A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE), do Estado de Goiás, implementou um programa que visa auxiliar na manutenção dos atletas de alto rendimento na obtenção das condições para o desenvolvimento adequado do treinamento esportivo e a participação em competições. Trata-se do programa:
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De acordo com Goellner (2005), a raiz dos problemas do
futebol praticado por mulheres no Brasil pode ser
localizada
João Batista Freire, no livro Pedagogia do futebol (2003),
ao refletir sobre os aspectos didático-pedagógicos no
ensino do esporte, apresenta alguns princípios que devem
orientar o trabalho do professor que pretende ensinar o
futebol. Quais são os princípios pedagógicos defendidos
pelo autor?
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São exemplos de modalidades esportivas paralímpicas:
Leia o texto a seguir.
De acordo com Bracht (2003), as características básicas
assumidas pelo esporte moderno são:
Os núcleos do Programa Esporte e Lazer da Cidade são espaços de convivência social. As praças, as quadras, os salões paroquiais, os ginásios esportivos, os campos de futebol e os clubes sociais são exemplos de espaços destinados aos núcleos. Nesses, as diversas atividades acontecem tendo como princípio:
Com o objetivo de incentivar a prática da atividade física orientada e o convívio social da população goianiense, em diferentes regiões da cidade, a Prefeitura Municipal de Goiânia, por meio da Agência Municipal de Esporte, Lazer e Turismo (Agetul), desenvolve os seguintes programas:
Segundo Lino (2014), o Município de Goiânia desenvolveu, desde 1994, um programa iniciação esportiva cujo principal objetivo era democratizar o acesso de crianças e adolescentes em situação de risco social às práticas esportivas e de lazer no seu tempo livre. O programa, que leva o nome de um importante comentarista esportivo goiano que dedicou sua vida ao esporte, chama-se:
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De acordo com a obra citada na seleção dos conteúdos em
um programa de jogos deve-se considerar:
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No jogo de handebol, as punições são individuais e
progressivas. Dentre as punições disciplinares previstas
pela regra, a advertência é simbolizada:
O Professor Elenor Kunz (2000, p. 126-127), ao propor a
“transformação didático-pedagógica do esporte", demonstrou
que o significado dos movimentos esportivos permanecem
e os sentidos, individual e coletivo (no caso de um
grupo de aula), podem se alterar. Essas alterações se processam,
segundo o autor, pela utilização de três categorias
que orientam o ensino crítico-emancipatório. São elas:
Valter Bracht, no livro Sociologia crítica do esporte (2003), reconhece o caráter multifacetário do fenômeno esportivo, porém apresenta diferenciação diversa daquela presente na legislação esportiva brasileira (desporto educacional, desporto de participação e desporto de rendimento). Qual é a classificação e a justificativa de Bracht para o seu conceito de esporte?
O Ministério do Esporte, por meio da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (SNELIS), reconhecendo a diversidade existente na sociedade brasileira, desenvolve projetos especiais no atendimento às demandas específicas da sociedade. Os projetos especiais desenvolvidos pela SNELIS são:
No Programa de Apoio ao Atleta de Rendimento, desenvolvido pelo Governo do Estado de Goiás e executado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE), o critério de seleção é a análise
Leia o texto a seguir. Para determinada perspectiva metodológica da Educação Física, a seleção e organização de conteúdos exige coerência com o objetivo de promover a leitura da realidade. Nesse sentido, deve-se analisar a origem do conteúdo e conhecer o que determinou a necessidade de seu ensino. Trata-se da proposta de tematização de uma aula de esporte com abordagem metodológica conhecida por: