Na obra de Ana Mae Barbosa (org), “Inquietações e Mudanças no Ensino da Arte", Ivone Mendes Richter trabalha com o conceito de interdisciplinaridade, que, para ela, significa:
“Trata-se de uma enorme tela retangular que mostra D. Pedro I proclamando a independência do Brasil. Atrás deles estão seus acompanhantes: à direita e à frente do grupo principal, num grande semicírculo, estão os cavaleiros da comitiva; à esquerda, e em contraponto aos cavaleiros, está um longo carro de boi guiado por um homem do campo que olha a cena curioso. Movimento e imponência fazem do gesto de D. Pedro I, na concepção do pintor, um momento privilegiado da História do Brasil".
O excerto acima é de autoria de Graça Proença (História da Arte), que trata da obra “O Grito do Ipiranga", de Pedro Américo. De acordo com a autora, a obra em comento pertence ao estilo:
Como se sabe, o negro, o índio, o branco e os demais habitantes do Brasil-Colônia influenciaram na formação da música brasileira. Nesse contexto, pode-se afirmar o seguinte:
Qual o nome do importante artista nordestino que criou personagens de barro representando pessoas e fatos da realidade sertaneja pernambucana, e que é considerado um dos principais artistas dedicados à escultura?