Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, essa modalidade tem sido considerada como instância em que o Brasil procura saldar uma dívida social que tem para com o cidadão que não estudou na idade própria. Destina-se, portanto, aos que se situam na faixa etária superior à considerada própria, no nível de conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, trata-se:
Dentre as diversas tendências pedagógicas que visaram organizar a educação escolar ao longo da história, a Pedagogia Nova, sustentando fortes críticas à pedagogia tradicional, mantinha a crença no poder da escola e em sua função de equalização social (SAVIANI, 1981). Sobre as características que apresenta esta tendência pedagógica, esboçada no final do séc. XIX e fortalecida na primeira metade do séc. XX, analise os itens a seguir:
A única alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas é:
Libâneo (1994) classifica as tendências pedagógicas, para fins didáticos de estudo, em Pedagogia Liberal – subdividida em tradicional, renovada progressivista, renovada não-diretiva e tecnicista – e Pedagogia Progressista – subdividida em libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos. Considerando as características dessas tendências, analise os itens a seguir:
A única alternativa que apresenta todas as afirmativas CORRETAS é:
Ao elaborar um projeto político pedagógico, é preciso não esquecer os seus princípios norteadores. NÃO fazem parte desses princípios:
Nos últimos anos, diversas pesquisas têm sido dedicadas à história da Didática no Brasil, suas relações com as tendências pedagógicas e a
investigação do seu campo de conhecimento (LIBÂNEO, 2013). Em cada tendência observamos diferenças entre o papel da Didática e
consequentemente, as concepções de ensino, professor, aluno, avaliação, dentre outros aspectos. Sobre essa temática, analise os itens abaixo:
A alternativa que responde adequadamente é:
A professora Ana Maria entende que sua função junto aos alunos é apenas a de uma auxiliadora no processo, uma facilitadora da aprendizagem. Portanto, mantém com a turma uma relação horizontalizada, pois o aluno é o centro do processo. Seus métodos mais recorrentes são a solução de problema, a descoberta e o aprender fazendo, mediante vivências, pesquisas e projetos. Pode-se afirmar que a professora em questão segue a tendência liberal:
Para financiar a política de educação, em sua abrangência, missão e princípios, o Estado instituiu a estrutura e as fontes de financiamento no artigo 212 da CF/1988, vinculando recursos para a educação e garantindo percentuais mínimos da receita resultantes de impostos à manutenção e desenvolvimento do ensino (MDE). Os recursos públicos destinados à educação têm origem em, exceto:
Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão implantar Planos de Carreira e remuneração dos profissionais da educação básica, de modo a assegurar, exceto:
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, a escola de qualidade social adota como centralidade o estudante e a aprendizagem, o que pressupõe atendimento aos seguintes requisitos:
Podemos afirmar que:
Com base na Lei que Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB, julgue os itens que se seguem:
É correto afirmar que: