A figura a seguir mostra um projeto para um pavilhão de salas de aula de uma escola. Com a previsão de construção de uma sala para vídeos, como a sala indicada por II, e outra para depósito, como a indicada por V, algumas salas perderam a forma normal retangular. A figura a seguir mostra a disposição das salas de I a VI, que serão acessadas por corredores.
Os segmentos AD, EH e IL são paralelos entre si; o lado DI é perpendicular a AD, a EH e a IL. Algumas medidas são: AD = 20 m; DE = 8 m; e EI = 4 m.
Os ângulos BCJ e CBK são iguais a 60°.
Tendo como referência a figura apresentada e as medidas fornecidas, julgue os itens que se seguem.
O projeto poderá ser executado de acordo com a figura se prever que a medida de BC seja igual a 10 m.
A figura a seguir mostra um projeto para um pavilhão de salas de aula de uma escola. Com a previsão de construção de uma sala para vídeos, como a sala indicada por II, e outra para depósito, como a indicada por V, algumas salas perderam a forma normal retangular. A figura a seguir mostra a disposição das salas de I a VI, que serão acessadas por corredores.
Os segmentos AD, EH e IL são paralelos entre si; o lado DI é perpendicular a AD, a EH e a IL. Algumas medidas são: AD = 20 m; DE = 8 m; e EI = 4 m.
Os ângulos BCJ e CBK são iguais a 60°.
Tendo como referência a figura apresentada e as medidas fornecidas, julgue os itens que se seguem.
O teorema de Tales permite concluir que CF = 2 × FJ, que BG = 2 × GK e que AH = 2 × HL.
A respeito de progressões aritméticas e geométricas, julgue os itens a seguir.
Considere-se que o piso de uma sala quadrada, medindo
8 m × 8 m, deva ser revestido na forma mostrada na
figura a seguir, na qual estão ilustrados os primeiros
4 passos do processo.
No primeiro passo, o quadrado é o piso da sala; o
segundo quadrado será construído com os vértices nos
pontos médios dos lados do primeiro quadrado e, assim,
sucessivamente. Nesse caso, no 9.º passo, o quadrado
medirá 50 cm × 50 cm.
A figura a seguir mostra um projeto para um pavilhão de salas de aula de uma escola. Com a previsão de construção de uma sala para vídeos, como a sala indicada por II, e outra para depósito, como a indicada por V, algumas salas perderam a forma normal retangular. A figura a seguir mostra a disposição das salas de I a VI, que serão acessadas por corredores.
Os segmentos AD, EH e IL são paralelos entre si; o lado DI é perpendicular a AD, a EH e a IL. Algumas medidas são: AD = 20 m; DE = 8 m; e EI = 4 m.
Os ângulos BCJ e CBK são iguais a 60°.
Tendo como referência a figura apresentada e as medidas fornecidas, julgue os itens que se seguem.
Se o conjunto representado pelo trapézio ADIL tiver
área de 360 m² , então o lado IL medirá mais
de 42 m.
A respeito de progressões aritméticas e geométricas, julgue os itens a seguir.
Considere-se que uma empresa de engenharia
construirá, a partir de abril do próximo ano, um edifício
de 15 andares e que, para facilitar a logística e prevendo
custos, tenha projetado que: o início da construção do
primeiro andar será em abril, a do segundo, em maio, e
assim sucessivamente, um andar será iniciado a cada
mês; o custo de construção de cada andar, a partir do
segundo, terá uma correção fixa de R$ 200.000,00 em
relação ao preço do andar anterior; e o custo de
construção do último andar será 8 vezes o custo de
construção do primeiro. Nessa situação, o preço de
construção do primeiro andar será inferior a
R$ 500.000,00 e o do último, superior a R$ 3.000.000,00.
Para concluir uma obra em x dias, a empreiteira de engenharia previu que a quantidade de operários necessária, y, poderia ser expressa por uma função da forma:
. A respeito dessa situação, julgue os itens subsequentes.
A função inversa de y = f(x) pode ser expressa por