previstas

pela regra, a advertência é simbolizada:

O Professor Elenor Kunz (2000, p. 126-127), ao propor a

“transformação didático-pedagógica do esporte", demonstrou

que o significado dos movimentos esportivos permanecem

e os sentidos, individual e coletivo (no caso de um

grupo de aula), podem se alterar. Essas alterações se processam,

segundo o autor, pela utilização de três categorias

que orientam o ensino crítico-emancipatório. São elas:

Valter Bracht, no livro Sociologia crítica do esporte (2003), reconhece o caráter multifacetário do fenômeno esportivo, porém apresenta diferenciação diversa daquela presente na legislação esportiva brasileira (desporto educacional, desporto de participação e desporto de rendimento). Qual é a classificação e a justificativa de Bracht para o seu conceito de esporte?

O Ministério do Esporte, por meio da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (SNELIS), reconhecendo a diversidade existente na sociedade brasileira, desenvolve projetos especiais no atendimento às demandas específicas da sociedade. Os projetos especiais desenvolvidos pela SNELIS são:

No Programa de Apoio ao Atleta de Rendimento, desenvolvido pelo Governo do Estado de Goiás e executado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE), o critério de seleção é a análise

Leia o texto a seguir. Para determinada perspectiva metodológica da Educação Física, a seleção e organização de conteúdos exige coerência com o objetivo de promover a leitura da realidade. Nesse sentido, deve-se analisar a origem do conteúdo e conhecer o que determinou a necessidade de seu ensino. Trata-se da proposta de tematização de uma aula de esporte com abordagem metodológica conhecida por:

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