Ao abordar o dever moral, Piaget investigou as concepções morais infantis em relação ao dever em três situações distintas:
De acordo com a Declaração de Salamanca, o direito de cada
criança à educação é proclamado na Declaração Universal de
Direitos Humanos, e foi fortemente reconfirmado pela
Declaração Mundial sobre Educação para Todos. Quanto à
pessoa portadora de deficiência, pode-se afirmar que:
I Ela deve ter um representante legal para expressar os
seus desejos.
II Os pais possuem o direito inerente de serem consultados
sobre a forma de educação mais apropriada às
necessidades, circunstâncias e aspirações de suas
crianças.
III A escola deve seguir a conduta sugerida pelos
especialistas da educação, independentemente dos pais
aceitarem.
IV A escola deve acomodar a criança independentemente
de suas condições físicas, intelectuais, sociais,
emocionais, linguísticas ou outras.
Está CORRETO apenas o que se afirma em:
Segundo Freud, o __________ é a parte do aparelho psíquico
que corresponde aos impulsos do ser humano, mais
especificamente a libido. Já o ___________ corresponde à
área moral da mente, que inibe qualquer impulso contrário às
regras. Com isso, cabe ao ___________ fazer o papel de
mediador entre o impulso e a moral, o que lhe concede o
papel de gestor da razão.
Assinale a alternativa que apresenta os termos que
preenchem, correta e respectivamente, as lacunas acima.
Assinale a alternativa que explicita o objetivo do Projeto Político Pedagógico.
Uma situação de aprendizagem não ocorre ao acaso e é engendrada por um dispositivo que coloca os alunos diante de uma tarefa a ser realizada, um projeto a fazer, um problema a resolver. Considerando a concepção de Educação proposta por Perrenoud, é CORRETO considerar:
Segundo Jean Piaget, há um determinado estágio em que a criança começa a socializar suas ações, além de ocorrer a gênese do pensamento em que a criança passa a se apropriar do seu meio e utilizá-lo para estabelecer uma relação com ele. Assinale a alternativa que identifica o estágio em questão.
De acordo com Fernando Hernández, os problemas para aprender e pensar não são considerados como produtos de certas aptidões e de inescrutáveis processos cognitivos, e sim como complexas interações entre:
De acordo com o conceito de cognição distribuída (Salomon, 1993), vemos que o conhecimento não é possuído simplesmente pelo indivíduo, visto que existe
“Enquanto na escola _____________ o aluno é um ser
passivo na educação, onde cabe-lhe somente o papel de
absorver conteúdo como se fosse uma ‘esponja’, na escola
____________, o aluno é o centro das atenções, cabendo-lhe
esse protagonismo com o envolvimento nas atividades de
forma crítica, valorizando a sua participação.”
As palavras que completam, correta e respectivamente, as
lacunas acima são:
Fenômenos psíquicos e comportamentais, inclusive aqueles
que são aparentemente irracionais, fortuitos e sem
importância, são passíveis de explicação e compreensão.
Tudo tem uma razão de ser, tem um significado, “nada
acontece por acaso”.
Assinale a alternativa que apresenta a denominação utilizada
por Freud para se referir a esses fenômenos:
Fernando Hernández, afirma que o __________________
pouco ou nada diz sobre os intercâmbios simbólicos que se
representam na sala de aula, sobre as construções sociais
que o ensino intermedeia, sobre os valores que o professor
promove ou exclui, sobre a construção de identidades que
favorece, sobre as relações de poder que a organização
escolar veicula, sobre o papel dos afetos no (des)aprender.
Assinale a alternativa que completa o trecho acima
corretamente.
De acordo com Phillipe Perrenoud, todos os membros de um grupo são coletivamente responsáveis por seu funcionamento: o respeito aos horários e à pauta do dia, a preocupação em chegar a decisões claras, a lembrança das opções feitas, a divisão das tarefas, o planejamento dos próximos encontros, a avaliação e a regulação do funcionamento, o que significa que cada um exerce permanentemente uma parte da função de comando e de condução. Isso supõe, ao mesmo tempo, os expostos a seguir, EXCETO:
A pluralidade cultural é fundamental para a vivência plena da cidadania. Muitos são os objetivos que se pretendem alcançar quando se discute essa temática. Assinale a alternativa que contém um objetivo que NÃO corresponde ao entendimento correto do conceito de pluralidade.
Para Wallon a emoção esculpe o corpo, imprime-lhe forma e consistência. Por isso, Wallon a chamou de atividade:
Em acordo com a Convenção ONU Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2007), assinale o conceito correto sobre pessoa com deficiência.