No despontar do século XX, dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos pioneiros a respeito da Administração. Um era americano, Frederick Winslow Taylor, e iniciou a chamada Escola da Administração Científica, preocupada em aumentar a eficiência da indústria por meio da racionalização do trabalho do operário. O outro era europeu, Henri Fayol, e desenvolveu a chamada Teoria Clássica, preocupada em aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e da aplicação de princípios gerais da Administração em bases científicas. Muito embora ambos não tenham se comunicado e tenham partido de pontos de vista diferentes e mesmo opostos, o certo é que suas ideias constituem as bases da chamada Abordagem Clássica da Administração, cujos postulados dominaram as quatro primeiras décadas do século XX no panorama administrativo das organizações.
Sendo assim, as origens da Abordagem Clássica da Administração remontam às consequências geradas pela:
O Código de Ética dos Profissionais de Administração (CEPA), aprovado pela Resolução Normativa CFA 393, de 6 de dezembro de 2010, é o guia orientador e estimulador de novos comportamentos e está fundamentado em um conceito de ética direcionado para o desenvolvimento, servindo simultaneamente de estimulo e parâmetro para que o administrador amplie sua capacidade de pensar, visualize seu papel e torne sua ação mais eficaz diante da sociedade. Dos deveres especiais em relação à classe, são deveres do profissional de Administração:
Estão corretas somente as afirmativas:
Normalmente as organizações têm muitos problemas a resolver de uma única vez. No entanto, a limitação de tempo e de recursos materiais e humanos impõe a necessidade de priorizar os problemas existentes. Para auxiliar os gestores na tarefa de priorizar problemas, a Matriz GUT apresenta-se como uma ferramenta simples e eficiente. As letras "G", "U" e "T" representam as iniciais de:
Este instrumento é usado para configurar e estabelecer a estrutura formal de uma empresa ou de uma de suas partes em um determinado momento; é uma forma estática de configurar a empresa ou uma de suas partes. Trata-se do: