Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 19 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Na obra de Ana Mae Barbosa (org), “Inquietações e Mudanças no Ensino da Arte", Ivone Mendes Richter trabalha com o conceito de interdisciplinaridade, que, para ela, significa:

“Trata-se de uma enorme tela retangular que mostra D. Pedro I proclamando a independência do Brasil. Atrás deles estão seus acompanhantes: à direita e à frente do grupo principal, num grande semicírculo, estão os cavaleiros da comitiva; à esquerda, e em contraponto aos cavaleiros, está um longo carro de boi guiado por um homem do campo que olha a cena curioso. Movimento e imponência fazem do gesto de D. Pedro I, na concepção do pintor, um momento privilegiado da História do Brasil".

O excerto acima é de autoria de Graça Proença (História da Arte), que trata da obra “O Grito do Ipiranga", de Pedro Américo. De acordo com a autora, a obra em comento pertence ao estilo:

Como se sabe, o negro, o índio, o branco e os demais habitantes do Brasil-Colônia influenciaram na formação da música brasileira. Nesse contexto, pode-se afirmar o seguinte:

Qual o nome do importante artista nordestino que criou personagens de barro representando pessoas e fatos da realidade sertaneja pernambucana, e que é considerado um dos principais artistas dedicados à escultura?

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282